Gênero fotográfico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gêneros fotográficos)
Uma imagem do gênero fotografia de natureza

Um gênero (português brasileiro) ou género (português europeu) fotográfico é uma categoria convencional que permite classificar diferentes trabalhos fotográficos com base em alguns temas ou características recorrentes.[1][2]

Cada gênero fotográfico tem suas peculiaridades, conforme o gênero varia, as técnicas adotadas pelo fotógrafo que realiza a fotografia também variam, ao mesmo tempo que variam os equipamentos e materiais que o fotógrafo adota e que melhor se adaptam ao gênero. Os próprios fotógrafos profissionais tendem a se especializar em um único gênero ou subgênero.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: História da fotografia

A fotografia foi-se estabelecendo ao longo do tempo, primeiro como um procedimento para retratar a paisagem e a arquitetura, depois como uma ferramenta para retratar a burguesia e o povo. Com o tempo, os fotógrafos diferenciaram seus interesses, desenvolvendo uma tendência natural para se especializar em determinados assuntos e técnicas. A crescente difusão do meio fotográfico conduziu ao desenvolvimento da sensibilidade estética e à investigação artística do novo instrumento, permitindo o seu acesso em exposições e museus. Também desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do jornalismo e da reportagem, além do aprimoramento da tecnologia contribuiu para sua extensão também na captura de imagens do espaço e do micromundo.

A evolução das técnicas e dos materiais, juntamente com a experimentação contínua dos fotógrafos profissionais, têm sido a base para a definição dos vários géneros fotográficos.

Classificação dos gêneros[editar | editar código-fonte]

Subgêneros[editar | editar código-fonte]

Os principais gêneros fotográficos, por sua vez, podem ter subgêneros de especialização. Por exemplo, o subgênero especializado em fotografia de alimentos pertence ao gênero Still Life.

Referências

  1. «Generi Fotografici». www.fotografareindigitale.com. Consultado em 5 de março de 2021 
  2. Munari, Vitor. «26 Tipos de fotografia: qual nicho é ideal para você?». fotografiaprofissional.org. Consultado em 5 de março de 2021 [ligação inativa] 
  3. «O que é Fotojornalismo». Canon College. Consultado em 5 de março de 2021 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Gêneros fotográficos