Banjo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Banjo
Banjo
Um banjo
Informações
Classificação Alaúde
Classificação Hornbostel-Sachs Cordofone
Instrumentos relacionados
Violão
Guitarra
Ukulele

Um banjo é um instrumento de corda da família do alaúde, de corpo circular, com uma abertura fechada circular na parte superior. Consta de uma armação circular, atualmente produzida em PVC, sobre o qual se retesa uma pele (antigamente pregada, hoje presa por um mecanismo de cola sintética), um braço longo e fino, com trastes e cordas metálicas ou de tripa retorcida.

Baseado em vários instrumentos africanos, foi desenvolvido no México pelos escravos e adotado por grupos de músicos, no século XIX. É muito usado na música folk estadunidense e pelos grupos de bluegrass.

Banjo brasileiro[editar | editar código-fonte]

O Banjo brasileiro[1] tem 4 cordas, e foi popularizado nas rodas de samba do Brasil em meados da década de 1970, quando o cantor, compositor e músico Almir Guineto adotou a ideia de seu parceiro musical, Mussum, de adaptar o corpo do instrumento ao braço do cavaquinho. Assim, percebeu que, além da qualidade do som, a armação reforçada do banjo reduzia o risco de rompimento de cordas. O banjo passou a ser utilizado com o mesmo número de cordas do cavaquinho, porém com uma afinação mais grave e com a peculiaridade da batida diferenciada.[2] Hoje em dia o Banjo no samba é muito bem tocado por grandes músicos e professores, exemplo é o Luciano Lamar, que faz a grande diferença com sua mão direita e a famosa jogada da munheca. Vale destacar em seu grande acervo de participações, a participação especial com o cantor Solano, o sucesso foi tanto que após atravessar a introdução da música, o vídeo ganhou destaque no "Pagodeiro".[parcial?]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Conservatório Souza Lima As Características do Banjo Brasileiro
  2. "Ótimo livro lembra que 'trapalhão' Mussum foi também original no samba" (resenha do livro Mussum forévis - Samba, mé e Trapalhões, de Juliano Barreto). Notas Musicais, 7 de setembro de 2014.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Banjo
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Banjo
Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.