Reagente químico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Reagente)

Um reagente químico ou reativo químico é uma espécie química usada numa reação química. Implica geralmente numa substância química que é adicionado com a finalidade de provocar um fenômeno químico. As substâncias inicialmente presentes num sistema e que se transformam em outras devido à ocorrência de uma reação química são denominadas reagentes.[1] E as novas substâncias produzidas são chamadas produtos.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Por exemplo, o ácido clorídrico é um reagente químico que provoca a liberação de CO2 do carbonato de cálcio:

2 HCl + CaCO3 CaCl2 + H2O + CO2

Similarmente, o ácido clorídrico é um reagente químico que reage com o zinco produzindo gás hidrogênio, sendo o hidrogênio proveniente do ácido:

2 HCl + Zn ZnCl2 + H2

Na reação representada abaixo o sal (NaCl) e o nitrato de prata (AgNO3) são os reagentes e o nitrato de sódio (NaNO3) juntamente com o cloreto de prata (AgCl) são os produtos da reação.

NaCl + AgNO3 NaNO3 + AgCl <

Classificar alguns dos produtos químicos envolvidos numa reação química como um “reagente” é na maioria das vezes uma questão de convenção ou perspectiva.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Nič, Miloslav; Jirát, Jiří; Košata, Bedřich; Jenkins, Aubrey; McNaught, Alan, eds. (12 de junho de 2009). «reactant». Research Triagle Park, NC: IUPAC (em inglês). ISBN 9780967855097. doi:10.1351/goldbook.r05163 
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.