Bálcãs

44.2122.15
Fonte: Wikivoyage
Europa > Bálcãs
Bálcãs

Os países balcánicos ficam no sudeste da Europa. A região tem um cenário misto com muitas cadeias de montanhas altas, bem como florestas profundas, planícies e rios. Os Bálcãs têm muitas ruínas históricas, incluindo as de algumas das cidades mais antigas da Europa.

Regiões[editar]

Albânia
Um país belo e diversificado, com castelos impressionantes, longas costas e uma cultura e história únicas, com muitos muçulmanos e cristãos vivendo lado a lado.
Bósnia-Herzegovina
Um pouco fora dos circuitos habituais, oferece uma interessante mistura de culturas numa bela paisagem natural.
Bulgária
Um caldeirão entre Oriente e Ocidente, com belas praias e montanhas verdes.
Croácia
Croácia tem belezas naturais famosas, longos litorais, ilhas festeiras, muitas horas de sol e a sua história veneziana fazem dela um dos principais destinos turísticos do Mediterrâneo.
Kosovo
Uma área principalmente albanesa de significado histórico para os sérvios e não reconhecida como independente pela Sérvia, é um dos locais mais aventureiros da região; o viajante que procura algo diferente não ficará desapontado.
Macedônia do Norte
Conhecida por suas aldeias e igrejas tradicionais, a Macedônia do Norte também possui alguns dos melhores animais selvagens.
Moldávia
Um país pastoral e multiétnico, apenas considerado Balcã devido aos seus laços culturais com a Roménia.
Montenegro
A Baía de Kotor, a Riviera de Budva, os desportos de inverno e as paisagens naturais, Montenegro é um dos países mais propícios aos viajantes da região.
Romênia
Embora não seja inteiramente Balcânica (as regiões da Transilvânia, Banat, Crișana e Maramureș ficam na Europa Central ), a Roménia oferece uma combinação maravilhosa do antigo e do novo, misturando salões de dança com Drácula.
Sérvia
Cidades históricas, mosteiros, parques nacionais e uma vida noturna animada, a Sérvia tem muito a oferecer ao viajante. É considerado o coração dos Balcãs.

Algumas definições geográficas definem a Península Balcânica estritamente como as terras ao sul dos rios Sava e Danúbio da cidade de Belgrado, mas as convenções geográficas nem sempre correspondem às divisões culturais e políticas, que por sua vez nem sempre correspondem à classificação de conveniência do Wikivoyage. Mesmo nas definições geopolíticas, a inclusão da Roménia nos Balcãs é um caso limítrofe, e a inclusão da Moldávia aqui pega carona na Roménia. A Eslovénia considera-se um país da Europa Central , após a dissolução da Jugoslávia. A Grécia ocupa claramente a ponta da Península Balcânica; no entanto, a maioria dos principais destinos turísticos da Grécia (além de Atenas) situam-se nas suas ilhas, o que leva à sua categorização separada aqui. Raramente, a Hungria também é incorporada nas definições dos Balcãs, devido ao tempo que passou sob o domínio otomano e à sua proximidade geográfica com a região. O extremo sudeste da Península Balcânica é a Trácia Oriental, a parte europeia da Turquia.

Cidades[editar]

  • Belgrado – conhecida como a Cidade Branca, a capital da Sérvia
  • Bucareste – apelidada de Pequena Paris, a capital da Roménia é famosa pela sua arquitectura monumental.
  • Chisnau – uma cidade moderna com mais de meio milhão de habitantes
  • Constança
  • Podgorica – os habitantes locais esquiam no inverno e vão para as praias no verão
  • Pristina
  • Sarajevo – o coração dos Balcãs e o gatilho para a Primeira Guerra Mundial
  • Skopje
  • Sófia – A animada capital da Bulgária nas montanhas
  • Tirana – Centro económico da Albânia e antiga cidade otomana, conhecida pela beleza fora dos limites da cidade
  • Varna
  • Zagreb – a capital da Croácia recebe muitos visitantes todos os anos

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Os Bálcãs contêm cidades multiculturais charmosas, mosteiros e cidadelas impressionantes pontuando as encostas, montanhas poderosas salpicadas com uma dose generosa de belas florestas e lagos agradáveis ​​e, por último, mas não menos importante, uma grande tradição de música folclórica - saindo tanto alegre e melancólica quanto poderia ser - todos sobreviveram a várias guerras, se às vezes sofreram um pouco com as atrocidades. Com centenas de quilômetros de costa no Mar Adriático e no Mar Negro, os banhistas também não ficarão desapontados nesta região.

Os Bálcãs têm sido a fronteira de muitas grandes potências; o Império Romano (sobrevivendo como Império Bizantino até o século 15), o Império Otomano, o Império Austro-Húngaro e a esfera de influência da União Soviética. Desde o final da Primeira Guerra Mundial, os Balcãs Ocidentais foram unificados na Iugoslávia, até que o país se desintegrou na década de 1990, com uma série de guerras entre os novos Estados. Na década de 2000, as nações dos Balcãs aderiram à União Europeia ou solicitaram a adesão.

