Espaço rígido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Non-breaking space)

Em formatação de texto, espaço rígido (ou espaço fixo; também conhecido por nbsp, acrônimo para non-breaking space) é uma variação do caractere espaço que previne a quebra de linha automática em sua posição. Em certos formatos digitais (tais como HTML) ele também previne a fusão de caracteres de espaço consecutivos num único caractere de espaço.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Programas de computador de processamento de texto geralmente assumem que uma quebra de linha pode ser inserida automaticamente sempre que houver um caractere de espaço, o que permite que o texto continue na linha seguinte sem a indicação explícita da nova linha. Um espaço rígido previne que isso aconteça, contanto que o programa de computador saiba interpretar tal código. Por exemplo, se o texto "100 km" não cabe no fim de uma linha, o programa pode inserir uma quebra de linha entre "100" e "km", o que é indesejado dada a perda do contexto da informação durante a leitura. Para evitar tal comportamento indesejado, o editor pode adicionar um espaço rígido entre "100" e "km", o que garante a união entre as duas informações. Dessa forma, se "100 km" não cabe no fim de uma linha, ele todo é movido para a linha seguinte.

Em certas culturas, espaços rígidos podem ser usados entre palavras e pontuações para reforçar regras tipográficas de espaçamento. Um exemplo é o espaçamento francês, em que um pequeno espaço rígido é inserido entre as palavras e marcas de citação, ou sinais compostos de pontuação tais como ponto-e-vírgula, ponto de interrogação, ponto de exclamação, interrobang. Ao apresentar tais espaços rígidos, os programas devem respeitar todas as propriedades do espaço em branco, exceto a quebra de linha.

Codificações[editar | editar código-fonte]

Formato Representação
Unicode e ISO/IEC 10646 U+00A0
Pode ser codificado em UTF-8 como 0xC2 0xA0
ISO/IEC 8859 0xA0
CP1252 0xA0
KOI8-R 0x9A
EBCDIC 0x41
CP437 e CP850 0xFF
SGML e HTML Entidade HTML:  
Referência numérica:   ou  
TeX til (~)
ASCII Não disponível

O Unicode também define diversos outros caracteres de espaço que diferem do espaço tradicional em largura:

  • Espaço rígido fino, U+202F, exigido pela pontuação francesa (antes de ?, ! ou ;)
  • Elo de palavras, U+2060
  • Marca de ordem de byte, U+FEFF

Métodos de entrada[editar | editar código-fonte]

Atualmente, nenhum layout de teclado padronizado define um método de entrada para o espaço rígido. Portanto, autores de drivers de dispositivo de teclado e de aplicações devem prover seus próprios atalhos de teclado para tal. Por exemplo:

Sistema ou aplicação Método de entrada
Mac OS Option + Espaço
Microsoft Windows Alt + 0 + 1 + 6 + 0 (no teclado numérico)
X11 Compose + Espaço + Espaço
emacs Ctrl + X + 8 + Space
vim Ctrl + K + N + S
Microsoft Word, Dreamweaver,
OpenOffice.org (desde 3.0)
Ctrl + Shift + Espaço

Ver também[editar | editar código-fonte]