Baruque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Baruc)
Estátua de Baruque em pedra-sabão, por Aleijadinho, em Congonhas, Minas Gerais, século XVIII

Baruque bem Neriá (em hebraico: ברוך בן נריה; romaniz.:Bārūḵ ben Nêrîyāh) ou Baruque, filho de Nerias, foi um funcionário babilônico e profeta bíblico que foi um homem erudito, de família nobre, alto funcionário da administração babilônica na Judeia,[1] que trabalhou como secretário de Jeremias durante o Exílio do Povo Israelita em Babilônia.

É também o nome de um dos 7 livros deuterocanônicos (segundo a tradição da Igreja Católica e da Igrejas Ortodoxas)) ou apócrifos (segundo a tradição do protestantismo) do Antigo Testamento da Bíblia, cuja autoria é atribuída ao mesmo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Nerias, irmão de Seraías, amigo e secretário do profeta Jeremias (Jr 36,4 ss). Era homem erudito, de nobre família (Jr 51,59 ss), tendo servido fielmente ao profeta.[2] Pelas instruções de Jeremias, escreveu Baruque as profecias daquele profeta, comunicando-as aos príncipes e governadores. E um destes foi acusar de traição o escrevente e o profeta Jeremias, mostrando ao rei, como prova das suas afirmações, os escritos, de que tinham conseguido lançar mão. Quando o rei leu os documentos, foi grande o seu furor. Mandou que fossem presos os dois, mas eles escaparam. Depois da conquista de Jerusalém pelos babilônios (586 a.C.), foi Jeremias bem tratado pelo rei Nabucodonosor II - e Baruque foi acusado de exercer influência sobre Jeremias a fim de não fugirem para o Egito (Jr 43,3). Mas, por fim, foram ambos compelidos a ir para ali com a parte remanescente de Judá (Jr 43,6). Durante o seu encarceramento deu Jeremias a Baruque o título de propriedade daquela herdade que tinha sido comprada a Hanameel (Jr 32,8-12).

Referências

  1. Tradução Ecumênica da Bíblia, Ed. Loyola, São Paulo, 1994, p 710
  2. Holman Bible Editorial Staff, Holman Concise Bible Dictionary, B&H Publishing Group, USA, 2011, p. 65

Ligações externas[editar | editar código-fonte]