Estádio Palestra Italia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estádio Palestra Itália)
 Nota: Se procura o novo estádio, veja Allianz Parque.
Parque Antarctica[1]
Estádio Palestra Italia


Nomes
Nome Estádio Palestra Italia[2]
Apelido Parque Antarctica
Antigos nomes Campo do Parque da Antarctica Paulista
Características
Local Rua Turiaçu, São Paulo, São Paulo, Brasil
Gramado Grama natural (110×75 m)
Capacidade 27.650[3]
Construção
Data Campo: 1902
Estádio: 1933
Inauguração
Data 3 de maio de 1902[4]
Partida inaugural Mackenzie 2–1 Germânia
Data 9 de julho de 2010
Partida final Palmeiras 0–2 Boca Juniors
Recordes
Público recorde 35 533 pagantes[5]
(40 283 presentes[6])
Data recorde 18 de agosto de 1976
Partida com mais público Palmeiras 1–0 XV de Piracicaba
Outras informações
Remodelado década de 1950 e 2008
Expandido década de 1990
Fechado 10 de julho de 2010, para a construção do Allianz Parque
Demolido 2011
Proprietário Palmeiras[7]
Custo de aquisição 500 contos de réis[8]

O Estádio Palestra Italia,[2] também conhecido popularmente como Parque Antarctica,[1] foi um estádio de futebol pertencente à Sociedade Esportiva Palmeiras, localizado no distrito da Barra Funda, na zona oeste da cidade de São Paulo.

Em julho de 2010, deixou de receber partidas de futebol e demais eventos, em virtude do início das reformas para transformar o local em uma moderna arena multiúso, o Allianz Parque.

Antes da reforma, possuía capacidade para 27 650 pessoas, e em 1973 sua capacidade era de 31 704, segundo laudo do Corpo de Bombeiros divulgado pela Folha de S.Paulo[9], tendo recebido públicos maiores em sua história.

Após a conclusão do Allianz Parque, a nova arena do Palmeiras passou a ter capacidade para receber até 43 713 pessoas.[10]

História[editar | editar código-fonte]

A Companhia Antarctica[editar | editar código-fonte]

No final do século XIX, a Companhia Antarctica Paulista criou o Parque da Antarctica, um espaço de lazer de trezentos mil metros quadrados para seus funcionários, próximo à fábrica, contendo uma vasta área verde (com um pequeno lago, coreto e bosques), parque infantil, restaurantes, choperia e áreas para a prática esportiva (incluindo pistas de atletismo, quadra de tênis e um dos primeiros campos de futebol da cidade). Com a chegada e a expansão do futebol, esse espaço passou a ser cada vez mais requisitado, e a empresa aproveitou a oportunidade ao alugar o campo de futebol para pequenos clubes da cidade no início do século XX.[1]

O Parque Antarctica em 1910

Além de se tornar um dos principais campos para a prática do futebol, o parque era referência para uma série de eventos ao ar livre, como exibições de boxe e até corrida de automóveis. Em julho de 1908, sediou a primeira corrida automobilística disputada na América do Sul, o "Circuito de Itapecerica", que terminou com vitória do paulista Sílvio Penteado.

Em 3 de maio de 1902, o Mackenzie College venceu por 2 a 1 o Germânia (atual Esporte Clube Pinheiros) no Parque da Antarctica, dando início ao primeiro campeonato oficial de futebol do Brasil, o Campeonato Paulista.

Palestra Italia (Palmeiras)[editar | editar código-fonte]

No início, o Germânia (clube de origem alemã) mandava seus jogos no Parque Antártica, mas em 1916 a Companhia Antarctica Paulista alugou o estádio para o América F.C. (um clube paulistano que tinha esse nome em homenagem ao America do Rio de Janeiro). Esse clube, por sua vez, sublocou o estádio ao Palestra Italia no ano seguinte. O contrato previa que o América utilizaria o campo às terças, quintas, sábados, domingos e feriados na parte da manhã, enquanto o Palestra Italia utilizaria nos mesmos dias, no período da tarde, tanto para treinos como para as partidas oficiais.

