Meduza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Meduza
Meduza
Requer pagamento? Sim
Lançamento 20 de outubro de 2014
Endereço eletrônico Russo: meduza.io
Inglês: meduza.io/en

Meduza é um jornal online e agregador de notícias baseado em Riga, no idioma russo, liderado por Galina Timchenko, ex-editora-chefe do site de notícias russo Lenta.ru.

Concepção[editar | editar código-fonte]

Meduza é um agregador de notícias, textos e podcasts em russo que são selecionados manualmente, ao contrário dos rankings automáticos do Yandex News. O principal critério para publicação de conteúdo é a relevância e confiabilidade das informações, não o status da fonte.[1] Além disso, Meduza cria seus próprios materiais. O site inclui cinco tópicos principais e não possui seções ou colunas. Um dos formatos da publicação é a análise de questões complexas usando cartões, semelhante ao projeto americano vox.com.[carece de fontes?]

Em fevereiro de 2015, o site também lançou uma versão em inglês. Em janeiro de 2016, a fundadora e CEO Galina Timchenko entregou o papel de editora-chefe a seu vice Ivan Kolpakov.[2] Em novembro de 2018, Kolpakov anunciou sua renúncia após um escândalo de assédio sexual.[3] Ele foi reintegrado como editor-chefe em 11 de março de 2019.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Meduza é dirigido por uma equipe de cerca de vinte jornalistas que se demitiram do Lenta.ru após a inesperada remoção de Galina Timchenko de seu cargo pelo proprietário do site e aliado de Vladimir Putin, o oligarca Alexander Mamut. Não há jornalistas letões no projeto.

Timchenko disse à Forbes que a decisão de sediar Meduza na Letônia foi tomada uma vez que "no momento é possível estabelecer uma editora independente de língua russa na Letônia, enquanto na Rússia não é".[4] O empresário e ex-oligarca russo Mikhail Khodorkovsky e o magnata das telecomunicações Boris Zimin foram considerados investidores passivos; no entanto, eles se separaram "por razões estratégicas e operacionais".

Censura[editar | editar código-fonte]

Segundo Timchenko, Meduza servirá não apenas como agregador, mas também produzirá seu próprio conteúdo. Assim, visa preencher um nicho de mercado que existe devido a "uma longa lista de tópicos proibidos que a mídia russa não levanta por várias razões - devido à censura direta e indireta".[4]

No dia seguinte ao lançamento, Meduza foi bloqueado[5] no Cazaquistão, provavelmente devido a um artigo[6] sobre a cidade de Oskemen (Ust-Kamenogorsk).

O site também foi bloqueado no Uzbequistão.[7] As razões para isso não são claras.

O Meduza implantou meios técnicos para contornar a censura com seus aplicativos móveis.[8]

Em junho de 2019, o jornalista do Meduza Ivan Golunov foi preso pela polícia russa por delitos de drogas. Colegas e amigos de Golunov disseram acreditar que as acusações foram feitas, motivadas por suas investigações sobre corrupção.[9]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias