Lausana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lausanne)
Lausana
Comuna da Suíça
Brasão de armasBandeira
Vista aérea de Lausana
Administração
Cantão Cantão de Vaud
Distrito Lausana
Comunas
limítrofes
Bottens, Bretigny-sur-Morrens, Chavannes-près-Renens, Cheseaux-sur-Lausanne
Código postal CH-1000–CH-1007
Língua oficial francês, arpitano
Demografia
População 149 000 (2023) hab.
Densidade 3174,86 hab./km²
Geografia
Coordenadas 46° 12' N 6° 9' E
Altitude 375–900 m
Área 41,37 km²
Website oficial www.lausanne.ch
Localização

Lausana (português europeu) ou Lausanne (português brasileiro)[1][2][3][4] (em francês Lausanne [lozan]) é uma cidade na Suíça romanda, a parte francófona da Suíça, e é a capital do cantão de Vaud. Sede do distrito de Lausana, a cidade está situada às margens do Lago Léman (em francês: Lac Léman). Limitada pela cidade francesa de Évian-les-Bains ao sul do lago, com as montanhas Jura a noroeste. Lausana está localizada 62 km a nordeste de Genebra.

Lausana tinha, em dezembro de 2011, uma população de 129 383, tornando-se a quarta maior cidade do país, com a área de aglomeração com 336 400 habitantes.[5] A Região Metropolitana de Lausana-Genebra possui cerca de 1,2 milhão de habitantes. A sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Museu Olímpico estão localizados na cidade, além de inúmeras federações e organismos desportivos estão sediados na cidade – o COI reconhece oficialmente a cidade como a Capital Olímpica[6] – assim como a sede do Tribunal Arbitral do Desporto. Encontra-se no meio de uma região do vinho. A cidade tem um sistema de metro com 15 estações, sendo a menor cidade do mundo a ter um sistema de transporte rápido.[7]

A catedral de Lausana é um dos mais belos monumentos góticos da Suíça.

História[editar | editar código-fonte]

Os romanos construíram um acampamento militar, a que chamavam Lousana, no local de um assentamento celta, perto do lago, onde atualmente são Vidy e Ouchy; na colina acima, foi um forte chamado Lausoduno ou Lousoduno (em latim: Lausodunum/Lousdunum) Após a queda do Império Romano, a insegurança forçou a transferência de Lausana para o seu centro actual, uma colina, mais fácil de defender. A cidade que surgiu do acampamento foi governada por duques de Saboia e do bispo de Lausana. Pertenceu a Berna de 1536 a 1798, e alguns dos seus tesouros culturais, incluindo as tapeçarias penduradas na Catedral, foram definitivamente removidos. Lausana tem feito uma série de pedidos para recuperá-los.

Após a revogação do Édito de Nantes, em 1685, tornou-se Lausana (junto com Genebra) um lugar de refúgio para os huguenotes franceses. Em 1729 um seminário foi aberto pelo Tribunal de Justiça e Antoine Duplan Benjamin. Em 1750, noventa pastores foram enviados de volta à França para trabalhar clandestinamente; esse número subiria para quatrocentos. A perseguição terminou em 1787; uma faculdade de teologia protestante foi estabelecida em Montauban em 1808, e o seminário de Lausana foi definitivamente encerrado em 18 de abril de 1812. Durante as Guerras Napoleónicas, o estatuto da cidade mudou; em 1803, tornou-se capital do recém-formado um cantão suíço de Vaud, que se juntou à Federação Suíça.

História moderna[editar | editar código-fonte]

Em 1964 a cidade sediou a "exposição nacional suíça", mostrando sua confiança recém-encontrada para sediar grandes eventos internacionais. De 1950 a 1970 um grande número de italianos, espanhóis e portugueses imigraram, se estabelecendo principalmente no distrito industrial de Renens e transformando a dieta local.

A cidade tem sido tradicionalmente tranquila, mas no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 houve uma série de manifestações, principalmente a juventude confrontada pela polícia. As manifestações ocorreram em protesto contra os altos preços dos serviços de diversão e, desde então, a cidade voltou a seu dia-a-dia tranqüilo, até que o protesto contra as reuniões do G8, em 2003, saísse da normalidade.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A característica mais importante da área geográfica em torno de Lausana é o lago Lemano. Lausana está localizada na encosta sul do planalto suíço, com uma diferença de altitude de cerca de 500 metros entre as margens do lago em Ouchy e sua margem ao norte da fronteira francesa Le Mont-sur-Lausanne e Epalinges. Lausana apresenta um panorama dramático sobre o lago e os Alpes.

Vista da cidade a partir da Catedral de Lausana

Além de sua disposição geral para o sul, o centro da cidade é o local de um antigo rio, o Flon, que tem sido objeto de estudo, desde o século XIX. O rio forma um desfiladeiro antigo que atravessa o centro da cidade ao sul do centro antigo, em geral seguindo o curso da presente Rue Centrale, com várias pontes de passagem da depressão para ligar os bairros adjacentes. Devido às grandes diferenças de altitude, o visitante deve fazer uma observação de qual caminho deve seguir, para que não esteja no desnível do local em que pretende estar. O nome Flon também é utilizado para a estação de metrô localizada na garganta.

Lausana está localizada no limite entre a extensa carta de vinhos regiões de cultivo de Lavaux (a leste) e de La Côte (a oeste).

A população da área maior de Lausana (Grande Lausana) é de cerca de 316 000 (estimativa de 2007).

Educação[editar | editar código-fonte]

Além da Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL), fundada em 1853 como Escola Especial de Lausana, correspondente francês do alemão Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zürich), nesta cidade também se encontra uma das melhores escolas de hotelaria do mundo, a Escola Hoteleira de Lausana, que foi fundada em 1893.[8] O curso ministrado pela instituição é reconhecido como o mais renomado do mundo.

Lausana é um centro de ensino e pesquisa mundial, inclusive sediando algumas das melhores escolas particulares do mundo

  • Universidade de Lausana (UNIL)
  • Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL)
  • Centro Hospitalar Universitário do cantão de Vaud (CHUV)
  • Escola Hoteleira de Lausana
  • Centro de Negócios Comerciais de Lausana
  • Academia Internacional de Ciências e Tecnologia do Esporte
  • Escola de Negócios de Lausana
  • Instituto International para Desenvolvimento Gerencial

Monumentos[editar | editar código-fonte]

Notas

Referências

  1. Lusa, Agência de Notícias de Portugal. «Prontuário» (PDF). Consultado em 10 de outubro de 2012 
  2. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  3. Gradim, Anabela (2000). «9.7 Topónimos estrangeiros». Manual de Jornalismo. Covilhã: Universidade da Beira Interior. p. 167. ISBN 972-9209-74-X. Consultado em 27 de março de 2020 
  4. Gonçalves, Rebelo (1947). Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa. Coimbra: Atlântida - Livraria Editora. p. 355 
  5. «Agglomerations: Permanent Resident Population in Urban and Rural Areas», Population Size and Population Composition (em inglês), CH: Swiss Federal Statistical Office, consultado em 21 de abril de 2013, cópia arquivada em 11 de maio de 2013 .
  6. «Welcome to International Sports Federations» (em inglês). International Sports Federations. Consultado em 21 de abril de 2013. Arquivado do original em 4 de novembro de 2014 
  7. «Le M2, ce métro unique qui change le visage de Lausanne» (em francês). Le Temps. Consultado em 8 de Março de 2019 
  8. Página oficial da Ecole Hôtelière de Lausanne. Acessado a 13 de março de 2008

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikivoyage
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Lausanne