Fachada do estádio em 1921.
Vista interna do Estádio Palestra Italia em 2010.

Em 1920, o América afundou-se em problemas financeiros e acabou extinto. Em meio a isso, o Palestra Italia efetuou a compra do terreno, incluindo não apenas o estádio, mas também todas as outras instalações esportivas, pelo valor total de 500 contos de réis, sendo 250 contos à vista e outras duas parcelas anuais de 125 contos cada, além de um contrato perpétuo de venda dos produtos da Companhia Antarctica nas dependências do estádio.

Na época, isso chegou a ser chamado de "A Loucura do Século", porque muitos duvidaram que o Palestra pudesse pagar as prestações, já que era um clube ainda com poucos anos de existência e poucos recursos. Realmente, em 1922 o Palestra Italia não tinha condições de pagar a última parcela, e a solução foi vender uma parte do terreno para as Industrias Matarazzo (o terreno onde hoje existe um shopping center).

Vista lateral externa do Estádio Palestra Italia em 2010

Em cerca de treze anos, o clube investiu em grandes reformas, incluindo a da arquibancada geral, ainda de madeira, e a construção de uma imponente tribuna social, reservada aos associados do clube.

Foram construídas grandes arquibancadas em concreto armado e, em 13 de agosto de 1933, na partida Palestra Italia 6–0 Bangu (tendo Gabardo assinalado o primeiro gol), pelo Torneio Rio-São Paulo, foi inaugurado o "Stadium Palestra Italia": maior e mais moderno estádio de futebol do País (na época), com capacidade para trinta mil torcedores. Neste mesmo período, a sede social do clube foi transferida do centro da cidade para o entorno do estádio.

Jogo no Palestra Italia entre Palmeiras e Sport, em 2007

Em 18 de agosto de 1976, o Palmeiras conquistou seu 18.º título do Campeonato Paulista, ao vencer o XV de Piracicaba por 1 a 0, atingindo um público recorde de 40 283 pessoas (com 35 913 pagantes). O recorde anterior era da partida Palmeiras 1–0 São Paulo, em 11 de junho de 1969, com 37 282 pessoas.[11]

O Estádio Palestra Italia foi palco de outras grandes conquistas do Palmeiras. Uma das maiores delas aconteceu em 16 de junho de 1999, quando o Alviverde foi campeão da Copa Libertadores da América, principal competição de clubes do continente. O Palmeiras venceu na final da competição o Deportivo Cali, da Colômbia, com grande destaque para o goleiro Marcos, escolhido o melhor jogador do torneio.

No tempo normal, a equipe brasileira derrotou o time colombiano por 2 a 1. Como o adversário havia vencido por 1 a 0 no jogo de ida, o campeão foi decidido em uma disputa de pênaltis. Num dos momentos mais dramáticos da história do estádio, o Palmeiras levou a melhor, chegando ao título depois de vencer a disputa por 4 a 3.[12]

Partida entre Palmeiras e Goiás, disputada em 2009

Um ano antes da conquista da Libertadores, o Palmeiras já havia obtido seu primeiro título internacional oficial no Palestra Italia, com a conquista da Copa Mercosul de 1998. Numa final realizada em três partidas contra o Cruzeiro, o Alviverde perdeu o primeiro jogo, no Estádio do Mineirão, por 1 a 0, mas venceu as duas partidas seguintes, por 3 a 1 e por 1 a 0, ambas no estádio paulistano.[13]

Nos dois anos seguintes, o Palmeiras voltou às finais da Copa Mercosul, com os jogos decisivos novamente disputados no Estádio Palestra Italia. O Alviverde terminou as duas competições como vice-campeão, depois de perder as decisões para o Flamengo, em 1999,[14] e para o Vasco da Gama, em 2000.[15]

Em 9 de julho de 2010, um jogo amistoso entre Palmeiras e Boca Juniors, com vitória por 2 a 0 da equipe argentina, marcou a despedida definitiva do Estádio Palestra Italia,[16] antes do início de uma profunda reforma que transformou o espaço numa arena multiuso, com entrega prevista para o primeiro trimestre de 2014, ano do centenário do clube e da realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil — a entrega acabaria ocorrendo apenas no segundo semestre daquele ano.

