Grenoble

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grenoble
  Comuna francesa França  
Grenoble e o rio Isère.
Grenoble e o rio Isère.
Grenoble e o rio Isère.
Símbolos
Bandeira de Grenoble
Bandeira
Brasão de armas de Grenoble
Brasão de armas
Gentílico Grenoblois
Localização
Grenoble está localizado em: França
Grenoble
Localização de Grenoble na França
Coordenadas 45° 11' 16" N 5° 43' 37" E
País  França
Região Auvérnia-Ródano-Alpes
Departamento Isère
Administração
Prefeito Èric Piolle
Características geográficas
Área total 18,13 km²
População total (2018) [1] 159 855 hab.
Densidade 8 817,2 hab./km²
Altitude 212 m
Código Postal 38000, 38100
Código INSEE 38185
Sítio www.grenoble.fr/

Grenoble, ou nas suas formas portuguesas Grenobla ou Granobra,[2] é uma comuna francesa e capital do departamento de Isère, na região do Auvérnia-Ródano-Alpes. Segundo os dados do censo do Instituto Nacional da Estatística e Estudos Econômicos de 2010, tem cerca de 155 mil habitantes. Cidade universitária, localiza-se no sopé dos Alpes e é a segunda maior metrópole, após Lyon, da região do Ródano-Alpes. Foi fundada em 43 a.C. pelos romanos com o nome Cularo.[3] Realizaram-se aqui os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968.

Terra natal do escritor Henry Beyle (Stendhal) tendo sido também morada de ilustres como Jean-Jacques Rousseau e Jean-Luc Godard. Um dos maiores centros universitários da França com aproximadamente 60 000 estudantes conta com quatro grandes universidades:

A cidade também abriga um campus da École nationale de l'aviation civile e de Grenoble École de management.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Geografia[editar | editar código-fonte]

A sua altitude média no Centreville é de 214 m, e é considerada a cidade mais plana de França. Dois rios a atravessam, l'Isére e o Drac.

Grenoble é rodeada de serras famosas por suas estações de esqui, como a Chartreuse, a Chamrousse, o Vercors e outras apelidadas de "Grenoble et sa couronne".

A capital do Delfinado pode ser vista do alto de seu castelo (la Bastille) e de seus fortificações que domina a cidade a 260 m de altura. La Bastille é acessível todo o ano por seu famoso teleférico.

Geminação[editar | editar código-fonte]

Grenoble é geminada com:

Cultura[editar | editar código-fonte]

O Museu de Grenoble é um dos mais famosos da França.

Grenoble recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, entre 6 e 18 de fevereiro.[5] A cidade é famosa por muitos resorts de esqui nas proximidades, situados nas montanhas circundantes. O Stade Lesdiguières está localizado em Grenoble e tem sido o palco para os jogos internacionais da Liga de rugby e da Rugby union.

Na cidade nasceu o eminente filósofo e precursor da psicologia moderna Étienne Bonnot de Condillac, que foi membro da Academia Francesa e amigo de Diderot e Rousseau.[6][7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  3. Alston, Richard (2015). Rome's Revolution: Death of the Republic and Birth of the Empire. Oxford: Oxford University Press. p. 111. ISBN 0199739765 
  4. Annuaire des Villes Jumelées > Pays : _ > Région : RHONE-ALPES > Collectivité : ISERE, no site da AFCCRE, acessado em 15 de novembro de 2014.
  5. Mallon, Bill; Heijmans, Jeroen (2011). Historical Dictionary of the Olympic Movement 3ª ed. Lanham, MD: Scarecrow Press. ISBN 0810875225 
  6. «Étienne Bonnot de Condillac | French philosopher» (em inglês) 
  7. «Condillac» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Grenoble