Pâncreas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pâncreas

1: Cabeça do pâncreas
2: Processo uncinado do pâncreas
3: Pancreatic notch
4: Corpo do pâncreas
5: Superfície anterior do pâncreas
6: Superfície inferior do pâncreas
7: Margem superior do pâncreas
8: Margem anterior do pâncreas
9: Margem inferior do pâncreas
10: Omental tuber
11: Cauda do pâncreas
12: Duodeno
Detalhes
Vascularização artéria pancreaticoduodenal inferior, artéria pancreaticoduodenal superior
Drenagem venosa Veias pancreaticoduodenais
Inervação Plexo pancreático, gânglio celíaco, vago[1]
Precursor pancreatic buds
Identificadores
Gray pág.1199
MeSH Pancreas
Dorlands/Elsevier Pancreas

O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão fazendo parte do sistema digestivo e endócrino dos seres humanos que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon, somatostatina e amilina). Divide-se em cabeça, corpo e cauda. O pâncreas é um órgão produtor de enzimas, proteínas que aumentam a rapidez das transformações químicas.

Anatomia[editar | editar código-fonte]

Em humanos, geralmente o pâncreas é uma glândula longa com 15–25 cm que se localiza no abdômen. Sendo uma das glândulas retroperitoneais, ele é localizado posteriormente ao estômago e está em associação próxima ao duodeno.

É frequentemente descrito como tendo três regiões: a cabeça, corpo e a cauda. A cauda do pâncreas, em relação com o baço, pode ser intra peritoneal devido à presença do omento espleno-pancreático.

O ducto pancreático (também chamado de ducto de Wirsung) percorre o comprimento do pâncreas e termina na segunda porção do duodeno, na ampola de Vater (hepatopancreática). O ducto biliar comum geralmente se une ao ducto pancreático neste ponto ou próximo dele. Muitas pessoas também possuem um pequeno ducto acessório, o ducto de Santorini.

Artérias e veias[editar | editar código-fonte]

O pâncreas é suprido arterialmente pelas artérias pancreaticoduodenais: A artéria mesentérica superior que origina as artérias pancreaticoduodenais inferiores A artéria gastroduodenal que origina as artérias pancreaticoduodenais superiores A artéria esplênica que origina as artérias pancreáticas.

A drenagem venosa é feita através das veias pancreáticas que são tributárias das veias esplênica e mesentérica superior, no entanto a maioria delas terminam na veia esplênica. A veia porta hepática é formada pela união da veia mesentérica superior e veia esplênica posteriormente ao colo do pâncreas. Geralmente a veia mesentérica inferior se une à veia esplênica atrás do pâncreas (em outras pessoas ela simplesmente se une à veia mesentérica superior).

Função[editar | editar código-fonte]

Segundo o site (Toda Biologia):

O pâncreas produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas. Esta glândula também é responsável pela produção de hormônios como, por exemplo, insulina, somatostatina e glucagon.[2]

No microscópio, quando corado adequadamente, é fácil se distinguir os dois tipos diferentes de tecidos no pâncreas. Essas regiões correspondem às funções pancreáticas principais:

Aparência Região Função
círculos claros (ilhotas de Langerhans) pâncreas endócrino secreta hormônios que regulam os níveis de glicose sanguíneos
tecido escuro circundante ou ácino pancreático pâncreas exócrino produz enzimas que digerem o alimento

Endócrino[editar | editar código-fonte]

O pâncreas endócrino é composto de aglomerações de células especiais denominadas ilhotas de Langerhans. O "cansaço" crônico destas células leva ao aparecimento de diabetes no pâncreas.

Existem quatro tipos de células nas ilhotas de Langerhans. Elas são relativamente difíceis de se distinguir ao usar técnicas normais para corar o tecido, mas elas podem ser classificadas de acordo com sua secreção:

Nome das células Produto % das células da ilhota Função
células beta Insulina e Amilina 50-80% Reduz o nível de glicose no sangue ao induzir captação, armazenamento e glicólise da glicose. Estimula a formação de glicerol. Inibe a digestão de lipídeos pelos adipócitos.
células alfa Glucagon 15-20% Aumenta o nível de glicose no sangue. Induz a glicogenólise e gliconeogênese
células delta Somatostatina 3-10% inibe o pâncreas endócrino. Inibe a secreção de enzimas pelas células acinosas. Reduz a atividade do músculo liso do sistema digestório e vesícula biliar;
células PP Polipeptídeo pancreático 1% inibe a secreção do pâncreas exócrino

Exócrino[editar | editar código-fonte]

Porção que secreta, no duodeno, por meio de um ducto, o suco pancreático, contendo enzimas e bicarbonato.

Secreção Célula que produz Sinal primário
íons bicarbonato Célula centroacinar Secretina
enzimas digestivas (amilase pancreática, tripsina, quimotripsina, etc.) Células basófilas CCK (Colecistocinina)

Doenças do pâncreas[editar | editar código-fonte]

Devido à sua importância na digestão e na produção de hormônios, as doenças do pâncreas possuem significativa relevância na prática clínica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Categoria
Categoria

Referências

  1. Fisiologia no MCG: 6/6ch2/s6ch2_30
  2. «Pâncreas - função, anatomia». www.todabiologia.com. Consultado em 27 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pâncreas
Glândulas digestivas
Pâncreas (cauda do pâncreas, corpo do pâncreas, cabeça do pâncreas, ilhotas de Langerhans) | Vesícula biliar | Fígado (hepatócito, espaço de Disse, célula de Kupffer, sinusóide hepático, hepatic stellate cell, lóbulo hepático)

Ductos biliares: (bile canaliculus, ducto hepático comum, ducto cístico, ducto colédoco) | Ducto pancreático | Ampola hepatopancreática