Noruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nawruz, Novruz, Nowruz, Nowruz, Nawruz, Nauryz, Nuruz, Nowruz, Navruz, Nowruz, Nevruz e Navruz (Festa do Ano Novo)

Mesa tradicional do Noruz
País(es)  Afeganistão
 Azerbaijão
 Índia
Irã Irão
 Iraque
Cazaquistão
 Quirguistão
 Uzbequistão
Paquistão
Tajiquistão
Turquemenistão
 Turquia
Domínios Artes cénicas
Conhecimentos e usos relacionados com a natureza e o universo
Técnicas artesanais tradicionais
Tradições e expressões orais
Usos sociais, rituais e atos festivos
Referência 01161
Região Ásia e Pacífico
Inscrição 2016 (11.ª sessão)
Lista Lista Representativa
Noruz
Nome oficial Noruz
Outro(s) nome(s) Norouz, Norooz, Narooz, Nawruz, Newroz, Newruz, Naw-Rúz, Nowroj, Navroj, Neyruz, Наврӯз, Navruz, Navrez, Nooruz, Nauryz, Nevruz, Nowrouz.
Celebrado por
Irã Irã
Afeganistão Afeganistão
Curdistão iraquiano

Bandeira do Uzbequistão Uzbequistão
Turquemenistão Turcomenistão
Cazaquistão Cazaquistão
Quirguistão Quirguistão
Tajiquistão Tajiquistão
Azerbaijão Azerbaijão
Grupos étnicos e religiosos dispersos: Zoroastrianos, Bahá'ís. Também seguido na Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Cáucaso, Crimeia, Geórgia, Índia, Iraque, Caxemira, Cazaquistão, Kosovo, Macedônia do Norte, Paquistão, Sérvia, Síria, Uzbequistão

Tipo Internacional
Início Equinócio de março
Obs. - Algumas comunidades celebram em uma data fixa: 20, 21 ou 22 de março. Os pandits da Caxemira celebram o Noruz em uma data entre meados de março e meados de abril, conforme o calendário lunar hindu.
Tradições Ano-novo persa.

Noruz (em pársi نوروز; também transliterado como Nowroz, Noe - Rooz, Norooz, Novruz, Noh Ruz, Nav-roze, Navroz ou Náw-Rúz; em português: 'Dia Novo') é uma festa tradicional da Ásia Central que celebra o Ano Novo do calendário persa — marcando a renovação da natureza (primeiro dia da primavera). O Noruz pode acontecer no dia 20, 21 ou 22 de março do calendário Gregoriano, a depender do momento (dia e hora exata) em que ocorra o equinócio de primavera. Em 2024 é comemorado a 20 de março, segundo o calendário persa. A celebração do Noruz ocorre há pelo menos 3 000 anos e está profundamente enraizada nos rituais e nas tradições do Zoroastrismo. Atualmente, acontece em muitos países que foram parte dos antigos impérios iranianos ou sofreram sua influência. Fora do Irã, é comemorada no Curdistão (onde é chamada Newroz), no Afeganistão, na Albânia, nas antigas repúblicas soviéticas do Tajiquistão, Uzbequistão, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, na Macedônia do Norte, na Turquia e no Turcomenistão) e também por várias comunidades de origem iraniana, em todo o Oriente Médio. Além disso, o Noruz também é comemorado pelos parses zoroastrianos, na Índia.

A saudação usual é Noruz Mubarak ('Feliz ano-novo'). Na Turquia, diz-se Nevruz mübarek olsun ('Tenha um ano-novo abençoado', em turco) ou Cejna we pîroz be (em curdo).

O dia 21 de março foi proclamado Dia Internacional do Noruz pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua resolução A/RES/64/253 de 2010,[1] por iniciativa de vários países que compartilham este feriado, e foi inscrito, em 2009, na Relação Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, como uma tradição cultural observada por numerosos povos e que promove valores de paz e solidariedade entre gerações e dentro das famílias, bem como a reconciliação, a aproximação e a amizade entre diferentes povos.[2]

A festa do Ano Novo é geralmente uma efeméride na qual as pessoas expressam o desejo de prosperidade e renovação das suas vidas. Em muitas partes do Afeganistão, Azerbaijão, Cazaquistão, Índia, Irão, Iraque, Paquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Turquia e Uzbequistão, este evento tem lugar no dia 21 de março e recebe a denominação Nauryz, Navruz, Nawruz, Nevruz, Novruz, Nowruz ou Nuruz, que têm o mesmo significado de "novo dia" nas diferentes línguas destes países. Durante várias semanas, várias celebrações de rituais, cerimónias e eventos culturais são realizadas. Uma característica tradicional e específica desse período é a de se fazerem reuniões com a família e os amigos em volta de uma mesa decorada com objetos que simbolizam pureza, luminosidade, vida e prosperidade. Os participantes das celebrações são adornados com roupas novas e visitam vizinhos e parentes, principalmente os idosos. Também são feitos presentes, especialmente para as crianças, que geralmente consistem em objetos feitos por artesãos. Neste festival de Ano Novo há apresentações de música de rua e dança, ritos de água e fogo são celebrados em público, são organizadas competições desportivas tradicionais, faz-se e vende-se artesanato diverso.[3]

Noruz e o equinócio de março[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Equinócio
Iluminação da Terra pelo Sol, no dia do equinócio.

