Usuário:Hallel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estou neste "projeto de enciclopédia" desde o ano de 2007. Quando cheguei, sequer sabia porque cargas d'água chamavam-me "IP". Mesmo editor desde 2007, só me registrei e adotei o nick Hallel em 2010. Em 2007 era um estudante de ensino médio buscando contribuir acerca do mundo que me cercava. Hoje sou pesquisador, já graduado e mestre, com um mundo de conhecimento a me cercar, em parte graças à Wikipédia e seus projetos irmãos.

Alguns pensamentos estruturados e filosofias que tenho comigo a partir da colaboração nos projetos wiki (Wikipédia/Wikimédia):

1) Ética base dos projetos wiki:

2) Conceito base para qualquer usuário wiki:

3) A concepção freiriana de educação dialógica encontra prova cabal na Wikipédia, onde ele (o conhecimento) é algo vivo, mutável e passível de ser construído a partir de processos coletivos. Portanto, a Wikipédia, em sua característica viva, mutável e em constante construção colaborativa, permanece um esboço ou "projeto de enciclopédia".

4) De modo geral, a Wikipédia é colossal, caótico-organizada (é dual mesmo) e universalizante. Em sua organização (ou desarrumação), há elementos ora anárquicos, ora revolucionários, ora democráticos e ora com doses nada seguras de autocracia. É necessidade ímpar, porém, a diversidade para que se sustente em sua amplitude, notoridade, fiabilidade, grandeza e diferenças, que a tornam fonte de conhecimento livre.

5) Porém, antes de tudo, o projeto depende de um esforço monumental de colaboração coletiva para que continue vivo. Assim, não se apegue às múmias e fósseis do caminho. Começe a colaboração no seu tempo e a continue também no seu tempo.

6) Não se perca no labirinto de regras e opiniões sobre o universo Wikipédia/Wikimédia; o zênite será sempre o compartilhamento do conhecimento.

7) Não confunda ferramentas com cargos; não confunda colaboração com endosso; não confunda zelo com importunação; não confunda o seu projeto pessoal com o projeto coletivo.

8) A Wikipédia/Wikimédia, no fim, comporta-se como uma empresa em busca de lucros e dividendos. Por mais que a colaboração ajude enormemente, por exemplo, no trabalho escolar de uma criança de uma escola pública e na democratização do conhecimento, cabe citar o professor Alysson Mascaro (2022): "[não seja] correia de transmissão de seu próprio flagelo". Questione a fonte, o consenso, a comunidade, a liderança corporativa (principalmente esta), etc.. No processo, não esqueça de sempre descansar.

Userboxes[editar | editar código-fonte]

Este editor está cadastrado na Wikipédia.
Este editor tem um PC que vive dando pau e já o puniu por isso.
Este editor detesta políticas estúpidas e desnecessárias
Este usuário sabe que todas as torradeiras tostam torradas!
É proibido colocar esta userbox em uma página de usuário.