Chegar[editar]

O pavilhão de observação no aeroporto de Split

De avião[editar]

Existem vários aeroportos internacionais nos Balcãs. Os principais aeroportos da região são (por país):

Apenas os aeroportos da capital têm muitos voos regulares ao longo do ano. Os aeroportos costeiros da Croácia são bem servidos por companhias aéreas de baixo custo durante o verão, enquanto no inverno há apenas alguns voos para Zagreb e Alemanha.

Circule[editar]

Embora três dos países dos Balcãs (Croácia, Bulgária e Romênia) tenham aderido à União Europeia com outros no caminho, nenhum país dos Balcãs implementou o Tratado de Schengen ainda, o que significa que ao contrário da maior parte do resto da Europa, os controles de fronteira ainda são uma realidade na região; o que é bastante inconveniente, mas uma alegria para aqueles que querem todos aqueles carimbos de entrada e saída em seus passaportes.

De trem[editar]

Croácia e Romênia têm redes ferroviárias bem desenvolvidas e locomover-se de trem é bastante conveniente. A viagem de trem na Bulgária é um pouco mais difícil e rápida. Em outros lugares, as redes antes decentes foram negligenciadas. Embora existam serviços e algumas viagens incríveis a serem feitas, as viagens de trem em outros países não podem ser feitas por capricho e requerem um pouco de planejamento, mas vale a pena o esforço.

As tarifas dos trens dentro de cada país são muito baratas. As tarifas internacionais também têm preços muito razoáveis.

O passe de trem Balkan Flexipass é válido na Bulgária, Grécia, Macedônia do Norte, Montenegro, Romênia, Sérvia e Turquia. No entanto, dado o baixo preço dos bilhetes normais, pode representar uma falsa economia.

De ônibus[editar]

As redes de ônibus são extensas em todos os Bálcãs e costumam ser a maneira mais rápida de se locomover.

Veja[editar]

Cidade velha de Dubrovnik
Fortaleza nas montanhas dos Cárpatos

Itinerários[editar]

  • Rodovia da Irmandade e Unidade - a principal rodovia da ex-Iugoslávia
  • Passeio de trem pelo triângulo da Transilvânia

Faça[editar]

Eventos[editar]

  • SAIR Festival .Novi Sad , Sérvia , Um festival anual de rock realizado no início de julho, do qual participam muitos músicos e bandas de toda a Europa .(atualizado em janeiro de 2022)
  • Festival Guča .Guča (Гуча) Sérvia , - Anualtrubački (trompete) festival de música realizado no verão. Este gênero musical é mais conhecido como jazz étnico e é melhor tocado pelo povo cigano dos Balcãs.(atualizado em janeiro de 2022)
  • Festival de Verão de Ohrid , Ohrid , Macedônia do Norte - Um festival cultural internacional realizado anualmente de julho a agosto.

Atividades[editar]

Caminhada[editar]

  • Via Dinarica ( Ohrid Macedônia para Postojna Eslovênia)
  • O Monte Trebevic em Sarajevo é um ótimo lugar para caminhadas

Esportes de inverno[editar]

  • A Bósnia e Herzegovina foi anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984 e, após a década de 1990, as instalações alpinas estão bem restauradas. Ao redor de Sarajevo e Travnik existem montanhas de nível olímpico.
  • Na Sérvia, você pode esquiar em Kopaonik e Zlatibor .

LGBT[editar]

Considerando que geralmente não é seguro exibir abertamente o comportamento gay nos Balcãs (ver "fique seguro" section below) there are many underground alternatives which are supportive of the LGBT community.

Fale[editar]

Nesta manta de retalhos de países e povos, a aprendizagem de línguas é tão complicada quanto se deseja. No nível mais simples, existem quatro línguas principais: albanês , búlgaro , romeno e servo-croata. Um pouco de russo também ajuda muito, especialmente na Moldávia e na Transnístria .

Olhando mais profundamente você tem:

  • Albanian, spoken mainly in Albania, Kosovo, and parts of North Macedonia;
  • Búlgaro , falado na Bulgária , muito relacionado com o macedônio;
  • Macedônio , língua principal da Macedônia do Norte ;
  • romeno , falado na Romênia e na Moldávia ;

Os nacionalistas e alguns linguistas afirmarão que não existe uma língua servo-croata unificada. No entanto, o viajante que tenha uma compreensão bastante forte das coisas linguísticas irá considerá-las a mesma coisa. Os ramos distintos do servo-croata são:

  • Bósnio , que é falado na Bósnia e Herzegovina ;
  • Croata , que é falado na Croácia e na Bósnia e Herzegovina ;
  • Montenegrino , que é falado principalmente em Montenegro ;
  • Sérvio , que é falado principalmente na Sérvia , Bósnia e Herzegovina , Montenegro e partes do Kosovo . O sérvio pode ser escrito em letras cirílicas ou latinas.

Juntamente com o esloveno , o búlgaro e o macedónio , as línguas servo-croatas são membros do estreitamente unido grupo de línguas eslavas do sul .