O primeiro dia do calendário iraniano cai no equinócio de março, que corresponde ao primeiro dia da primavera no Hemisfério Norte. Durante o equinócio, o sol incide diretamente sobre o equador.

No século XIII foram feitas importantes reformas nos calendários iranianos com o propósito de fixar o início do ano calendário, i.e. Noruz, no equinócio vernal. Segundo a definição de Noruz dada pelo cientista iraniano Ṭūsī "o primeiro dia do ano-novo oficial [Noruz] era sempre o dia em que o sol entrava em Áries antes do meio-dia".[4]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra Noruz é formada pelos vocábulos persas nov (também transliterada como nou, now, nev, etc.), que significa 'novo' (também nos idiomas curdo, avéstico, sânscrito e várias outras línguas indo-européias) e roz ou ruz ou, ainda, rozh, proveniente do avéstico rəzaŋh, que significa 'dia' ou 'luz do dia' e que, em persa médio e em pársi, manteve o mesmo significado. Em curdo, o termo apresenta variações dialetais ou de transliteração, tais como Newroz, Nûroj ou Neweroc.

História[editar | editar código-fonte]

As mais antigas referências ao Noruz remontam à época parto-arsácida (247 a.C. - 224 d.C.). Há referências específicas à celebração durante o reino de Vologases I (51-78). Mas há razões para acreditar que a celebração seja bem mais antiga e que já fosse um dia importante durante a dinastia Aquemênida (c. 648 a.C. - 330 a.C.). É possível que o célebre complexo palaciano de Persépolis (ou pelo menos algumas das suas edificações, como a Apadana e o "Palácio das Cem Colunas") tenha sido construído para ser utilizado nas celebrações de Noruz. Entretanto não há referência ao termo nas inscrições aquemênidas.

Detalhes substanciais sobre a celebração aparecem desde o reinado de Artaxes I, fundador da dinastia Sassânida (224 - 650). Sob os reis sassânidas, o Noruz era o dia mais importante do ano. A maior parte das tradições reais de Noruz — como as audiências públicas do rei, os presentes e o perdão aos prisioneiros — foi estabelecida durante o período sassânida e chegou até a nossa época.

Assim como a tradição do Sadeh (celebrado no meio do inverno), o Noruz sobreviveu no Irã após a introdução do Islamismo, em 650. Há indicações de que os quatro grandes califas presidiram festividades do Noruz, e que o dia era feriado no período abássida. Outras celebrações, como os Gahambars e Mehragan, foram abandonadas ou mantidas apenas pelos zoroastrianos, que as levaram até a Índia.

Após a queda do califado e a restauração das dinastias iranianas, como a dos Samânidas e a dos Buídas, o Noruz foi elevado a um nível ainda mais importante. Os Buídas fizeram reviver as antigas tradições da época Sassânida e outras celebrações menores, que haviam sido eliminadas pelo califado.

Era Contemporânea[editar | editar código-fonte]

Antes do colapso da União Soviética, o Irã e o Afeganistão eram os únicos países que oficialmente observavam as cerimônias de Nowruz. Quando os países do Cáucaso e da Ásia Central conquistaram a independência dos soviéticos, eles também declararam o Nowruz como feriado nacional.

Nowruz foi adicionado à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO em 2010.

Chāhār Shanbe Sûri چهارشنبه‌سوری[editar | editar código-fonte]

Curdos durante o Chāhār Shanbe Sûri em Istambul.
Selo iraquiano emitido em 1971 por ocasião do Noruz.

Na última quarta-feira do ano, os iranianos celebram o Chāhār Shanbe Sûri, momento em que todos saem à rua, fazem fogueiras e saltam, gritando Zardie man az tou Sorkhie tou az man, que significa "eu lhe dou a minha cor amarela (doença) e você (o fogo) me dá a sua cor vermelha (saúde)."

Oferecer doces conhecidos como Ajile Moshkel Gosha é o modo de agradecer pela saúde e felicidade do ano anterior. Há várias outras tradições ligadas a essa noite, como os rituais de Kûzeh Shekastan, durante os quais se quebram jarras que simbolicamente conteriam toda a má sorte. Pratica-se também a Fal-Gûsh ou a arte da adivinhação, escutando as conversas dos passantes na rua, e o ritual de Gereh-gosha-î, que consiste em dar um nó em um lenço e pedir à primeira pessoa que passar, que o desfaça, a fim de afastar toda a má sorte.

