Formidable (1795)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Formidable)
Formidable
Formidable (1795)
   Bandeira da marinha que serviu
Construção Estaleiro de Toulon
Batimento de quilha 1794
Lançamento 1795
Características gerais
Tipo de navio Navio de duas cobertas com 80 canhões
Comprimento 59.28 m
Tripulação 690

O Formidable foi um navio de linha pertencente à Marinha francesa, da classe Tonnant, com 80 canhões (segunda categoria). Foi lançado ao mar na cidade de Toulon, em 1795. Batizado originalmente "Figuires", recebeu o nome definitivo algum tempo depois, no mesmo ano.

O Formidable tomou parte nas batalhas de Algeciras, Cabo Finisterra e Trafalgar, entre outras. Foi capturado pela Marinha britânica na Batalha do Cabo Ortegal e incorporado a seu serviço, rebatizado de "HMS Brave". O navio foi desmontado em 1816.

Serviço francês[editar | editar código-fonte]

Em 6 de julho de 1801, o Formidable tomou parte da Batalha de Algeciras. Era então comandado pelo Capitão Landais Lalonde, morto em ação naquela batalha. Sucedeu-o no comando o Capitão de Fragata Amable Troude, até então imediato do Dessaix.

Em 13 de julho de 1801, navegando isolado do restante da frota francesa, o Formidable foi perseguido pela fragata HMS Thames e pelos navios de linha HMS Venerable (74), HMS Cesar (80) e HMS Superb (74). Alcançado pelo Venerable, logo infligiu-lhes graves danos, deixando-o desmastrado e sob risco de afundar. Com o restante do esquadrão britânico dedicado ao socorro do Venerable, o Formidable fugiu até Cádiz, onde foi aclamado pela população local. O Capitão Troude foi promovido a Capitaine de Vaisseau (posto equivalente ao de Capitão-de-Mar-e-Guerra) e aclamado por Napoleão Bonaparte como o Horatio Nelson francês.

Nos anos de 1802 e 1803, o navio esteve destacado em Toulon, sob o comando do Almirante Latouche Tréville.

Singrou novamente os mares a 17 de janeiro de 1805, numa frota comandada pelo Almirante Villeneuve, composta por outros dez navios de linha e oito fragatas. A 20 de janeiro, a frota tomou o rumo da Martinica, onde chegou a 13 de maio, tendo capturado Diamond Rock aos britânicos. No entanto, Villeneuve acabou por regressar à Europa sem tomar conhecimento da chegada de Nelson às Índias Ocidentais.

A 22 de junho de 1805, no regresso à Europa, a frota foi interceptada por uma frota britânica sob o comando de Robert Calder. Seguiu-se a Batalha do Cabo Finisterra, na qual foram capturados dois navios espanhóis. Desvencilhando-se dos britânicos, graças a um espesso nevoeiro, a frota franco-espanhola ancorou em Cádiz para repouso e reequipagem. Questionado em suas funções, e sob pressão para obter uma vitória decisiva frente aos britânicos, Villeneuve afinal deixou Cádiz e encontrou a frota britânica perto do Cabo Trafalgar.

O Formidable era então a nau-capitânia da vanguarda da frota, sob o comando do Contra-Almirante Pierre Dumanoir le Pelley. Também integravam a referida vanguarda as embarcações Scipion, Duguay-Trouin, Mont-Blanc, Intrépide e Neptune. A vanguarda foi mantida como reserva, juntando-se afinal à batalha por volta das 16h. Não teve ocasião, no entanto, senão de aproximar-se e disparar poucos tiros.

A 4 de novembro de 1805, deu-se a Batalha do Cabo Ortegal. Na oportunidade, o Almirante Sir Richard Strachan, à frente dos navios Cesar, Hero, Courageux, Namur e mais quatro fragatas, derrotou e capturou o restante da frota francesa. Capturado, o Formidable foi comissionado pela Marinha Real Britânica sob o nome de HMS Brave.

Destino[editar | editar código-fonte]

Após a incorporação à Marinha Real Britânica, o HMS Brave esteve em ação até ser desmobilizado e desmontado em 1816.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]