Riverdale (1.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Riverdale (1ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
de episódios 13
Transmissão
Emissora
original
The CW
Exibição
original
26 de janeiro de 2017 (2017-01-26) – 11 de maio de 2017 (2017-05-11)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
2ª temporada
Lista de episódios de Riverdale

A primeira temporada de Riverdale foi anunciada pela The CW em 13 de maio de 2016.[1] Roberto Aguirre-Sacasa é o showrunner e produtor executivo. A primeira temporada estreou em 26 de janeiro de 2017.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Convidado[editar | editar código-fonte]

  • Adain Bradley como Trev Brown
  • Raúl Castillo como Oscar Castillo
  • Scott McNeil como Tall Boy

Episódios[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalCód. de
produção
Audiência
(milhões)
11 "Chapter One: The River's Edge"
"(Capítulo Um: A Beira do Rio)"
Lee Toland KriegerRoberto Aguirre-Sacasa26 de janeiro de 2017 (2017-01-26)T15.101361.38[2]
Durante um verão agitado, que inclui a morte trágica do atleta Jason Blossom no dia 4 de julho, Archie Andrews descobre sua paixão pela música. Logo, ele começa seu segundo ano do ensino médio, e expressa seu amor pela música para Betty Cooper, sua vizinha, uma doce menina que guarda seu próprio segredo—seus sentimentos por Archie. Enquanto isso, Veronica Lodge, a linda filha de um milionário que está enfrentando acusações de desvio de dinheiro, chega na cidade, instantaneamente conseguindo o interesse de Archie. Apesar do fato de que um triângulo amoroso está se desenvolvendo, Betty e Veronica se tornam amigas rapidamente, se unindo quando Veronica se coloca contra a capitã condescendente do esquadrão das líderes de torcida, Cheryl Blossom, que pode estar escondendo um segredo sobre a morte de seu irmão. O ex-melhor amigo de Archie, Jughead Jones, começa a escrever um romance contando os acontecimentos do verão, incluindo o que aconteceu entre ele e Archie. Kevin Keller e Moose Mason tropeçam no corpo de Jason ao irem para o lago. 
22 "Chapter Two: A Touch of Evil"
"(Capítulo Dois: Um Toque de Maldade)"
Lee Toland KriegerRoberto Aguirre-Sacasa2 de fevereiro de 2017 (2017-02-02)T13.203021.15[3]
O beijo entre Veronica e Archie causa tensão em seu relacionamento com as duas garotas, enquanto a Sra. Grundy insiste para ele não revelar que os dois ouviram o tiro que pode ter matado Jason, pois isso iria expor o caso secreto deles. Kevin, perturbado pela descoberta do corpo de Jason, se recusa a reconhecer os afetos de Moose por ele. Jughead, depois de flagrar acidentalmente Archie e Grundy de mãos dadas, deduz o segredo dos dois e confronta Archie por se recusar a ir falar com o xerife. Archie pede um conselho para seu pai e decide revelar seu segredo. Cheryl começa uma amizade com Betty, que logo termina quando fica claro que ela culpa a irmã de Betty, Polly, pela morte de Jason. Em uma reunião em honra de seu irmão, Cheryl foge depois de imaginá-lo no campo; no vestiário, onde Veronica a seguiu para confortá-la, Cheryl admite para ela que Jason iria "voltar". Contra os desejos de sua mãe, Betty reconcilia sua amizade com Archie e Veronica, enquanto Archie também se reconcilia com Jughead. No dia seguinte, durante a aula de ciências, Cheryl é presa devido às provas que foram extraídas na autópsia de Jason, que revelaram que, na verdade, ele foi assassinado uma semana depois do dia 4 de julho. 
33 "Chapter Three: Body Double"
"(Capítulo Três: Corpo Duplo)"
Lee Toland KriegerYolonda E. Lawrence9 de fevereiro de 2017 (2017-02-09)T13.203031.20[4]
Cheryl é questionada pelo xerife sobre sua participação na morte de Jason, mas é resgatada por seus pais. Betty, chateada com a forma que sua mãe está atacando a família Blossom na imprensa, reinicia o jornal da escola, o Azul e Ouro, e manda Jughead entrevistar os Escoteiros da Aventura, que encontraram Cheryl no Rio Sweet Water logo depois que Jason morreu. Veronica fica horrorizada ao saber que seu novo namorado, Chuck Clayton, a chamou de vadia e a envergonhou para o resto da escola. Quando ele se recusa a parar, ela, Betty e Cheryl encontram evidências ligando ele e seus amigos, incluindo Jason, a momentos em que envergonharam outras garotas. Jughead descobre com um dos Escoteiros que o tiro ouvido no dia 4 de julho foi disparado pelo Chefe dos Escoteiro da tropa, Dilton Doiley, durante um exercício de treinamento. Betty e Veronica drogam e torturam Chuck até ele se desculpar, e Jughead pressiona Dilton para contar tudo o que viu no dia 4 de julho. O pai de Archie constrói um estúdio para ele praticar. Chuck é expulso do time de futebol, e Betty e Cheryl queimam as evidências depois de concordarem em se ajudar para descobrirem a verdade sobre Jason e Polly. Dilton revela que viu o carro da Sra. Grundy no rio, e Jughead percebe que o segredo de Archie está em risco. 