Meses antes do amistoso, em 22 de maio, na vitória do Palmeiras por 4 a 2 sobre o Grêmio, o estádio recebeu a última partida oficial do Alviverde ali.[17]

Localização e vias de acesso[editar | editar código-fonte]

O Estádio Palestra Italia (assim como o atual Allianz Parque, hoje) era considerado um dos estádios mais acessíveis da capital paulista (assim como o Pacaembu). Localizado na Rua Turiaçu, 1840, no bairro da Água Branca (limite entre os bairros da Barra Funda e de Perdizes), no chamado "centro expandido" da cidade de São Paulo, ficava às margens das linhas 7 e 8 do Trem Metropolitano de São Paulo (antigas Estrada de Ferro Santos Jundiaí e Estrada de Ferro Sorocabana, respectivamente) e do Metrô, com as estações Palmeiras–Barra Funda e Água Branca.

A Avenida Francisco Matarazzo, onde se situavam os portões principais do estádio, é servida pelo corredor de ônibus Pirituba-Lapa-Centro da SPTrans, o que facilitava ainda mais o acesso ao estádio a partir do centro da cidade, que podia ser feito em quinze minutos a partir da Praça Ramos de Azevedo, mesmo em horários de maior movimento.

Ampliações e reformas[editar | editar código-fonte]

Estádio Palestra Italia em 2000

No final da década de 1950, foi iniciada uma grande reforma, sob o comando do engenheiro Clóvis Felipe Olga, em que a arquibancada foi reconstruída e passou a ter mais do que o dobro da capacidade anterior. Além disso, o campo foi suspenso, e foram construídos vestiários no subsolo. A reinauguração aconteceu em 7 de setembro de 1964, com a realização da partida entre Palmeiras e Esportiva de Guaratinguetá, pelo Campeonato Paulista, quando 31,9 mil pagantes presenciaram a vitória do time da casa por 2 a 0.

Placar eletrônico[editar | editar código-fonte]

  • 1970 — inaugurado o primeiro placar eletrônico do estádio, em parceria com a Citizen. Tratava-se, à época, de um sistema muito moderno, que permitia a sua utilização tanto em jogos diurnos como noturnos.
  • 1988 — instalação do placar eletrônico que perdurou até 2010.
Clássico mosaico com o escudo do Palmeiras que ficava atrás de um dos gols do Estádio Palestra Italia

Reformas entre 1998 e 2010[editar | editar código-fonte]

  1. Em 1998, foi construído um novo anel ligando as arquibancadas com as numeradas descobertas, fechando, assim, uma curva do estádio e dando-lhe a forma de uma "ferradura".
  2. A partir de 1999, foram realizadas as seguintes obras:
    • nova fachada;
    • novas torres de iluminação (em parceira com a Eletropaulo) com gerador para emergências;
    • pintura e numeração das arquibancadas;
    • reestruturação na parte destinada à torcida visitante, com novas rampas de acesso na rua Padre Antonio Tomás, reformas nos bares e nas arquibancadas;
    • recuperação total nos camarotes, com a colocação de novas cadeiras, novos sanitários e a instalação de TV a cabo;
    • reforma e pintura das cabines de rádio e televisão;
    • reforma e pintura dos banheiros;
    • construção de um camarote especial para o patrocinador, também com TV a cabo;
    • instalação de catracas eletrônicas para a entrada do público nos jogos;
    • instalação de um novo conjunto de pára-raios;
    • novos restaurantes, lanchonetes e camarotes VIP;
    • criação do setor VISA, para 5 mil espectadores.

Transformação em arena[editar | editar código-fonte]

Canteiro de obras da transformação do Estádio Palestra Italia em Arena
Ver artigo principal: Allianz Parque

Em 30 de junho de 2008, o Conselho Deliberativo do Palmeiras aprovou um projeto de reformas no clube, com o intuito de transformar o estádio numa arena multiuso, mais tarde ratificado pela assembleia dos associados, em 30 de agosto.

O Allianz Parque tem capacidade para 45 mil lugares, todos cobertos, para as partidas de futebol. Para eventos da Fifa, a quantidade de lugares é de 47 mil (45 mil espectadores e dois mil jornalistas). Eventos múltiplos podem receber até 55 mil espectadores. A transformação foi fruto de um acordo assinado entre o Palmeiras e a empresa WTorre Arenas, do grupo WTorre. Após a entrega da arena, a WTorre administrará o local durante trinta anos, e o Palmeiras terá participação nas receitas neste período.

O projeto ainda previa:

  • anfiteatro para até doze mil pessoas;
  • centro de convenções;
  • restaurantes, praça de alimentação e lanchonetes;
  • quinze elevadores e três conjuntos de escadas rolantes;
  • dois vestiários padrão FIFA;
  • 160 camarotes com capacidade para 12, 17, 18 e 21 lugares localizados em diferentes zonas e níveis;
  • estacionamento com duas mil vagas cobertas;
  • construção de um edifício poliesportivo com três pavimentos;
  • campos de Futebol Society (com pista para caminhada);
  • seis quadras poliesportivas;
  • seis quadras de tênis;
  • construção de um edifício administrativo, com seis pavimentos;
  • memorial da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Além de partidas de futebol, o Estádio Palestra Italia costumava receber importantes eventos musicais, graças à sua estratégica localização. Alguns dos shows de grande destaque no cenário musical que aconteceram no estádio foram:

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Retrospecto geral do Palmeiras no estádio[editar | editar código-fonte]

Estatística

Dados

Futebol Jogos disputados

1 572[24]

Futebol Vitórias

1 064

Futebol Empates

319

Futebol Derrotas

189

Futebol Gols pró

3 700

Futebol Gols contra

1 488

Futebol Saldo de gols

+ 2 212

Partidas importantes[editar | editar código-fonte]

16 de junho de 1999
21h45
BrasilPalmeiras 2–1 ColômbiaDeportivo Cali Público: 32 000
Árbitro:ParaguaiUbaldo Aquino

Evair (pen) Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64'
Oséas Gol marcado aos 75 minutos de jogo 75'
Zapata (pen) Gol marcado aos 69 minutos de jogo 69'
    Penalidades  
Zinho: na trave
Júnior Baiano: marcou
Roque Júnior: marcou
Rogério: marcou
Euller: marcou
4–3 Dudamel: marcou
Gaviria: marcou
Yepes: marcou
Bedoya: na trave
Zapata: pra fora
 

26 de dezembro de 1998
16h40
Palmeiras 3–1 Cruzeiro Público: 27 775
Árbitro: Rio de JaneiroCláudio Cerdeira[25]

Cléber Gol marcado aos 8 minutos de jogo 8'
Oséas Gol marcado aos 52 minutos de jogo 52'
Paulo Nunes Gol marcado aos 85 minutos de jogo 85'
Fábio Júnior Gol marcado aos 3 minutos de jogo 3'

29 de dezembro de 1998
21h55
Palmeiras 1–0 Cruzeiro Público: 28 959
Árbitro: GoiásLuciano Almeida[25]

Arce Gol marcado aos 62 minutos de jogo 62'

20 de dezembro de 1999
21h45
Palmeiras 3–3 Flamengo Público: 32 000
Árbitro: GoiásLuciano Almeida

Arce Gol marcado aos 20 minutos de jogo 20'
Arce Gol marcado aos 65 minutos de jogo 65'
Paulo Nunes Gol marcado aos 67 minutos de jogo 67'
Caio Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50'
Rodrigo Mendes Gol marcado aos 56 minutos de jogo 56'
Gol marcado aos 83 minutos de jogo 83'

12 de dezembro de 2000
21h45
Palmeiras 1–0 Vasco da Gama Público: 18 396
Árbitro: São PauloOscar Roberto Godói

Neném Gol marcado aos 21 minutos de jogo 21'

20 de dezembro de 2000
21h45
Palmeiras 3–4 Vasco da Gama Público: 29 993
Árbitro: Minas GeraisMárcio Rezende de Freitas

Arce (pen) Gol marcado aos 36 minutos de jogo 36'
Magrão Gol marcado aos 37 minutos de jogo 37'
Tuta Gol marcado aos 45 minutos de jogo 45'
Romário (pen) Gol marcado aos 59 minutos de jogo 59', (pen) Gol marcado aos 68 minutos de jogo 68', Gol marcado aos 90+3 minutos de jogo 90+3'
Juninho Paulista Gol marcado aos 86 minutos de jogo 86'

19 de junho de 1996
21h40
Palmeiras 1 - 2 Cruzeiro Público: 29 139
Árbitro: SergipeSidrack Marinho dos Santos

Luizão 5' Roberto Gaúcho 25'
Marcelo Ramos 83'

4 de maio de 2008
16h00
Palmeiras 5 - 0 Ponte Preta Público: 27 927 pagantes
Árbitro: São PauloCléber Wellington Abade

Ricardo Conceição (contra)Gol marcado aos 19 minutos de jogo 19'

Alex Mineiro Gol marcado aos 33 minutos de jogo 33'

Valdivia Gol marcado aos 72 minutos de jogo 72'

Alex Mineiro Gol marcado aos 74 minutos de jogo 74'

Alex Mineiro Gol marcado aos 83 minutos de jogo 83'


9 de maio de 1937
15h00
Palestra Italia 2–1 Corinthians Público: 18 000
Árbitro: São PauloAntonio Sotero de Mendonça

Luizinho Gol marcado aos 1 minutos de jogo 1'

Moacir Gol marcado aos 10 minutos de jogo 10'

Filó Gol marcado aos 61 minutos de jogo 61'

  • Penúltima partida do Campeonato Paulista de 1996 (disputado em dois turnos de pontos corridos), que marcou a conquista do 21º título paulista do Palmeiras, na melhor campanha da história do futebol profissional de uma equipe paulista, com 102 gols marcados.
2 de junho de 1996
16h00
Palmeiras 2—0 Santos Público: Não disponível
Árbitro: ColômbiaOscar Ruiz

Luizão Gol marcado aos 6 minutos de jogo 6'

Cléber Gol marcado aos 79 minutos de jogo 79'


18 de agosto de 1976
16h00
Palmeiras 1–0 XV de Piracicaba Público: 40 283
Árbitro: São PauloRomualdo Arpi Filho

Jorge Mendonça Gol marcado aos 39 minutos de jogo 39'

  • Partida decisiva do Campeonato Paulista de Futebol de 1933, que representou o quinto título paulista do Palestra Italia, antigo nome do Palmeiras. O jogo também fez parte da tabela do primeiro Torneio Rio-São Paulo da história, que foi vencido um mês depois também pelo Palestra Italia.
12 de novembro de 1933
15h00
Palestra Italia 1–0 São Paulo Público: 35 000
Árbitro: São PauloAlzemiro Ballio

Avelino Gol marcado aos 71 minutos de jogo 71'

27 de dezembro de 2000
21h40
São Caetano 1–1 Vasco Público: 29 288
Árbitro: Rio Grande do SulCarlos Eugênio Simon

~César Gol marcado aos 14 minutos de jogo 14' Romário Gol marcado aos 27 minutos de jogo 27'

23 de julho de 2004
21h40
Santo André 2–2 Flamengo Público: 20 994
Árbitro: PernambucoWilson de Souza de Mendonça

