Oftalmologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Oftalmologista)
Refrator de Greens, usado para teste de lentes

A oftalmologia (grego: ophthalmós (olho) + logos (estudo): estudo do olho) é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia tem várias sub-especialidades, entre elas a oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, córnea, etc.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra "oftalmologia" vem da raiz grega ὀφθαλμός, ophthalmos, ou seja, "olho" -λoγία, -logia, ,isto é, "estudo de, discurso";[1][2] literalmente significa "a ciência dos olhos". Como uma disciplina, aplica-se também aos olhos de animais, uma vez que as diferenças da prática humana são surpreendentemente menores e estão relacionadas principalmente a diferenças na anatomia ou prevalência, não as diferenças entre os processos da doença.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A oftalmologia, como parte da medicina e especialidade médica, é dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças e erros de refração apresentados pelo olho, oculística e oftalmiatria. Seu estudo envolve doenças como astigmatismo, ambliopia, catarata, degeneração macular, pterígio, toxoplasmose e tumores oculares.[3][4]

Oftalmologia no Brasil[editar | editar código-fonte]

Com os registros de primeiras cirurgias oculares na Babilônia, em 1685 a.C[5], a oftalmologia é uma especialidade antiga. No Brasil, ela começou a dar passos rumo à regulamentação em 1922 com a criação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). Em 1930, foi determinado que quaisquer exames e prescrição de lentes ou óculos só pode ser feita por um oftalmologista. O ano de 1941 foi marcado pela fundação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O Dia do Oftalmologista é celebrado todo 7 de Maio desde 1968, com o objetivo de celebrar este profissional.

Segundo pesquisa realizada pela COI Oftalmologia[6], existem 20.455 oftalmologistas no Brasil. Ou seja, um profissional para cada 9.224 pessoas. A região Sudeste é a que possui maior proporção, com um para cada 7.257 habitantes. O estudo aponta que 47% dos brasileiros vão ao oftalmologista uma vez ao ano, enquanto 30% só marcam consultas oftalmológicas quando estão com algum problema na visão. As principais preocupações dos brasileiros que os fazem procurar oftalmologistas são:

  1. Perda de visão: 79,4%;
  2. Dores de cabeças: 38%;
  3. Vermelhidão nos olhos: 46%;
  4. Catarata: 24,1%;
  5. Problemas de retina: 8,2%;
  6. Inflamação nos olhos: 4,3%.

Anomalias e doenças[editar | editar código-fonte]

Um exame oftalmológico sendo realizado na lâmpada de fenda

Referências

  1. «Ophthalmology» (em inglês). Online Etymology Dictionary. Consultado em 17 de março de 2015 
  2. ὀφθαλμός. Liddell, Henry George; Scott, Robert; A Greek–English Lexicon no Perseus Project
  3. Machado, José Hamilton (2009). Optica Passo a Passo. Rio de Janeiro: SENAC RIO. p. 69. ISBN 857756052X 
  4. Amariz, Marlene. «Oftalmologia». InfoEscola. Consultado em 17 de março de 2015 
  5. Oliveira, Dr. Hilton. «Dia do Oftalmologista: história e curiosidades». Dr. Hilton Oliveira 
  6. Filippo, Dr. Ricardo. «Pesquisa revela: Brasileiro não cuida da saúde ocular». COI OFtalmologia. Consultado em 22 de dezembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.