Guacamole

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guacamole

O guacamole é uma iguaria típica da culinária do México,[1] servida com uma grande variedade de pratos e geralmente acompanhada com pico-de-gallo e nata azeda.

É basicamente um puré de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.

O nome "guacamole" tem origens indígenas no náuatle: [aː.wa.ka.ˈmóː.lːi] onde "Ahuacatl" (abacate) e "mole", um nome genérico para "molho".

Segundo a tradição pré-hispânica, a forma de se fazer guacamole foi ensinada ao povo Tolteca pelo deus Quetzalcóatl. Esta iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizadores espanhóis, foi exportada para a Europa.

Diz-se que o guacamole foi servido a primeira vez no Brasil por volta do ano de 1684, pela cozinheira Eduarda Neves, e a partir dessa data começou a ser inserido também na cultura brasileira que é super miscigenada.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
Wikilivros
O wikilivro Livro de receitas tem uma página intitulada Guacamole

Referências

  1. Zeldes, Leah (4 de novembro de 2009). «Eat this! Guacamole, a singing sauce, on its day». Dining Chicago (em inglês). Chicago’s Restaurant & Entertainment Guide. Consultado em 2 de novembro de 2016 
  2. Molho dos deuses? Guacamole! burritos clandestinos
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.