Espantalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Espantalho ou O Espantalho, veja O Espantalho.
Espantalhos numa plantação de arroz no Japão

Espantalho é um boneco, feito de roupas velhas e chapéu, podendo ou não ser recheado com trapos, palha, estopa ou outros materiais. São colocados em meio a hortas ou plantações com o objetivo de espantar aves[1], simulando a presença do ser humano.

O uso do espantalho como meio de afugentar aves é relativamente antigo, e está presente em diversas culturas. Tem, contudo, o inconveniente de perder sua eficácia, dada a possibilidade de as aves terminam por habituarem-se com eles[2] ― sendo melhormente substituídos por equipamentos como, por exemplo, um dispositivo que simula o estampido de arma de fogo, através de um sistema de ar comprimido.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Espantalho evita que ataque de aves cause prejuízo na lavoura em MG». Globo Rural. 30 de março de 2012. Consultado em 2 de junho de 2016 
  2. «Outros métodos de proteção - Espantalhos». Cão de Gado. C. 2007. Consultado em 2 de junho de 2016. Arquivado do original em 6 de agosto de 2016 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.