Rodrigo Guedes de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Casa Quieta)
Rodrigo Guedes de Carvalho
Nome completo Rodrigo Manuel Rocha Guedes de Carvalho
Nascimento 14 de novembro de 1963 (60 anos)
Porto
Nacionalidade português
Cônjuge Paula Moura Pinheiro (divórcio, 2 filhos)

Teresa Dimas

Ocupação Jornalista, escritor, argumentista
Prémios Prémio Autores 2018

Rodrigo Manuel Rocha Guedes de Carvalho (Porto, 14 de novembro de 1963) é um jornalista e romancista português. Apresenta o noticiário Jornal da Noite emitido pela emissora portuguesa SIC.

Vida[editar | editar código-fonte]

Rodrigo Guedes de Carvalho nasceu a 14 de novembro de 1963, no Porto. É filho do médico Rodrigo Jorge Ferreira Guedes de Carvalho (10 de Outubro de 1943) e de sua mulher Laura Maria Lemos Carvalho Rocha (Matosinhos, Matosinhos). É sobrinho-neto do actor e encenador João Guedes e primo-sobrinho da actriz Paula Guedes.

Na adolescência jogou futebol[1]: nas épocas de 1978/79 e 1979/80 jogou como médio ao serviço dos juvenis do FC da Foz, e na época de 1980/81 jogou como médio nos juvenis do Leixões SC. Também jogou râguebi na adolescência.

É Licenciado em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa.

Casou primeira vez com a também jornalista Paula Moura Pinheiro, de quem se divorciou e de quem tem um filho e uma filha, Rodrigo de Moura Pinheiro Guedes de Carvalho (1992) e Benedita de Moura Pinheiro Guedes de Carvalho (1994). Casou pela segunda vez a 17 de Maio de 2008 com a também jornalista Teresa Dimas (22 de Abril de 1969).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Entrou para o centro de formação da RTP onde teve como colegas nomes como Cândida Pinto, Márcia Rodrigues e Margarida Pinto Correia.[2] Profissionalizou-se na RTP onde começou por trabalhar no desporto, apresentando as notícias desportivas no Telejornal.[3][4] Nessa altura fez uma pequena aparição na telenovela Palavras Cruzadas, na RTP, em 1986.[5]

Em 1991 surge o convite de Emídio Rangel para ir para a SIC que se iria tornar a primeira televisão privada em Portugal.[2]

Em 1992 estreou-se na escrita, com o romance Daqui a Nada, vencedor do Prémio Jovens Talentos da ONU .

Em 1997 recebeu o Prémio Especial do Júri do Festival Internacional de Grandes Reportagens e Documentários (FIGRA), em França, pela reportagem de televisão A condição humana, sobre urgências hospitalares.

Escreve o argumento da curta-metragem O Ralo, de 1999, co-realizada pelo seu irmão Tiago Guedes e por Frederico Serra. Continua a colaborar com a dupla no telefilme Alta Fidelidade da SIC. Escreve a peça de teatro Os pés no arame. A peça, encenada por Isabel Abreu, estreou pela primeira vez a 9 de Maio de 2002, na sala polivalente do Hospital Júlio de Matos.[6]

O livro Daqui a Nada foi reeditado pela Publicações Dom Quixote, em 2005. Nesse ano lançou também o best-seller A Casa Quieta. Assinou o argumento da longa-metragem Coisa Ruim, de Tiago Guedes e Frederico Serra, que mereceu honras de Abertura Oficial do Fantasporto 2006.

Lança os romances Mulher de Branco em 2006 e Canário em 2007. Em 2010 recebeu o prémio de melhor argumento, nos prémios CinEuphoria,[7] para Entre os Dedos. Aparece num pequeno papel, como Juíz, no telefilme Noite Sangrenta''.

Em 2015 escreveu a letra e a música de Cansada, o hino da associação APAV.[8] O poema sobre violência doméstica foi cantado por Aldina Duarte, Ana Bacalhau, Cuca Roseta, Gisela João, Manuela Azevedo, Marta Hugon, Rita Redshoes e Selma Uamusse.

A peça Os pés no arame é encenada em 2016.[9] Em 2017, depois de 10 anos de pausa, regressa aos romances com a edição do livro Pianista de Hotel.

Mais recentemente, em 2019 apresentou o seu novo projeto musical XAVE sendo o seu compositor e letrista com a voz de Isabelinha estreando os singles “se foi amor” e “outra vez” que pertencem ao primeiro álbum do grupo “Finalmente”. O videoclip de estreia dos XAVE foi gravado no Centro Cultural Alternativo de Oeiras.

É apresentador do Jornal da Noite, da SIC, de segunda a sexta-feira, com Clara de Sousa. Também escreveu crónicas nas revistas Máxima e TV Mais.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ano de Publicação Título Editora Género Outras Informações
1992 Daqui a Nada Contexto Romance 2ª ed. Saitedaqui - 2002 ; 3ª ed. Dom Quixote - 2005
2002 Os Pés No Arame Saitedaqui Teatro
2005 A Casa Quieta Dom Quixote Romance
2006 Mulher em Branco Dom Quixote Romance
2007 Canário Dom Quixote Romance
2017 Pianista de Hotel Dom Quixote Romance
2018 Jogos de Raiva Dom Quixote Romance
2020 Margarida Espantada Dom Quixote Romance

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]