Henry Ramos Allup

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henry Ramos Allup
Henry Ramos Allup
Nascimento 17 de outubro de 1943
Valencia
Cidadania Venezuela
Ocupação político, advogado
Religião catolicismo

Henry Lisandro Ramos Allup (Valencia, Venezuela, 17 de outubro de 1943) é o actual presidente da Assembleia Nacional de Venezuela. Nascido em Valencia, é dirigente do partido social-democrata Acção Democrática, no qual ocupa a posição de Secretário Geral eleito pela militancia do partido. Na actualidade é a máxima autoridade de seu partido ante a Mesa da Unidade Democrática, coalizão de partidos opositores ao governo do Presidente Nicolás Maduro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henry Ramos Allup nasceu o 17 de outubro de 1943 em Valencia, estado Carabobo, filho de Amanda Allup de Ramos, dona-de-casa caraqueña e Emilio Ramos Rachid, médico, ambos com ascendência libanesa. Tem uma irmã chamada Amanda Ramos de Del Nido.

Ramos Allup é advogado, foi deputado da Assembleia Legislativa do Estado Carabobo e quatro vezes deputado pelo Estado Carabobo ao Congresso da República, desempenhou-se como Sub Chefe e Chefe da Fracção Parlamentar de Acção Democrática. Seu primeiro casal foi em Valencia e contraiu segundo nupcias com Diana D'Agostino, com quem teve três filhos: Rodrigo Emilio, Ricardo Enrique e Sergio Renato.[1]

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Nas eleições de 2000 resultou eleito deputado pela circunscrição caraqueña, posteriormente em sincronía com a decisão da aliança de partidos opositores não apresenta sua candidatura para a reeleição nas eleições legislativas de 2005, isto com a intenção de dar a conhecer a desconfiança que para a época existia sobre o árbitro eleitoral, Conselho Nacional Eleitoral.

Em 2008 faz que seu partido chegue à mesa da unidade, junto com outros partidos como COPEI, Primeiro Justiça, Projecto Venezuela, Aliança Bravo Povo, Um Novo Tempo e outros.

Nas Eleições Parlamentares de Venezuela de 2010 Ramos Allup é eleito deputado pela Mesa da Unidade Democrática para o Parlamento Latinoamericano, sendo juramentado em tal carrego o 7 de janeiro de 2011.

Desde agosto de 2012 é eleito vice-presidente da Internacional Socialista.[2]

Eleições de dezembro 2015[editar | editar código-fonte]

Foi eleito deputado à Assembleia Nacional pela circunscrição número 3 do Distrito Capital para o período 2016-2021 com 139.435 votos (69,83%), o 6 de dezembro de 2015.

Foi eleito como postulado para Presidente da Assembleia Nacional o 3 de janeiro de 2016 por 62 votos de 112 da Mesa da Unidade Democrática MUD. O 5 de janeiro de 2016 foi eleito por maioria evidente como Presidente da Assembleia Nacional de Venezuela em sua sessão de instalação para o período 2016-2021.[3]

Referências