Portal:Saúde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Saúde
 ver · editar Saúde
Saúde
Saúde
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. A OMS foi a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo.

A definição adotada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem-estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde. Alguns afirmam ainda que a definição teria possibilitado uma medicalização da existência humana, assim como abusos por parte do Estado a título de promoção de saúde.

 ver · editar Artigo destacado

Saúde pública na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos, com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais. Por outro lado como destaca Rosen a aplicação efetiva de tais princípios depende de elementos não-médicos principalmente de fatores econômicos e sociais. Pode-se dizer que a saúde política e económica centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações.

 ver · editar Biografia destacada

Adolfo Lutz foi um médico e cientista brasileiro, pai da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. Pioneiro na área de epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas. Lutz foi o primeiro cientista latino-americano a estudar e confirmar os mecanismos de transmissão da febre amarela pelo Aedes aegypti, uma espécie de mosquito que é um reservatório natural e vetor dessa doença. Foi o responsável pela identificação do blastomicose sul-americano. Sua dedicação à saúde pública fez com que lutasse e pesquisasse sobre várias epidemias de diversas regiões do Brasil. Outras de suas realizações foram sobre a Entomologia Médica e as propriedades terapêuticas das plantas.

 ver · editar Imagens destacadas
Instituto Butantan
Instituto Butantan
Instituto Butantan
Instituto Butantan

Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica, em São Paulo. É uma instituição pública estadual, subordinada à Secretaria de Estado da Saúde do governo paulista. É responsável pela produção de grande parte de soros e vacinas consumidos no Brasil.

 ver · editar Citação


 ver · editar Você sabia?

...que os glóbulos vermelhos são as únicas células do corpo humano que não possuem núcleo? Este perde-se durante a eritropoiese (processo de formação dos glóbulos vermelhos), que ocorre na medula óssea.

...a cãibra está relacionada à carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião, nos grãos de feijão, como lentilha, grão-de-bico e o próprio feijão e nos cereais integrais.

...a tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação.

 ver · editar Colabore!
Projetos Saúde
Projetos Saúde

Projeto Saúde


Este portal conta com o Projeto Saúde, um local para coordenar o desenvolvimento e manutenção dos artigos relacionados com saúde e medicina, assim como do próprio portal. Junte-se a nós, inscrevendo-se como participante!

 ver · editar Notícias
Notícias
Notícias
19 de abril de 2024

» Os 5 esportes que podem te fazer queimar mais calorias
Tudo depende da intensidade de exercício, mas há modalidades esportivas que demandam mais esforço físico que outras e, como consequência, fazem o corpo gastar mais energia.

» Brasil vive epidemia de sífilis
O Ministério da Saúde admitiu que o país vive uma epidemia da doença e lançou uma série de medidas para tentar reverter o aumento de casos.

» Mortes por dengue e chikungunya somam 87 casos em Pernambuco
Exames tiveram resultado positivo para as duas doenças em 16 óbitos. No período em 2015, Secretaria de Saúde confirmou 20 mortes por dengue.

» Já teve um ‘déjà-vu’? Cientistas descobriram a causa da sensação
Pela primeira vez, pesquisadores descobriram que o fenômeno é nosso cérebro checando a memória que acabou de criar.

» A cada 8 horas sentado, é necessário 1 hora de exercício, diz estudo
Caminhar ou pedalar pode combater malefícios de ficar 8 horas sentado. Segundo pesquisa, recomendação da OMS sobre exercício é insuficiente.

» Anvisa inclui novas drogas em lista de substâncias banidas
Cinco drogas foram listadas como proibidas seguindo recomendação da ONU. São elas acetilfentanil, MT-45, 4,4'-DMAR, alfa-PVP e PMMA.

» Como a aspirina líquida pode combater tumores cerebrais
Cientistas de universidade britânica anunciam descoberta que pode revolucionar tratamento e 'ataca' células comprometidas sem afetar as comuns.

» Zika pode causar problemas oculares em adultos, diz pesquisa
Pesquisa mostra pela primeira vez que o vírus da zika está associado a uma inflamação intraocular em adultos, e não apenas em bebês.

» Anvisa propõe proibir uso de termômetros de mercúrio na saúde
Agência vai abrir consulta pública para discutir proposta. Mercúrio é tóxico para humanos e para o meio ambiente.

» Circulação do vírus entre adultos é uma das causas do aumento de caxumba
Ministério da Saúde oferece duas vacinas contra a doença no calendário nacional.

» Estudo relaciona a temperatura muito quente das bebidas com o câncer
A bebida muito quente queima a língua e o esôfago, que vai ficando irritado. As células se modificam na associação com outros fatores do câncer.

» Brasil irá exigir certificado internacional de vacinação de febre amarela
A medida será para viajantes de Angola e República Democrática do Congo. A recomendação é do Comitê de Emergência da OMS, devido às ocorrências de surtos da doença nestes dois países.

» OMS reafirma segurança para a realização das Olimpíadas no Brasil
Comitê de Emergência reforça que risco de propagação do Zika é muito baixo durante os jogos e que não deve haver restrições gerais sobre viagens.

» Obesidade leva a doenças como gordura no fígado e diabetes
A gordura no fígado e a diabetes são doenças associadas à obesidade. Atividade física três vezes por semana é um remédio nesses casos.

» Ministério da Saúde anuncia testes da vacina para Zika, em novembro
Vacina estará disponível para os testes em animais. Substância poderá estar disponível para produção em dois anos.

» Instituto Butantan trabalha em soro para grávidas infectadas por zika
Além de trabalhar em uma vacina contra o zika vírus, o Instituto Butantan também vai buscar a criação de um soro anti-zika que poderia, no futuro, ser usado em grávidas diagnosticadas com o vírus.

» Novo teste pode aumentar diagnósticos de microcefalia ligada ao zika, diz diretor do Oswaldo Cruz
Um exame desenvolvido pelo Brasil e que deve ser distribuído na rede pública de saúde até o fim do ano pode revelar um número maior de casos de microcefalia ligada ao zika.

» Agência da ONU propõe esterilizar Aedes aegypti com radiação
Um novo método para tornar mosquitos machos inférteis por radiação nuclear poderia ajudar a reduzir as populações do Aedes aegypti, mosquito transmissor de zika, dengue e chikungunya.

» Zika: OMS declara emergência internacional em saúde pública
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika identificados em diversos países.

» Saúde dos brasileiros é tema de edição especial da revista The Lancet
A revista inglesa The Lancet, uma das mais influentes publicações médicas do mundo, lança em Brasília uma edição especial sobre a saúde dos brasileiros. Uma série de seis artigos reúne 29 especialistas em saúde pública de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. O lançamento será realizado no Auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), nos dias 9 e 10 de maio.

 ver · editar Portais relacionados
Enfermagem Farmácia Medicina