Algumas outras línguas úteis podem ser o turco , que muitas pessoas na Grécia, Bulgária, Macedónia do Norte e Kosovo falam, e o romani pode ser útil em todos os estados dos Balcãs. A maioria das pessoas, especialmente nas cidades e zonas turísticas, fala inglês e, por vezes, alemão, italiano e francês.

O alemão costumava ser comum na região durante o apogeu do Império Austro-Húngaro e algum tempo depois, mas foi amplamente suplantado pelo inglês como língua franca . No entanto, as áreas frequentemente visitadas por turistas alemães e austríacos ainda têm muitas pessoas que falam alemão. O russo era uma segunda língua obrigatória durante a era comunista e pode ser falado por algumas pessoas mais velhas, mas perdeu importância e, com excepção da Moldávia, foi largamente suplantado pelo inglês como língua estrangeira de eleição entre os mais jovens.

Compre[editar]

Coma[editar]

As cozinhas dos Balcãs têm semelhanças com as cozinhas alemã , italiana , grega , russa e do Médio Oriente .

Os Balcãs foram divididos entre diferentes estados-nação, línguas e religiões, mas muitos pratos e ingredientes são semelhantes além-fronteiras. O Império Romano , o Império Otomano e o Império Austro-Húngaro deixaram a sua marca na culinária dos Balcãs.

Embora a cozinha dos Balcãs não tenha sido internacionalizada da mesma forma que as cozinhas italiana ou grega, a diáspora eslava do sul e albanesa trouxeram a sua cozinha para outras partes da Europa.

Pratos[editar]

Pão , carne , batatas e queijo são onipresentes nos Bálcãs. A carne de porco é a carne mais comum, exceto entre muçulmanos e judeus, que a substituem por carne bovina, cordeiro e aves.

Os frutos do mar são comuns na Croácia, Montenegro e Albânia.

Uma refeição completa nos Balcãs pode consistir em sopa e pão, seguido de um prato de carne (carne grelhada, tartes de carne, etc.) e bolos ou confeitos como sobremesa.

A meze is a buffet of small savoury dishes, of Turkish origin. Many of the dishes have analogues in the Middle East.

Ajvar é um molho feito de pimentão e azeite, que pode ser suave ou muito picante. Geralmente é comido com pão.

Ćevapi ou ćevapčići é carne moída grelhada e prato nacional da Bósnia e Herzegovina .

Beba e saia[editar]

Os Balcãs têm uma grande variedade de cervejas, vinhos e bebidas destiladas. As comunidades muçulmanas costumam substituir o álcool por chá e sucos de frutas. O café é comum, nos estilos turco e italiano.

A aguardente regional preferida é o rakija (a grafia varia de país para país; apesar da semelhança no nome, tem pouca semelhança no sabor com o raki turco ), um licor forte adoçado (cerca de 40%, e pode ser mais alto se for feito em casa) comum a todos os países dos Balcãs. Rakija é destilado de praticamente qualquer fruta cultivada na região, sendo as variedades mais populares ameixa, damasco, amora e uva, e geralmente é consumido como aperitivo.

Existem excelentes cervejas locais em cada país da região. O vinho também é comum, sendo a península pontilhada de vinhas de uma ponta à outra. A Sérvia e a Bulgária têm tradições de produção de vinho particularmente antigas, que datam de tempos antigos.

O iogurte é consumido puro e como condimento. Ayran (às vezes jogurt localmente ) é uma bebida leve feita de iogurte e sal.

Outra bebida local é a boza , uma cerveja espessa e doce feita de milho, milho ou trigo com um teor alcoólico muito baixo (menos de 1%) e tradicionalmente bebida nos invernos.

Os baixos impostos sobre o álcool, aliados a um estilo de vida descontraído e a uma atitude liberal em relação ao consumo de álcool, significam que mesmo as cidades mais pequenas da região têm uma vida nocturna considerável . Belgrado, em particular, é considerada o centro festivo da região.

Durma[editar]

Segurança[editar]

Embora as histórias de horror da década de 1990 já tenham desaparecido e a probabilidade de um conflito armado num futuro próximo seja quase nula, as minas terrestres não detonadas, como legado das Guerras Jugoslavas, continuam a ser um risco para a segurança, especialmente na Croácia , Bósnia e Herzegovina , Kosovo e Sérvia . O que é pior sobre eles é que eles estão onde você não espera que eles estejam – eles tendem a ser afastados de suas posições originais pelas chuvas abundantes na região e, portanto, as margens dos rios perto de antigos focos de conflito são especialmente perigoso. Não se afaste muito da natureza selvagem, a menos que tenha certeza absoluta de que o local para onde está indo está livre de minas.

Em muitos países dos Balcãs, não é uma boa ideia exibir abertamente o comportamento gay.

O projecto (propuh, promaja) é considerado perigoso nos Balcãs. Os moradores locais irão importuná-lo para manter portas e janelas fechadas, exceto durante o tempo quente.

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Partir[editar]

Os países dos Balcãs são cercados por Grécia e Turquia ao sul, Ucrânia a nordeste, Europa Central a noroeste e Itália a oeste através do Adriático, todos dos quais influenciaram muito a cultura regional de vez em quando.


Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!