Arpoador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia do Arpoador

À esquerda, a Praia do Arpoador. Ao centro, a Pedra do Arpoador. E, acima, a praia do Diabo.

Localização
Coordenadas
Localização
Descrição
Tipo de praia
formação rochosa (en)
Mapa
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Arpoador

Arpoador é uma praia e uma formação rochosa, ambas situadas no bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se entre as praias do Diabo e de Ipanema. Apresenta espaço restrito, por se tratar de uma praia pequena, com cerca de 500 metros de comprimento. A praia do Arpoador é conhecida como a praia dos surfistas, uma vez que conta com muitas ondas grandes, propícias à prática desse esporte.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome do local provém do fato de, no local, no passado, ser possível arpoarem-se baleias. Assim, historiadores atribuem a origem do nome '''Arpoador''', ao fato de que, no período colonial, o local era utilizado por pescadores ("arpoadores") para visualização e posterior pesca com arpões das baleias que se aproximavam do local. Outros também dizem que o nome '''Arpoador''' surgiu da observação aérea da "Pedra do Arpoador", que sugere a alguns a visualização de uma pessoa segurando um objeto semelhante a um arpão.  

Parque Garota de Ipanema[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: parque Garota de Ipanema

Na região do Arpoador, encontra-se o parque Garota de Ipanema, que leva o nome da famosa música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Além de ponto de recreação e lazer, o parque também serve de palco para apresentações de artistas conhecidos.

História[editar | editar código-fonte]

Foi esta praia a escolhida pela alemã (radicada no Brasil) Miriam Etz[1] para usar, pela primeira vez em terras brasileiras, o biquíni, e isto ocorreu em 1948[2].

Citações na música brasileira[editar | editar código-fonte]

Vago na lua deserta das pedras do Arpoador.
Te ter e ter que esquecer, é insuportável é dor incrível, é como não sentir calor em Cuiabá, ou como no Arpoador não ver o mar...

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]