Sundae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sundae de chocolate
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sundae

Sundae[1] é uma das sobremesas típicas da família nos Estados Unidos: basicamente, consiste de bolas de sorvete cobertas com molho ou xarope, como chocolate, caramelo ou morango, podendo, ainda, receber cobertura de amendoim ou castanha, cerejas, entre outras.

A História do Sundae[editar | editar código-fonte]

A origem do termo é controversa. Várias cidades americanas se dizem o local de surgimento do verdadeiro sundae de sorvete. Entre essas cidades, estão: Ithaca, New York; Two Rivers, Plainfield, Evanston, New Orleans, Cleveland e Buffalo.

Mais recentemente, as cidades de Two Rivers e Ithaca têm usado da controvérsia para atrair publicidade em favor do turismo local.

Das muitas histórias de invenção do sundae', a mais comum é a condenação por parte da comunidade protestante de consumo nos domingos (Sunday, em inglês) do ice cream soda e, daí, a preparação de um substituto popular para consumo neste dia.

O primeiro sundae documentado[editar | editar código-fonte]

O primeiro sundae documentado teria sido criado nos Estados Unidos da América, no dia 3 de abril, ao meio-dia de 1892, em uma sorveteria de Ithaca, por John M. Scotte e Chester Platt.

Tipos de Sundae[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dicionário escolar da língua portuguesa: Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1 209.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]