44 "Chapter Four: The Last Picture Show"
"(Capítulo Quatro: A Revelação da Última Foto)"
Mark PiznarskiMichael Grassi16 de fevereiro de 2017 (2017-02-16)T13.203041.14[5]
Jughead se desespera ao saber da notícia de que o drive-in local onde ele trabalha vai fechar, comparando Riverdale com Salem. No restaurante, Betty vê Archie e seu pai jantando com a Sra. Grundy, então, ela o confronta sobre o relacionamento dos dois. Sob o disfarce de uma entrevista, Betty questiona a Sra. Grundy sobre sua vida, enquanto Veronica exige respostas de sua mãe; Hermione insiste em dizer que nada suspeito aconteceu. Betty e Veronica se encontram com Archie e o informam de que não há nenhum vestígio de que Geraldine Grundy tenha existido, tirando uma mulher que morreu sete anos antes. Elas arrombam seu carro e encontram uma arma e um RG com o nome "Jennifer Gibson". Grundy revela que ela estava em um relacionamento abusivo, e só queria fugir. Na última noite do drive-in, Veronica vê sua mãe se encontrando com o mesmo homem de antes. Alice expõe o caso de Archie e ameaça processar Grundy, mas concorda em não fazer isso se caso ela for embora da cidade. O xerife Keller descobre que todas as suas provas referentes ao assassinato de Jason foram roubadas. Jughead vandaliza a cabine do projetista/antiga casa temporária em plena vista do líder das Serpentes, que também é seu pai. 
55 "Chapter Five: Heart of Darkness"
"(Capítulo Cinco: Coração da Escuridão)"
Jesse WarnRoss Maxwell23 de fevereiro de 2017 (2017-02-23)T13.203050.98[6]
Os pais de Cheryl se recusam a permitir que ela fale no memorial do enterro de Jason, mas ela resolve falar de qualquer jeito, com o vestido branco que usou na última vez que ela o viu, e cai em lágrimas durante seu discurso. O treinador Clayton coloca Archie e Reggie um contra o outro para disputarem a vaga do capitão do time. Archie é apresentado para um grande compositor, que acaba não concordando em ensiná-lo. Trev diz para Betty que Jason havia ficado muito mais misterioso nas semanas antes de sua morte, e boatos de que ele estava vendendo drogas foram criados. Jughead sugere vasculhar a mansão da família Blossom para procurar pistas, durante o qual ele e Betty encontram a avó de Jason, que confunde Betty com Polly e diz para ela não deixar Penelope saber que ela e Jason estavam noivos. Enquanto limpa o restaurante, Hermione encontra uma caixa com uma cobra dentro, deduzindo ser um aviso das Serpentes do Sul. Betty descobre que sua família odeia os Blossom desde que um antepassado deles enganou os Cooper por causa de uma fortuna há décadas atrás. Archie é nomeado capitão, mas desiste para focar na música. Jughead e Betty deduzem que o pai de Betty é o responsável por roubar as evidências do assassinato. 
66 "Chapter Six: Faster, Pussycats! Kill! Kill!"
"(Capítulo Seis: Mais Rápido, Gatinhas! Matem! Matem!)"
