Zyklon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Zyklon
Metalmania 2007 - Zyklon 10.jpg
A banda em concerto durante o Metalmania, 2007
Informação geral
País  Noruega
Gênero(s) Industrial death/black metal
Período em atividade 1998 - 2010
Gravadora(s) Candlelight Records
Integrantes Odd "Secthdamon" Tony
Thomas "Samoth" Haugen
Thor Anders "Destructhor" Myhren
Kai Johnny "Trym Torson" Mosaker
Ex-integrantes Daemon
Cosmocrator

Zyklon foi uma banda de black/death metal da Noruega formada em 1998 por Samoth, Trym e Destructhor, membros das bandas Emperor e Myrkskog. Anteriormente houve uma banda chamada Zyklon-B nos anos 1990, mas que não tem qualquer relação com o Zyklon, apesar de Samoth ter participado dos dois grupos. A origem do nome, segundo Samoth, vem da palavra "ciclone", diferentemente do Zyklon-B, que se referia a um gás letal. As letras das músicas são feitas pelo ex-baterista do Emperor, Faust.

Na formação original, constavam Daemon nos vocais e Cosmocrator no baixo, que deram lugar a Secthdamon anos depois. O primeiro álbum foi lançado em 2001, chamado World ov Worms. A sonoridade é uma evolução da música feita pelo Emperor, com riffs rápidos e com os vocais de Daemon. Após esse CD, a formação da banda mudou, com a entrada de Secthdamon no vocal e baixo. Aeon, o segundo álbum, foi lançado em 2003, dando mais destaque para a banda na mídia, devido a uma produção melhor e o lançamento de dois clipes, "Core Solution" e "Psyklon Aeon". Em 2006, a banda lança o terceiro álbum, Disintegrate, que recebeu ótimas críticas.

Em Outubro de 2007 a banda entrou num período de pausa, e em 7 de Janeiro de 2010, através de seu site oficial, anunciou o final de suas atividades após três álbuns e mais de 10 anos de carreira.[1] Com o fim, a gravadora Candlelight Records anunciou o lançamento de um box chamado "The Storm Manifesto" contendo os três álbuns e vários materiais extras. Mesmo com o fim do Zyklon todos os integrantes continuam na ativa: Samoth lançou um álbum com sua nova banda The Wretched End; Destructhor passou pelo Morbid Angel, e, juntamente com Secthdamon, seguem carreira com o Myrkskog. Trym trabalha atualmente como tatuador, mas não descarta a volta em algum projeto.[2]

O último show da banda ocorreu no Japão no dia 28 de Setembro de 2007.[3]

Membros[editar | editar código-fonte]

Ex-membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Outros lançamentos[editar | editar código-fonte]

  • Zyklon e Red Harvest - split CD 2003
  • The Storm Manifesto (coletânea) (CD, 2010)

DVD[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências