Caritas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cáritas Internacional
upright=!Artigos sem imagens
História
Fundação
Quadro profissional
Tipo
Sede social
Organização
Fundador
Parceriam com
Distinções
badge "Merit for the Protection of Human Rights"
Prêmio Creu de Sant Jordi ()
Website

A Caritas Internacional (Caritas Internationalis) é uma confederação de 165[1] organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países.

Coletiva e individualmente a sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Fundador da Caritas Alemanha

A primeira organização da Caritas foi estabelecida em Friburgo, Alemanha, em 1897.[3] Outras organizações nacionais da Caritas foram formadas ao fim de pouco tempo na Suíça (1901) e nos Estados Unidos (Catholic Charities, 1910). Em julho de 1924, durante o Congresso Eucarístico Mundial em Amsterdão, 60 delegados de 22 países formaram uma conferência, com sede na Caritas Suíça em Lucerna. Em 1928, a conferência passou a ser conhecida como a Caritas Catholica. Os delegados encontravam-se de dois em dois anos até ao início da Segunda Guerra Mundial, altura em que todas as actividades foram suspensas.

O trabalho foi retomado em 1947, com a aprovação do Secretariado de Estado, e reuniram-se duas conferências em Lucerna para coordenar a ajuda e a colaboração. Foi dado um apoio suplementar à Caritas quando o Secretariado de Estado lhe confiou a representação oficial de todas as organizações de apoio social a nível internacional, especialmente junto das Nações Unidas.

O ano santo de 1950 viu o início de uma União de organizações da Caritas. Seguindo uma sugestão do Monsenhor Montini, então Secretário de Estado substituto, e posteriormente, do Papa Paulo VI, realizou-se em Roma uma semana de estudo, com participantes de 22 países, para examinar os problemas do trabalho cristão da Caritas. Tomou-se nessa altura a decisão de criar uma conferência internacional de organizações católicas de caridade.

Em dezembro de 1951, após a aprovação dos estatutos pela Santa Sé, teve lugar a primeira Assembleia Geral constitutiva da Caritas Internacional. Os membros fundadores vieram de organizações da Caritas de 13 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Luxemburgo, Portugal e Suíça. A Igreja descreve a Caritas como sua voz oficial "com relação a seus ensinamentos na área de ação social".[4][5]

Em 1954 a Confederação mudou o nome para Caritas Internationalis para refletir a presença internacional crescente dos membros da Caritas em todos os continentes.[4] Hoje, a confederação é uma das maiores organizações humanitárias do mundo.

Em 2015, a Confederação tinha 164 membros, trabalhando em mais de 200 países e territórios. Seu Secretariado Geral está localizado no Palazzo San Callisto, na Cidade do Vaticano. Seu atual presidente é Luis Antonio Cardeal Tagle, Arcebispo de Manila, e o Secretário Geral é Michel Roy.[6]

Em conjunto, regem-se pela doutrina social da Igreja e orientam a sua acção de acordo com os imperativos da solidariedade, dando resposta às situações mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais ou calamidade pública.

Agências da Caritas[editar | editar código-fonte]

A lista completa das organizações da Caritas inclui:

África subsaariana[editar | editar código-fonte]

45 agências nacionais.

Ásia[editar | editar código-fonte]

23 agências nacionais, incluindo:

Europa[editar | editar código-fonte]

48 agências nacionais, incluindo:

América Latina e Caribe[editar | editar código-fonte]

Na América Latina e no Caribe, está estabelecida a Cáritas Latinoamérica y Caribe. Nessa região há 32 agências nacionais, dentre as quais se incluem:

Médio Oriente e Norte de África[editar | editar código-fonte]

17 agências nacionais

América do Norte[editar | editar código-fonte]

4 agências nacionais, incluindo:

Oceania[editar | editar código-fonte]

6 agências nacionais, incluindo:

Referências

  1. "Caritas means charity – In Samoan it means Alofa" Arquivado em 2015-09-24 no Wayback Machine, Samoa Observer, 13 de julho de 2013.
  2. Caritas Internationalis Arquivado em 2007-05-09 no Wayback Machine
  3. «The History of Caritas in Germany». Caritas Deutschland. Cópia arquivada em 20 de outubro de 2012 
  4. a b «History - Caritas Internationalis». Caritas Internationalis 
  5. A Cáritas é "uma instância oficial da Igreja para a promoção da sua acção social" (Conferência Episcopal Portuguesa, 1997 - Instrução Pastoral).
  6. «Caritas Internationalis elects Michel Roy as new Secretary General». Catholic World Report. 26 de maio de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.