Steven A. AdelsonTessa Leigh Williams & Nicholas Zwart2 de março de 2017 (2017-03-02)T13.203061.09[7]
Com o show anual de variedades de Riverdale High se aproximando, os esforços de Valerie para ajudar Archie a se preparar para sua grande apresentação de estreia no evento levam a algumas consequências devastadoras entre ela e Josie sobre o tempo livre de Valerie com Archie. Enquanto isso, a investigação pessoal de Betty e Jughead sobre o assassinato de Jason os leva até uma casa para jovens problemáticos, onde eles se encontram cara a cara com a irmã de Betty, Polly, que se revela estar grávida de sete meses. Polly fica feliz em ver Betty, mas não reage bem ao saber da morte de Jason. Quando Veronica decide reconstruir seu relacionamento com sua mãe, ela descobre que Hermione está a usando para suas próprias vantagens. Ao mesmo tempo, o primeiro dia de trabalho de Hermione na Andrew's Construction a aproxima do pai de Archie, Fred. Veronica decide se juntar à banda de Josie como a nova cantora de apoio após a saída de Valerie. Josie lida com a pressão da própria família depois que seu pai dominante e difícil a visita para sua apresentação no show de variedades. Betty finalmente confronta seus pais sobre a morte de Jason Blossom, mas eles continuam negando qualquer envolvimento no assassinato. Mais tarde, Betty e Jughead se aproximam quando encontram um carro escondido na floresta contendo drogas e pertences de Jason, mas, quando eles levam a polícia até a cena do crime, uma pessoa misteriosa que está seguindo Betty e Jughead incendeia o carro e destrói todas as evidências incriminadoras. Na mesma noite, quando Betty e Jughead voltam ao hospital mental para ver Polly, eles descobrem que ela fugiu. 
77 "Chapter Seven: In a Lonely Place"
"(Capítulo Sete: Em um Lugar Solitário)"
Allison AndersAaron Allen9 de março de 2017 (2017-03-09)T13.203071.03[8]
Archie descobre que Jughead está morando em uma pequena sala na Riverdale High para fugir de seu pai. Cheryl diz para o Xerife Keller que Polly fugiu, então, a cidade organiza uma equipe de busca para encontrá-la. Quando as tensões começam a aumentar entre a família Blossom e a família Cooper, Betty encontra sua irmã escondida no sótão de sua casa e concorda em ajudá-la. Fred concorda em dar um emprego para F.P., inconsciente de seu passado criminal. Cheryl se oferece para ajudar Betty a cuidar de Polly, enquanto Veronica vai para uma festa com seus amigos para desafiar os desejos de Hermione. F.P. revela que ele e Fred fundaram a Andrews Construction juntos, mas Fred o expulsou do negócio depois que o soltou da prisão; Fred contradiz, dizendo que F.P. estava o roubando e abusando de álcool e drogas, por isso, não teve outra escolha. Jughead é levado sob custódia como suspeito do assassinato de Jason, mas Fred consegue fornecer um álibi para Keller. F.P. promete entrar nos trilhos, então, ele e Jughead se reconciliam. A família Blossom acaba se recusando a ajudar Polly, então, ela se muda para a casa da família Lodge. É revelado que F.P. tem um casaco de Jason em seu trailer. 
88 "Chapter Eight: The Outsiders"
"(Capítulo Oito: Os Estranhos)"
David KatzenbergJulia Cohen30 de março de 2017 (2017-03-30)T13.203080.99[9]
Polly revela para o Xerife Keller que Jason faria uma entrega de remédios para "uma gangue de motociclistas", que parece ser as Serpentes do Sul, em troca de dinheiro, antes dos dois fugirem. Veronica sugere fazer um chá de bebê para Polly. Os trabalhadores de Fred pedem demissão por causa do pagamento de Clifford Blossom. Archie tenta ajudar Fred, juntando alguns amigos para continuar trabalhando no projeto de construção. Após confrontar F.P. no bar das Serpentes, Archie percebe que o pai de Jughead é uma Serpente. No chá de bebê, Penelope e Alice discutem com quem Polly deve morar. Alice descobre que, anteriormente, Hal tinha tentado fazer com que Polly cometesse um aborto. F.P. recruta algumas de suas Serpentes para substituir a equipe de Fred, e diz para Hermione que Hiram está por trás do ataque na construção de Fred. Polly escolhe morar com os Blossom. 
99 "Chapter Nine: La Grande Illusion"
"(Capítulo Nove: La Grande Illusion)"
Lee RoseJames DeWille6 de abril de 2017 (2017-04-06)T13.203090.91[10]
À medida que a cerimônia de arborização anual da árvore de bordo da família Blossom se aproxima, Cheryl pede para Archie ser seu acompanhante. Quando ele se recusa, Penelope se oferece para colocá-lo em uma escola de música exclusiva como um favor. Veronica se aproxima de Ethel, mas, quando Hermione revela que o pai dela era um dos investidores de Hiram, Veronica fica perturbada ao saber que ele tentou suicídio depois de perder sua casa. Alice se prepara para publicar uma revelação enorme sobre os Blossom, mas Hal se vinga dela por ter sido expulso de casa e a demite do jornal da cidade. Acreditando que todos em sua vida desaprovam ele se envolvendo com Cheryl, incluindo Val, que acredita que Cheryl planeja roubar Archie dela, Archie pede para Cliff ajudar seu pai em troca de ele concordar em ajudar a apresentar Cheryl como um sucessor digno. Os dois se beijam, mas Archie, confuso, vai embora. Ao ir embora, ele ouve os pais de Cheryl discutindo como planejaram colocar Hiram na prisão. Betty recebe uma ligação de Archie, que diz que Polly se mudou para a casa dos Blossom para descobrir a verdade sobre a morte de Jason. Betty e Jughead decidem escrever sobre a revelação dos Blossom no Azul e Ouro, e pedem para Alice se juntar a eles. Finalmente, percebendo que os Blossom estão usando ele, Archie tenta se reconciliar com Val, mas ela termina com ele. Cheryl planeja tirar Archie e Polly de sua vida. 
