Evangelista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre os autores dos Evangelhos. Para divulgação dos Evangelhos por pessoas que possam se identificar como evangelistas, veja Evangelização. Para divulgação pública do conteúdo da Bíblia, incluindo os Evangelhos, veja pregação.
Jacob Jordaens, Os quatro evangelistas, 1625-1630
As quatro criaturas aladas que simbolizam os Quatro Evangelistas — homem (Mateus), leão (Marcos), touro (Lucas) e águia (João) - ao redor do Cristo em Glória no tímpano românico da Igreja de São Trófimo em Arles

Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são:

Eles são chamados de evangelistas, uma palavra que significa "aquele que proclama boas notícias", porque seus livros contam a "boa nova" ("evangelho") de Jesus.[1] Além de seu uso em Efésios[2], o termo é também aplicado a Filipe[3] e a Timóteo, como uma exortação[4].

Eles escreveram os quatro Evangelhos considerados canónicos pela maioria das confissões cristãs.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como os evangelhos sinópticos porque eles incluem muitas histórias idênticas, frequentemente na mesma sequência. A convenção tradicionalmente mantida é que os autores foram dois dos doze apóstolos de Jesus, João e Mateus, e dois "homens apostólicos", Marcos e Lucas:

  • Mateus — um antigo coletor de impostos que foi chamado por Jesus para ser um dos doze apóstolos. É representado por um homem na arte.
  • Marcos — um seguidor de Pedro e assim um "homem apostólico". É representado por um leão.
  • Lucas — um médico que escreveu o que é agora o livro de Lucas para um amigo Teófilo. Também acredita-se que tenha escrito o livro dos Atos (ou Atos dos Apóstolos) e que era um amigo próximo de Paulo de Tarso. É representado por um touro.
  • João — um discípulo de Jesus e possivelmente o mais jovem dos doze apóstolos. É representado por uma águia.

Referências

  1. "Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus." Marcos 1:1
  2. Efésios 4:11
  3. Atos 21:8
  4. "[…] fazei o trabalho de um evangelista […]" II Timóteo 4:5
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Evangelistas
Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.