Ésquines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o orador ateniense. Para o filósofo, veja Ésquines Socrático.
Ésquines
Ésquines
Nascimento 389 a.C.
Atenas
Morte 322 a.C. (67–68 anos)
Samos
Cidadania Atenas Antiga
Ocupação político, diplomata, orador, escritor

Ésquines (em grego antigo: Αἰσχίνης, Aischínēs; Atenas, ca. 389 a.C.Samos, 314 a.C.) foi um orador ateniense.

Pertencia a uma família de poucas posses. Isso, no entanto, não o impediu de casar-se com uma mulher oriunda de uma família muito mais rica. O interesse pela política sempre o acompanhou mas foi somente em 348 a.C. que se lançou como orador. Pronunciou, então, um discurso contra Filipe da Macedônia.

Devido à tensão política, Ésquines foi enviado em embaixada para Megalópolis com o intuito de preparar uma liga pan-helênica contra a Macedônia. O projeto fracassou e Ésquines percebeu que Atenas ficaria isolada. Em vista disso, Ésquines procurou uma política de concessões.

Em 346 a.C. foi encarregado de negociar a paz com os macedônios. No ano seguinte, contudo, Ésquines foi acusado por Demóstenes de se deixar corromper por Filipe, mas conseguiu a absolvição especialmente por seus discursos Contra Timarco e Sobre a Embaixada.

Por volta de 337 a.C., atacou em discursos Ctesifon, que propusera dar a Demóstenes uma coroa de ouro. Após uma derrota, em que não conseguiu nem um quinto dos votos,[1] retirou-se para a Jônia e Rodes, onde foi professor de retórica.[2]

Ésquines foi um dos maiores oradores gregos de que se tem notícia.

Referências

  1. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Demóstenes, 24.2
  2. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Demóstenes, 24.3
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.