Haft Sîn[editar | editar código-fonte]

Haftsin, os objetos simbólicos do Noruz.

Haft sîn (em pársi: هفت سین) ou "sete sîn" é uma tradição ligada ao Noruz. No ano-novo, sete itens, cujos nomes comecem com a letra sîn (س no alfabeto perso-árabe), devem ser dispostos sobre uma mesa ou sobre tapetes, em um espaço reservado para receber convidados. Originalmente chamada haft chin (هفت چین), a tradição evoluiu mas manteve seu simbolismo, e as famílias procuram arrumar os objetos do modo mais decorativo possível. Segundo a tradição, os sete objetos são:

  • sabzeh (سبزه) — brotos de trigo, cevada ou lentilha germinando em um prato ou vaso, como símbolo do renascimento.
  • samanu (سمنو) — um doce feito de germe de trigo, simbolizando a afluência.
  • senjed (سنجد) — o fruto seco da oliveira do paraíso (Eleagnus angustifolia), que simboliza o amor
  • sîr (سیر) — alho, simbolizando remédio ou cura
  • sîb (سیب) — maçãs, símbolo de beleza e saúde
  • somaq (سماق) — especiaria extraída dos frutos secos da Rhus coriaria, que simboliza o nascer do sol
  • serkeh (سرکه) — vinagre — simbolizando longevidade e paciência

Eventualmente, alguns elementos tradicionais podem ser substituídos por outros, cujo nome também comece com a letra sîn.

A comida do Noruz[editar | editar código-fonte]

  • Sabzi polo Mahi: arroz com ervas (cebolinha, salsa, endro, coentro e feno-grego), servido com peixe.
  • Reshteh Polo: arroz cozido com aletria, que, segundo a tradição, ajuda a ter sucesso na vida.
  • Dolma Barg: prato tradicional da cozinha azeri, preparada antes da chegada do ano-novo. É feito de vegetais, carne e arroz previamente cozidos e depois envolvidos em folha de videira, sendo então cozidos novamente. Diz-se que ajuda a concretizar os desejos.
  • Shakarbura: pasteis recheados de um doce de nozes e assados no forno, também típicos da culinária do Azerbaijão.
  • Kuku sabzi: omelete com ervas (salsa, endro, coentro, espinafre, cebolinha) e nozes, servida no jantar de Ano Novo.

Datas[editar | editar código-fonte]

Embora a data do Noruz seja determinada astronomicamente, e corresponda à data de 1 de Favardin, esta pode corresponder aos dias 20, 21 ou 22 de março do Calendário Gregoriano, dadas as irregularidades deste último:

Dia do calendário gregoriano correspondente ao primeiro dia do calendário persa[5]
21 de março
1315-1374 1936-1995
À exceção de:
22 de março
1318 1939
1322 1943
1326 1947
1330 1951
1334 1955
1338 1959
março
21 21 21 20
1372 1993 1373 1994 1374 1995 1375 1996
1376 1997 1377 1998 1378 1999 1379 2000
1380 2001 1381 2002 1382 2003 1383 2004
1384 2005 1385 2006 1386 2007 1387 2008
1388 2009 1389 2010 1390 2011 1391 2012
1392 2013 1393 2014 1394 2015 1395 2016
1396 2017 1397 2018 1398 2019 1399 2020
1400 2021 1401 2022 1402 2023 1403 2024
março
20 21 21 20
1404 2025 1405 2026 1406 2027 1407 2028
1408 2029 1409 2030 1410 2031 1411 2032
1412 2033 1413 2034 1414 2035 1415 2036
1416 2037 1417 2038 1418 2039 1419 2040
1420 2041 1421 2042 1422 2043 1423 2044
1424 2045 1425 2046 1426 2047 1427 2048
1428 2049 1429 2050 1430 2051 1431 2052
1432 2053 1433 2054 1434 2055 1435 2056
20 de março
1436-1457 2057-2078
À exceção de:
21 de março
1437 2058
1438 2059
1442 2063
1446 2067
1450 2071
1454 2075

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. DAG Repository. United Nations Official Documents. General Assembly. International Day of Nowruz : resolution adopted by the General Assembly
  2. United Nations. Nowruz Day - 21 March
  3. UNESCO. «Nawruz, Novruz, Nowruz, Nowruz, Nawruz, Nauryz, Nuruz, Nowruz, Navruz, Nowruz, Nevruz y Navruz (Festividad del Año Nuevo)». Consultado em 19 de dezembro de 2018 
  4. R. Abdollahy, Calendars ii. Islamic period[ligação inativa], in Encyclopaedia Iranica, Vol. 4, London-Newyork, 1990.
  5. Borkowski, Kazimierz (1996). «The Persian Calendar for 3000 years» (PDF). Earth, Moon and Plantes. 74: 223-230. Consultado em 24 de abril de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]