Índia

2178
Fonte: Wikivoyage
Ásia > Sul da Ásia > Índia
Índia

Bandeira
Informações básicas

Índia (em hindi: भारत , Bharatha) é um país do Sul da Ásia.

Entenda[editar]

A Índia é um país extenso, com mais de 3 milhões de quilômetros quadrados e regiões contrastantes tais como desertos e florestas tropicais, savanas e cumes com neves eternas, com uma população extremamente heterogênea, de mais de 1.000 milhões de pessoas, com centenas de religiões e correntes espiritualistas, com centenas de línguas e dialetos, com diferentes culturas e algumas delas ancestrais, com uma literatura clássica monumental, abrangendo a filosofia, a arte, a fisiocultura, o espiritualismo, a medicina, as artes marciais, a matemática, a economia, a astronomia, o direito e todos os ramos do conhecimento humano, que influenciou os persas, os gregos, os fenícios, os romanos, os árabes e que foi a base ancestral da moderna cultura europeia como a conhecemos, deve ser assaz difícil de ser compreendido.

Regiões[editar]

A Índia está dividida em 28 estados e 7 territórios (6 da união e um da capital), agrupados por regiões:

Regiões e estados da Índia
Himalaia
Região montanhosa ao norte
Central
Onde se situa a capital, Nova Déli
Oeste
Com Goa e Mumbai sendo os destinos mais famosos
Sul
Com destaque para Kerala e Tamil Nadu
Leste
Com Calcutá e Puri
Nordeste
A região mais distante


Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Chegar[editar]

Tanto brasileiros como portugueses precisam obter visto previamente para viajar para a Índia. O consulado da Índia [1] em São Paulo (tel. 11 3171-0340/1) atende os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e os da Região Sul. A embaixada em Brasília, o resto do país. Custa R$ 145,00 e demora 3 dias úteis e 2 fotos 3x4 são necessárias, além da vacina contra a febre amarela.

De avião[editar]

Não há voos diretos do Brasil nem de Portugal. As conexões mais usadas para partidas do Brasil são via Joanesburgo (África do Sul), cujo custo beneficio é o mais atraente. Outras opções existem, mas são mais caras e demoram muito mais horas de viagem. Londres, Amsterdam, Paris, Frankfurt e Dubai são algumas delas.

De barco[editar]

De carro[editar]

De autocarro/ônibus[editar]

De comboio/trem[editar]

Circular[editar]

De avião[editar]

Ha boas companhias aéreas locais servindo todas as maiores cidades da India. Os aviões são geralmente novos e bem conservados, pontuais e as passagens baratas. Pode-se comprar os vôos diretamento nos balcões das companhias, pela internet ou em agências de turismo locais.

De barco[editar]

De carro[editar]

Jamais imagine dirigir um automóvel na Índia, o trânsito é simplesmente caótico, tanto nas cidades quanto nas estradas. A mão de direção é a inglesa, pela esquerda, mas ninguém parece levar isso muito a sério, as ruas estão sempre repletas de veículos de tração animal, com as motorizações mais diversas (camelos, búfalos, bois, cavalos, etc.), uma multidão de pedestres, rikshas, moto-rickshas, vacas, elefantes, macacos e várias outras entidades vivas disputando democraticamente o seu espação com carros, caminhões, tratores, motos, ônibus e tudo mais o que possuir rodas.

O meio de locomoção vai depender da pressa, do destino e das condições climáticas. Para viajens longas o trem é o transporte ideal, para quem tem pressa, os aviões. Já os ônibus são ruins, barulhentos e raros.

Nas cidades você pode viajar curtas distancias (até uns 5 ou 6 km) de rickshas, que são bicicletas com banco de passageiro; as distâncias maiores de motoricksha, que ao invés de bicicleta são triciclos motorizados que viajam um pouco mais rápido. São meios de tansportes baratos e abundantes, para ruas onde a velocidade do trânsito é sempre inferior a uns 5 km/h. Combine o preço do trajeto antes de embarcar e sempre peça um abatimento da ordem de uns 90%, o valor será mais ou menos uns 70% daquilo pedido pelo condutor.

De autocarro/ônibus[editar]

Esse é o pior meio de transporte da India. A maioria das estradas é de pista única, estreita, movimentada e com o asfalto esburacado. Os ônibus são enjenhocas ruidosas e fumegantes, com os seus diversos fragmentos unidos com cola, trapos, elásticos, borracha, chiclete e tudo o que grudar, e que vai se desfazendo com o chacoalhar da estrada. Se você preferir andar de ônibus por lá tenha muita convicção da reencarnação e muito pouco apego por esse seu corpo atual!

De comboio/trem[editar]

Ferrovias da Índia

Para viagens longas os trens são insuperáveis. Há uma trama imensa de trens de passageiros para qualquer destino dentro da Índia e as acomodações nos vagões são variadas, dependendo do preço que se pode pagar pela passagem. Vai desde um confortável vagão-cama com ar condicionado (Air Sleep Class) até os vagões só com assentos de madeira (terceira classe). As viagens são seguras e você vai se integrando com os demais passageiros, que são sempre muito amáveis e curiosos, querem saber tudo a respeito de tudo sobre sua família, seu país, sobre sua impressão sobre a Índia, etc. Deve-se ter cuidado com gatunos que podem roubar a bagagem e é sempre bom levar água, frutas, pães e bolachas para comer pelo caminho, pois não há serviço de restaurante nos trens e as viagens podem levar alguns dias! Na verdade o serviço de bordo dependerá a classe e companhia escolhida, portanto convém certificar-se antes.

Há um trem muito bom, que faz um giro turístico de uma semana por todo o Rajastão, conhecendo Agra (onde fica o Taj Mahal), Jaipur, Udaipur e outras cidades do Rajastão, que são verdadeiros sonhos das mil e uma noites, com palácios extraordinários, fortalezas, templos, bazares, obras arquitetónicas grandiosas e magnificas, dos mais variados períodos da historia indiana. O pacote para esse trem, o Raj Express custa uns 400 dólares e pode ser comprado com antecedência em agências de turismo. Recomenda-se esse percurso ao turista de primeira viagem que não esta familiarizado com a Índia.

Fale[editar]

O inglês é a chamada língua franca na Índia, onde existem 80 línguas oficiais, uns 400 dialetos e mais de 10 diferentes alfabetos. A maioria dos indianos, ao menos no Norte e na Bengala, tem um vocabulário de umas 80 palavras em inglês e você pode se arranjar facilmente para saber o preço das coisas, indagar onde fica algum lugar, que plataforma pegar o trem, para comer, etc. Mas não espere ter uma conversação em inglês, o que a maioria os indianos sabe de inglês é o inglês que as pessoas da rua no Brasil são capazes de entender.

Os indianos têm uma grande facilidade de se comunicar em qualquer língua, fazem tudo para ser compreendidos, e podem ter um vocabulário surpreendente com palavras do inglês, do russo, italiano, francês e de vários idiomas locais. Acho que a torre de Babel esta na Índia!

Se você souber algumas palavras e verbos mais usados em hindi, esse idioma associado ao inglês vai fazer de você um verdadeiro cidadão indiano!

Veja[editar]

Estátua de Shiva em Bangalore
  • O conjunto de templos em Bodh Gaya, o lugar onde o Buda Sakyamuni alcançou a iluminação, incluindo o templo de Mahabodhi.
  • Os espetaculares monastérios, templos e santuário para os budistas, jainistas e hindus Ellora e Ajanta
  • As ruínas impressionantes do império de Vijayanagara em Hampi
  • Os templos em Khajuraho, famosos por suas esculturas eróticas
  • Templo do Sol em Konark, um exemplo original da arquitetura de Kalingan
  • Taj Mahal. O incomparável túmulo de mármore em Agra, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Fazer[editar]

Comprar[editar]

Se existe um paraíso para compras, este paraíso é a Índia. Aí se encontra de tudo, roupas exóticas, roupas estilo ocidental, marcas de grife, artesanato indiano de prata, joias, marfim, ouro, temperos, tinturas para cabelo, cosméticos, livros, incenso, arte sacra hindu, objetos para o ritual religioso, perfumes, louças, talheres e tudo o que alguém possa imaginar para todos os bolsos.

Há que lembrar que a Índia sempre foi o país das especiarias, das tapeçarias, dos brocados, da seda fina e de tudo o que os nobres e endinheirados sempre desejaram possuir.

Um bazar indiano, como o Main Bazar de Delhi, é o sonho de consumo que jamais se poderia imaginar existir!

Coma[editar]

Se você for comer na rua o prato típico é o tali, que em hindi quer dizer prato feito. Vai ser uma porção generosa de arroz basmati (arroz aromático indiano, o melhor do mundo), dhal (uma espécie de lentilha ou ervilha), subji (um delicioso refolgado de legumes), chapati (o pão indiano que é muito parecido como o sírio) e chutney (picles) que pode ser de manga verde, pepino, ou outro vegetal qualquer.

Os hindus não comem carne, peixes, aves, ovos e demais produtos de origem animal, exceto leite e derivados. A dieta é lacto - vegetariana para a maioria das pessoas. Em áreas onde há muçulmanos existem açougues vendendo carne de caprinos, ovinos e de frango, mas ninguém vai ousar a vender carne bovina em qualquer lugar da Índia.

Prefira os restaurantes strict vegetarian, que são os mais numerosos, limpos e tradicionais. Lembre-se que na Índia geladeira é um artigo que só se vê na TV e que uma comida a base de carne pode ser complicação seria para a saúde.

Evite comer na rua e leve sempre uma garrafa de água mineral. Verifique se a garrafa esta bem lacrada, pois água pirata é o que mais se vende na Índia! Nunca beba água de procedência ignorada, mesmo que engarrafada!

Em grandes centros como Delhi existem bons restaurantes, mas restaurantes são coisa rara no interior. Nas estradas e áreas rurais (a Índia é 70% rural) a palavra Hotel indica uma cabana onde há uma cozinha a céu aberto, onde se prepara e se vende o tali, e uma cama do tipo sapoy, ou cama indiana de juta e madeira, para você repousar a sesta depois do almoço.

Dizem que o prato principal da Índia é a pimenta e suas variações, como pimenta com arroz, com dhal, com subji, pimenta empanada, frita, assada, cozida, pimenta ao molho de pimenta, etc. Para os sensíveis, cuidado!

De um modo geral, a comida é excelente e muito barata, um tali de rua custa apenas umas 25 rupias!

Se estiver viajando, cuidado! Leve pães, bolachas, frutas e água, muita água. Você pode não encontrar nada para comprar e comer, mesmo tendo todo dinheiro do mundo em seu poder!

Beba e saia[editar]

Bebidas alcoólicas são tabu tanto para hindus quanto para muçulmanos, mas o que mais se vê são as lojinhas de bebidas, onde se vende whisky indiano da pior qualidade. As pessoas bebem escondidas, mas bebem muito. Há bares que são para nós uma piada - o sujeito entra, pede uma bebida no balcão e vai se sentar numa mesa. O garçom traz a bebida disfarçada num recipiente qualquer e o sujeito bebe rápida e disfarçadamente, paga a conta e sai bem depressa!

Claro que isso tudo dependerá da cidade em que esta. Em Mumbai existe vida noturna e bons bares (inclusive o Leopold Cafe desde 1857). Normalmente será relativamente caro beber nos bares/discos (não menos que 100 rupias por 600ml de cerveja). Em Goa também se podem encontrar diversas opções.

Os melhores programas são os templos, cheios de vida e misticismo. Visitar templos hindus é um bom programa na Índia, nas imediações sempre existe uma feira vendendo guirlandas de flores maravilhosas, frutas, doces, cereais, incenso, velas, tudo para serem oferecidos para as deidades dos templos. Muitos templos servem a prasada das deidades, refeições gratuitas que são os pratos oferecidos aos deuses, verdadeiras joias culinárias e imperdíveis.

Durma[editar]

Cidades grandes como Delhi, Mumbai (Bombain) e Calcutá, possuem bons hotéis, para todos os gostos e bolsos. Para os endinheirados há hotéis de redes internacionais como o Sheraton, Hilton, etc. e também hotéis para a classe média, na faixa de 50 dólares, ideais para turistas estrangeiros que estão indo a Índia com disposição de conhecer o pais e se misturar com os locais. Em Delhi, próximo da estação de New Delhi (Pahad Ganga), há hotéis na faixa de 10 dólares, muito confortáveis e seguros, úteis para quem pretende viajar de trem em poucos dias e que antes deseja conhecer as atrações de Delhi.

Em cidades históricas e sagradas existem as dharmashalas, ou hospedarias religiosas, que oferecem vagas a todos os visitantes com ótimas acomodações e com preços na faixa de uns 5 dólares. Existem milhares de dharmashalas em Varanasi, Haridhar, Rishkesh, Vrindavana, Mathura, Jagannatha Puri, Citrakut, nos centros de peregrinação dos Himalaias e em muitos outros lugares sagrados para os hindus.

Aprenda[editar]

Yoga e filosofia hindu em Haridwar, Rishikesha e Varanasi (Benares). Nestes locais, há vários ashrams e todos aceitam ocidentais que tenham interesse em aprender yoga, sânscrito, filosofia, religiões, medicina ayurvédica e outras disciplinas clássicas indianas. Sempre é bom se informar com antecedência sobre a idoneidade do ashram, pois o que não faltam são vigaristas dando cursos sem pé nem cabeça para ocidentais crédulos!

Trabalhe[editar]

Dificilmente um ocidental trabalharia na Índia. Os salários não são muito atrativos. Um policial raso ganha cerca de 4000 rupias, um estagiário na maior empresa de software da Índia ganha cerca de 20.000 rupias e há todo tipo de subemprego, vida miserável e dificuldades inimagináveis mesmo para o brasileiro mais pobre. De um tempo para cá, as condições de vida para o povo melhoraram um pouco, mas na Índia há o problema das castas, dos intocáveis, da valorização do desapego e da pobreza como virtudes a serem seguidas, e outros aspectos culturais que tornam a economia e as condições sociais da Índia muito difíceis de serem avaliadas pelos ocidentais.

Segurança[editar]

Não há, normalmente, tantos crimes violentos quanto os praticados por gangues de traficantes como no Brasil, nem tantos roubos e assaltos.

Um turista comum deve ter a precaução de aparentar ser um indiano no modo de trajar, o que não é difícil, uma vez que os indianos atualmente usam trajes do modelo ocidental. Mas verifique que a maioria traja calças marrons e camisas beges; outras cores podem confundi-los com padrões de castas, de intocáveis e de coisas ruins e proibidas. Evite andar de jeans azul, uma roupa e cor que caracterizariam a sua procedência. As mulheres, mesmo se estrangeiras, ao usarem sari ou punjab passam a ser consideradas indianas e podem circular pela Índia mais tranquilamente.

Homens podem andar livre e despreocupadamente na Índia, mas as mulheres ocidentais são consideradas alvos sexuais fáceis e irão sofrer com as mãos atrevidas de galãs indianos. Mas em geral nada muito a sério e nem mesmo muito frequente.

Cuidado com as bagagens, especialmente em trens; use sempre um cadeado nas malas e prenda-as nas ferragens das camas ao deitar para dormir. Cuidado com a carteira. Batedores de carteira são comuns e bem rápidos.

Todo mundo sabe que na Índia as vacas são sagradas e tratadas com o máximo de respeito, mas pouca gente sabe que os ratos desfrutam do mesmo status. Eles andam por toda parte, inclusive quartos de hotéis 4 estrelas, e o indiano comum trata as aparições deles como um bom presságio, um sinal de boa sorte iminente, ou seja, nunca um indiano normal vai maltratar um rato, ou deixar um ser maltratado por um "ferenghi". Reflita bem sobre as implicações práticas disto em sua viagem.

Gangues de macacos são perigosas, roubam e exigem resgate de óculos, bolsas, lenços e tudo o que possa ser arrancado das mãos com facilidade. Cidades indianas são apinhadas de primatas!

Você pode ser enganado com facilidade na conversa, no valor da mercadoria, na qualidade do produto, na melhor escola da antiga malandragem brasileira. Os indianos são os reis da conversa mole.

Saúde[editar]

Cuidado com a água, é através dela que se pega a maior parte das doenças intestinais na Índia - salmoneloses, intoxicações e ate mesmo cólera. Não coma de ambulantes de rua e em lugares suspeitos, prefira alimentos recém-preparados e feitos na sua frente, como os talis dos restaurantes da rua.

A malária esta sempre presente, principalmente nos meses das monções (de junho a outubro), use cloroquina diariamente como preventivo.

Respeite[editar]

Tire os sapatos para entrar nos templos hindus. Se for comer com as mãos use sempre a mão direita. Não toque nas mulheres (ou nos homens se você for mulher). Evite encarar as pessoas ou olhar nos olhos delas.

Mantenha contato[editar]

Mesmo em locais remotos há quiosques que possuem um telefone fixo com máquina registradora funcionando como telefone público, de onde se pode fazer chamadas locais, DDD e DDI, para telefones fixos e móveis. Nestes locais também se pode enviar fax, fazer fotocópias e alguns já possuem lan houses.

As companhias aéreas costumam solicitar que se confirme a reserva do voo de volta por telefone ou pela Internet com até 48 h de antecedência. Lembre-se que os voos com destino ou saindo da Índia vivem lotados e é arriscado perder o voo em caso de não confirmação.


Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!