Garçom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: se procura a música de Reginaldo Rossi, veja Garçom (canção).
Uma garçonnete a anotar um pedido num restaurante dos Estados Unidos.
uma empregada de mesa num restaurante chinês em Macau

Empregado de mesa, garçon (português europeu) ou garçom (português brasileiro) (do francês garçon, "rapaz") é um profissional da área de restauração, que trabalha em restaurantes ou bares servindo comida e bebida aos clientes. Em alguns países, o seu salário provém maioritariamente de gorjetas.

O seu nome é também utilizado para descrever um corte de cabelo usado por mulheres nos anos 20 do século XX. O "corte à garçon", "à lá garçonne" ou ainda "à garçonne" era caracterizado por ser usado liso, bastante curto, pelas orelhas, semelhante ao de um garçon ("rapaz" em francês), podendo ou não ter franja. O termo ganhou força com o romance francês "La Garçonne", de Victor Margueritte, e ficou conhecido por assinalar a emancipação da causa feminista e sufragista, sendo rapidamente celebrado pelo cinema e o mundo da moda. Coco Chanel e Louise Brooks foram algumas das celebridades a utilizar este estilo de cabelo.

Em termos de gíria ou calão de futebol, no Brasil, "garçom" é também o nome dado ao jogador que dá o passe para a finalização das jogadas.

Gorjeta[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Gorjeta

Nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Brasil e muitos outros países do Ocidente e do Oriente Médio, é habitual que os clientes paguem uma gratificação para um servidor após uma refeição. 15% é considerado normal nos Estados Unidos, com um pequeno aumento para 30% no Canadá e na Áustria, dependendo do nível de qualidade do serviço.

No Brasil, é comum os clientes oferecerem 10% aos profissionais desta área. Em algumas situações, a taxa de serviço, também chamada de gratificação, é incluída prévia e obrigatoriamente na conta do restaurante. Essas taxas de serviço são geralmente em torno dos 18%, sendo ainda dada uma taxa voluntária adicional por vezes.

Em Portugal, não existe qualquer obrigatoriedade de o cliente dar gorjeta, nem é espectável, para o empregado de mesa, recebê-la. Na restauração de gama média alta, é no entanto considerado adequado deixar gratificação de acordo com a qualidade do atendimento prestado. O serviço não é cobrado percentualmente em função da conta.

Em contrapartida, os clientes e servidores da área no Japão recusam-se a dar e receber gratificações, pois culturalmente é considerado algo inapropriado e até ofensivo.

Algumas pessoas acreditam que a taxa imposta por alguns restaurantes é uma forma de transferir a responsabilidade de pagar os salários dos servidores aos clientes.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.