Wikipédia:Nada de contribuidores absolutos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um princípio fundamental do modelo wiki, sob o qual a Wikipedia é fundada, é que qualquer um pode editar - usuários são altamente aconselhados a serem audazes mas não irresponsáveis - na atualização de artigos e ignorar alguma regra que os impeça de colaborar com a comunidade para melhorar a enciclopédia. Contudo, como em qualquer grande projeto, muitos problemas surgem quando algum contribuidor antigo expressa sentimentos de direito e superioridade em relação aos editores menos prolíficos – conhecido como contribuidor absoluto.

Os contribuidores prolíficos constituem parte valiosa deste projeto e merecem o respeito da comunidade. Contudo, a existência de contribuidores absolutos gera problemas graves e prejudiciais ao projeto. Os padrões duplos de conduta podem desenvolver-se, desiludindo e desmoralizando usuários que não foram abençoados. Os contribuidores absolutos podem ser apoiados por outros membros da comunidade, às vezes tornando-se um grupo exclusivo de editores afiliados que tendem a reforçar mutuamente um a outro – "a camarilha" muitas vezes difamada. Tristemente, uma prevalência desta atitude pode levar a um esgotamento no crescimento e desenvolvimento do projeto.

Editores devem lembrar-se de que colaboram em um ambiente coletivo, onde nenhum editor é melhor do que outro. Em vez de um sistema de classe, deve-se desenvolver uma atmosfera de honra e respeito mútuos por todo trabalho que cada qual promova.