Osmar Gol marcado aos 51 minutos de jogo 51'

Romerito Gol marcado aos 59 minutos de jogo 59'

Roger Guerreiro Gol marcado aos 25 minutos de jogo 25'

Athirson Gol marcado aos 83 minutos de jogo 83'


  • Último jogo oficial do Palestra Italia, em 2010, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, entre Palmeiras e Grêmio:
22 de maio de 2010
18h30
Palmeiras 4–2 Grêmio Público: 18 635
Árbitro: Santa CatarinaPaulo Godoy Bezerra

Ewerthon Gol marcado aos 15 minutos de jogo 15' Gol marcado aos 29 minutos de jogo 29'

Maurício Ramos Gol marcado aos 60 minutos de jogo 60' Cleiton Xavier Gol marcado aos 70 minutos de jogo 70'

Jonas Gol marcado aos 31 minutos de jogo 31'

Hugo Gol marcado aos 49 minutos de jogo 49'


10 de dezembro de 1933
17h00
Palmeiras 2–1 Fluminense Público: 25 000
Árbitro: Rio de JaneiroLoris Cordovil[carece de fontes?]

Gabardo Gol marcado aos 15 minutos de jogo 15'
Dula Gol marcado aos 19 minutos de jogo 19'
Bermudes Gol marcado aos 94 minutos de jogo 94'

Fatos sobre o estádio[editar | editar código-fonte]

  • O nome oficial do local, Estádio Palestra Italia,[2] não possui acento na segunda palavra formadora porque faz justamente uma homenagem ao primeiro nome do Palmeiras: Palestra Italia, sem acento, conforme a ata de fundação.[26]
  • "Palestra", em grego e em italiano, significa ginásio esportivo ou ginástica;
  • Em 16 de maio de 1920,[27] na primeira partida como legítimo proprietário do estádio, o Palestra Italia aplicou uma goleada sobre o Mackenzie, por 7 a 0, gols de Caetano (3), Heitor (2), Fabbi e Imparato.
  • Em 15 de agosto de 1914, o Estádio Palestra Italia sediou a primeira partida internacional do Corinthians, que perdeu para o Torino (da Itália) por 3 a 0;
  • Em 8 de agosto de 1920, o estádio sediou o Palestra Italia na maior goleada de sua história: 11 a 0 contra o S.C Internacional, pelo Campeonato Paulista;
  • Em 26 de outubro de 1922, o Palmeiras venceu o Paraguai por 4 a 1, no primeiro jogo internacional do estádio;[28]
  • Em 3 de novembro de 1933, ocorreu a maior goleada contra o maior rival: Palestra Italia 8×0 Corinthians;[29]
  • Em 16 de dezembro de 1934, o Palestra Italia perdeu para a seleção brasileira por 4 a 1 (gol de Carazzo);[30]
  • Em 21 de janeiro de 1976, o Estádio Palestra Italia viu seu último clássico entre Palmeiras e Corinthians: empate por 1 a 1[29] .
  • De 1986 a 1990, um número expressivo de 68 jogos de invencibilidade foi construído no Palestra Italia, recorde no futebol brasileiro e mundial[31].
Torcida do Palmeiras no Estádio Palestra Italia em dezembro de 2007.

