Luciano Gonçalves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luciano Gonçalves
Nome completo Luciano Pedrosa Gonçalves
Nascimento 2 de novembro de 1980 (43 anos)
Alcanadas
Nacionalidade Portugal
Ocupação Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

Luciano Pedrosa Gonçalves (Alcanadas, Batalha, 2 de novembro de 1980) é o atual Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).


Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido e criado na pequena aldeia de Alcanadas, pertencente à freguesia e concelho da Batalha. É casado e tem 3 filhos. Infelizmente, teve de abandonar os estudos cedo e começar a trabalhar. Foi na empresa Matos & Neves, Lda., uma empresa de construção civil, sediada nas Alcanadas, que começou a trabalhar. Trabalhou nesta empresa durante 21 anos, tendo decidido abandonar a mesma em 2017, quando já era Presidente da APAF há cerca de 1 ano.

Carreira Desportiva[editar | editar código-fonte]

Jogador de Futebol/Futsal[editar | editar código-fonte]

Até aos 20 anos jogou futebol/futsal em vários clubes da região, desde:

Arbitragem[editar | editar código-fonte]

Desde 2001 que se encontra como agente desportivo na Associação de Futebol de Leiria e desde 2006, na Federação Portuguesa de Futebol.

Colunista desportivo[editar | editar código-fonte]

Neste momento também escreve artigos de opinião para vários jornais, entre eles o Jornal Record na crónica semanal "Cartão Branco".

Associativismo[editar | editar código-fonte]

Ao longo da sua vida esteve sempre ligado a associações desportivas, tendo desempenhado funções como Dirigente Associativo e Desportivo das seguintes associações:


No Núcleo de Árbitros de Futebol de Porto de Mós chegou a desempenhar a função de Presidente em 2008 e 2016. Entre 2012 e 2016 desempenhou funções como Diretor da APAF. Para além disso, desempenha atualmente funções como:

Cargos Políticos[editar | editar código-fonte]

Para além disso, também já desempenhou funções como Deputado Autárquico e Intermunicipal na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria entre 2017 e 2021 e, na C.M. da Batalha desde 2017 até ao momento.

Percurso Académico[editar | editar código-fonte]

Encontra-se atualmente a tirar a licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM).

Desde 2018 que é docente da Pós-Graduação em “Gestão do Desporto para Dirigentes” no ISCAC- Coimbra Business School.

Desde 2022 que também faz parte do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM).