Armazenamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estocagem)
 Nota: Para o conceito da Logística de transportes, veja Armazenagem.

De forma geral, armazenamento é o ato ou efeito de armazenar[1], guardar, juntar qualquer coisa em algum lugar de forma que seja possível resgatá-la, consultá-la, usá-la ou consumi-la posteriormente. Pode-se armazenar diversos produtos, desde sólidos, líquidos ou gases. O armazenamento de sementes e materiais de propagação necessitam de condições especiais de estocagem.

Na informática[editar | editar código-fonte]

O armazenamento na informática refere-se ao ato de guardar dados em dispositivos físicos, como discos rígidos e dispositivos de estado sólido (SSDs). Esses dispositivos podem ser internos nos computadores ou externos, como pendrives e discos externos. Além disso, o armazenamento em servidores em nuvem permite a disponibilidade remota e acessibilidade via internet. Essa tecnologia é fundamental para manter programas, documentos e mídias armazenados de forma segura e acessível aos usuários, acompanhando o crescente volume de informações geradas e consumidas.

Nos seres vivos[editar | editar código-fonte]

Na psicologia, chamamos de armazenamento a capacidade que os seres vivos têm de guardar ou arquivar de forma organizada conhecimento ou informação que foi adquirida.

Para que se tenha o armazenamento, é necessário que a aquisição tenha ocorrido de forma correta e completa para que só assim possa ser colocada na memória.

Referências

  1. armazenamento in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-01 20:37:30]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/armazenamento
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete armazenamento.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.