Referências

  1. a b c "Parque Antarctica - Página Especial", Site Oficial do Palmeiras, consultado em 20/11/2023
  2. a b c "Portaria Palestra Italia é reinaugurada na sede social do Verdão", Site Oficial do Palmeiras, 6/11/2021
  3. «Estádio Palestra Italia». Site Oficial. Consultado em 9 de fevereiro de 2010 
  4. Data de inauguração referente apenas ao campo
  5. «Palmeiras vence o XV e é campeão de 76». São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. O Estado de S. Paulo (29 151). 30 páginas. 19 de agosto de 1976. ISSN 1516-2931. Consultado em 13 de julho de 2015 
  6. Felipe Zito, Rodrigo Faber e Tossiro Neto (27 de novembro de 2016). «Jogo do título registra o maior público da história do Palmeiras no Palestra». Globoesporte.com. Consultado em 27 de novembro de 2016 
  7. Inicialmente sob administração da Companhia Antarctica, o estádio foi vendido ao Palmeiras (na época Palestra Italia) em 1920
  8. Aquisição realizada em 1920, quando a Companhia Antarctica vendeu o campo ao Palestra Italia
  9. Folha de S. Paulo, 6 de abril de 1973, página 18
  10. «"Laudo de Engenharia - Allianz Parque", WTorre Engenharia» (PDF). 29 de outubro de 2014. Consultado em 20 de novembro de 2023 
  11. [Placar, coluna "Garoto do Placar", de 4 de junho de 1976]
  12. "Especial Libertadores 1999", UOL, 16/6/1999
  13. "Em 1998, Palmeiras conquistava a 1ª edição da Copa Mercosul"[ligação inativa], Placar, 29/12/2014
  14. "Em 1999, Flamengo tornava-se campeão da Copa Mercosul"[ligação inativa], Placar, 20/12/2014
  15. "Em 2000, Vasco conquistava seu único título da Copa Mercosul"[ligação inativa], Placar, 20/12/2014
  16. "Com derrota «para o Boca Juniors, Palmeiras dá 'ciao' ao Palestra Italia", Globoesporte.com, 9/7/2010» Verifique valor |url= (ajuda) 
  17. "Palmeiras «ignora crise, afunda o Grêmio e faz a festa na despedida do Palestra", UOL Esporte, 22/5/2010» [ligação inativa]
  18. «Unidos e com trocas de elogios, Aerosmith mostra em SP que está longe dos colapsos que viveu no ano passado» (Página de Web). UOL. 30 de maio de 2010. Consultado em 30 de maio de 2010  |coautores= requer |autor= (ajuda)
  19. Notícias, G1 Música; Amauri Arrais do G1, São Paulo (14 de março de 2010). «Começa show do Guns em São Paulo» (Página de Web). G1. Consultado em 21 de março de 2010 
  20. "Ozzy mescla carreira solo com fase do Black Sabbath", UOL/Agência Estado, 6 de abril de 2018
  21. "Turnê do Iron Maiden revive época de ouro do heavy metal", Agência Estado, 3 de março de 2008
  22. "Metallica no Estádio Palestra Italia", Site Oficial do Metallica, 1 de maio de 1993
  23. "Metallica no Estádio Palestra Italia", Site Oficial do Metallica, 2 de maio de 1993
  24. "Estádio «Palestra Italia - História", Site Oficial do Palmeiras, visitado em 5 de abril de 2015» 
  25. a b Futebol 80 - Fichas técnicas do Palmeiras 1998
  26. «O verdadeiro nome do Palestra». Palmeiras. 9 de dezembro de 2011 
  27. Fonte site Palmeiras: http://www.palmeiras.com.br/historia/estadio. Pesquisado em Maio 2014
  28. «Só Palmeiras: "Curiosidades" - Escrito por Felipe Yokota em 26 de agosto de 2006,». Consultado em 15 de maio de 2008. Arquivado do original em 11 de maio de 2008 
  29. a b «Blog do Birner: "Curiosidades sobre Palmeiras x Corinthians", por José Renato,». Consultado em 15 de maio de 2008. Arquivado do original em 16 de junho de 2008 
  30. «Porconet: "Curiosidades do Verdão",». Consultado em 15 de maio de 2008. Arquivado do original em 6 de maio de 2008 
  31. "O recorde mundial de invencibilidade dentro do Palestra", Terra, 21/5/2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estádio Palestra Italia

Precedido por
Estádio Olímpico Monumental
Porto Alegre
Copa do Brasil de Futebol
Final

1996
Sucedido por
Estádio do Maracanã
Rio de Janeiro