Adrenarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A adrenarca é um dos estádios pré-puberdade no qual se dá o aumento de produção de hormonas sexuais, fundamentalmente andrógenos e estrógenos, pelas glândulas suprarrenais[1] e que tem lugar nos humanos por volta dos 8 anos, fazendo parte do processo normal do desenvolvimento humano. Esta secreção hormonal aumenta de forma progressiva com a passagem do tempo e causa cerca de dois anos depois o surgimento do odor axilar, de pelos principalmente nas pernas, braços e zona genital (pubarca) e aumento de atividade das glândulas sebáceas do rosto, o que pode originar acne.

A adrenarca é resultante do desenvolvimento de uma nova zona do córtex adrenal, a zona reticularis[2] e relaciona-se com a puberdade, mas a sua maturação e função são diferentes do caso da maturação do hipotálamo, glândula pituitária e dos órgãos sexuais.

A adrenarca é um fenómeno anterior à gonadarca que consiste no aumento da produção de hormonas sexuais do testículo nos meninos e do ovário nas meninas, e que ocorre de forma natural posteriormente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. endocrinopediatria.com.br. «puberdade» 
  2. Parker, LN (1991). «Adrenarche». Endocrinology and metabolism clinics of North America. 20 (1): 71–83. PMID 2029889