Mulhouse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mulhouse
  Comuna francesa França  
Bollwerk — Restos dos muros da cidade
Bollwerk — Restos dos muros da cidade
Bollwerk — Restos dos muros da cidade
Símbolos
Bandeira de Mulhouse
Bandeira
Brasão de armas de Mulhouse
Brasão de armas
Gentílico Mulhousiano
Localização
Mulhouse está localizado em: França
Mulhouse
Localização de Mulhouse na França
Coordenadas 47° 44' 57" N 7° 20' 24" E
País  França
Região Grande Leste
Departamento Alto Reno
Características geográficas
Área total 22,18 km²
População total (2018) [1] 110 174 hab.
Densidade 4 967,3 hab./km²
Altitude 240 m
Código Postal 68100 / 68200
Código INSEE 68224
Sítio http://www.mulhouse.fr

Mulhouse (Mulhouse em francês, Mülhausen em alemão, pronúncia em alsaciano Milhüsa) é a maior comuna do departamento (département) francês do Haut-Rhin e a segunda da região Grande Leste, depois de Estrasburgo. É atravessada por dois rios, o Doller e o Ill, afluentes do rio Reno. Mulhouse situa-se a aproximadamente 30 km ao norte de Basileia, na Suíça, a 15 km da fronteira franco-alemã e a 120 km ao sul de Estrasburgo.

História[editar | editar código-fonte]

Fachadas da prace da Reunião
Templo Saint-Etienne

O nome da cidade tem origem no alemão Mühlhausen (moinhos), pois as primeiras instalações sedentárias foram moinhos construídos à beira dos dois rios que banham a cidade. O símbolo da cidade é, naturalmente, uma roda de moinho.

Os primeiros traços escritos datam do século XII. Ela foi membro da Decápole, associação de cidades livres de Grande Leste, aliadas à Confederação Suíça. Mulhouse foi uma república germânica independente até sua reunião à França, em 4 de janeiro de 1798.

Por causa dessa união tardia com a França, e também porque a cidade não tinha grande importância na época, seu papel administrativo permaneceu limitado. Assim, Colmar, hoje com muito menos habitantes, ainda é a capital do departamento.

O desenvolvimento de Mulhouse foi estimulado pela expansão da indústria têxtil, depois pelas indústrias químicas e indústrias mecânicas a partir do meio do século XVIII. Mulhouse mantém nessa época relações privilegiadas com a Luisiana, de onde importa o algodão, assim como com o Oriente. Isso explica por que seu centro histórico é pequeno se comparado ao resto da cidade.

Mulhouse é constituída principalmente da cidade baixa e da cidade alta.

  • A cidade baixa era, antigamente, o bairro dos mercadores e artesãos. Desenvolveu-se ao redor da Praça da Reunião, assim chamada em comemoração da união da cidade à França. Hoje em dia é um espaço de uso exclusivo de pedestres.
  • A cidade alta desenvolveu-se a partir do século XVIII. Diversas ordens monásticas ali se estabeleceram, principalmente os Franciscanos, os Augustinos, os Clarisses e os Cavaleiros de Malta.
  • O Bairro Novo é o primeiro exemplo de urbanismo planeado em Mulhouse, a partir de 1826, após a destruição dos muros da cidade (como em diversas cidades francesas). Ele se concentra em torno da praça da República.
  • O bairro do Rebberg compreende as mansões inspiradas pelas residências a pórticos e colunas dos plantadores de algodão da Luisiana. No início, esse espaço era ocupado pelos vinhedos da cidade (reb: vinha ; berg: colina). Ali se encontram casas de inspiração inglesa: os cottages, em referência à aproximação com Manchester, principalmente quando das viagens dos filhos de famílias de industriais à Inglaterra para estudos.

O prédio da prefeitura (hôtel de ville) (1553) tem estilo renascentista renano. Vendo-o, Montaigne qualifica-o de « palais magnifique et tout doré » (palácio magnífico e todo dourado) em 1580. Suas pinturas e alegorias representando os vícios e as virtudes contribuem para sua reputação. As pinturas da sala do Conselho representam os brasões dos cantões suíços com os quais a cidade era aliada.

Economia[editar | editar código-fonte]

Sociedade industrial

O desenvolvimento industrial, motor do desenvolvimento da cidade, foi primeiramente resultado da indústria têxtil, depois das atividades industriais mecânicas e químicas. Alguns elementos desses setores sobreviveram até hoje, mas a crise que atacou a indústria têxtil após a Segunda Guerra Mundial prejudicou duramente Mulhouse. Uma grande reorientação ocorreu com a implantação de um centro de produção automobilística em 1962 (Peugeot). A notar, também, a proximidade das minas de potássio da Grande Leste, ao norte da cidade, grande fonte de emprego durante todo o século XX.

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Monumentos e atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

A prefeitura de Mulhouse
O museu nacional do automóvel
  • Hôtel de ville do século XV.
  • Praça da Bolsa e prédio da Sociedade Industrial de Mulhouse do século XIX.
  • Museu do Automóvel (coleção Schlumpf).
  • Museu das Estradas de Ferro.
  • Museu da Eletricidade (Electropolis).
  • Museu de Impressão em Tecidos.
  • Jardim Zoológico e botânico.
  • EcoMuseu alsaciano (Museu de casas antigas da Grande Leste, para lá transportadas e restauradas).
  • Torre do Belvédère. Panorama 360°.

No centro da cidade encontra-se a Torre da Europa, com uma altura de 106 metros, terminada em 1972 pelo arquiteto François Spoerry. Este prédio de 180 apartamentos tem em seu terraço um restaurante panorâmico que tem a particularidade de girar 360°, permitindo a observação de todo o panorama (Jura, Floresta Negra, Alpes suíços) durante a refeição. Avistada de longe, ela se tornou desde a sua construção o símbolo da cidade de Mulhouse.

Herança de suas relações com os cantões suíços, a utilização de frescos para embelezar as casas da cidade é frequente. O mais belo exemplo é a prefeitura, sem esquecer os diversos prédios do centro da cidade antiga.

Cidades geminadas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Mulhouse

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]