1010 "Chapter Ten: The Lost Weekend"
"(Capítulo Dez: O Fim de Semana Perdido)"
Dawn WilkinsonBritta Lundin & Brian E. Paterson13 de abril de 2017 (2017-04-13)T13.203100.87[11]
Fred vai para Chicago para finalizar seu divórcio, deixando Archie sozinho. Betty descobre que o aniversário de Jughead está chegando, e que ele nunca teve uma festa de verdade. Ela e Veronica convencem Archie a deixá-las organizar uma festa na casa dele. O pai de Veronica ameaça se virar contra a mãe dela se Veronica se recusar a depor em seu nome. As Vixens elegem Veronica ao invés de Cheryl como a capitã das líderes de torcida no Homecoming, então, como vingança, Cheryl invade a festa de Jughead com Chuck e seus amigos. F.P. também aparece, graças ao conselho de Betty. Jughead discute com Betty e tenta ir embora, mas Cheryl o obriga a ficar para um "jogo", no qual os participantes são obrigados a revelar seus segredos. Jughead e Chuck brigam, e F.P. declara a festa terminada. Ele encoraja seu filho a se reconciliar com Betty e confronta Alice, indicando que ela já foi membro das Serpentes. Archie e Veronica confortam um ao outro e se beijam. Mais tarde, Veronica muda de ideia e concorda em depor em nome de seu pai. Fred volta para casa com, para a surpresa de Archie, sua mãe, Mary. 
1111 "Chapter Eleven: To Riverdale and Back Again"
"(Capítulo Onze: Para Riverdale e de Volta Novamente)"
Kevin SullivanRoberto Aguirre-Sacasa27 de abril de 2017 (2017-04-27)T13.203110.89[12]
Enquanto Archie e sua mãe se reconectam, Veronica descobre que seu pai pode ser solto da prisão em breve. F.P. Questiona o propósito do artigo de Jughead, pedindo para ele considerar seguir em frente. Para descobrir a verdade sobre Hiram, Veronica decide investigar F.P. como um possível suspeito do assassinato de Jason. Os Blossom, suspeitando cada vez mais de Polly, a proíbem de entrar em seu quarto principal. Fred e Mary concordam em ir ao baile juntos. Polly e Cheryl encontram o anel de noivado de Polly na coleção de jóias de Penelope, que ela alega estar com ele porque Jason o jogou fora por desgosto depois de discutir com seu pai. Em um jantar controverso, Alice tenta questionar F.P., mas ele a interrompe. Depois disso, ele diz para Jughead que eles vão se mudar para Toledo para se juntar ao resto de sua família. Enquanto Archie e Veronica cantam no baile, a polícia executa um mandado de busca no trailer de F.P., onde encontram uma arma, e o prendem por assassinato. Jughead desaparece, e Archie e Veronica deduzem que alguém está incriminando F.P. pela morte de Jason. 
1212 "Chapter Twelve: Anatomy of a Murder"
"(Capítulo Doze: Anatomia de um Assassinato)"
Rob SeidenglanzMichael Grassi4 de maio de 2017 (2017-05-04)T13.203120.98[13]
Jughead liga para sua mãe, mas ela se recusa a deixá-lo ir morar com ela. F.P. confessa tudo, inclusive o assassinato de Jason. Jughead descobre que foi suspenso da escola. Betty e Alice pegam Hal tentando destruir evidências e descobrem o segredo de sua família: os Cooper são, na verdade, Blossom de sangue, e a relação de Jason e Polly era, portanto, tecnicamente incesto. Os Cooper levam Polly de volta para sua casa. Mary, se passando pela advogada de F.P., aconselha Jughead a visitar seu pai, que diz para ele nunca visitá-lo novamente. Com a ajuda de Joaquin, o grupo localiza um dos colegas de F.P., mas, chegando no local, o encontram morto por overdose. Ao ser convocada, a polícia encontra uma bolsa cheia de dinheiro com as iniciais de Hermione nela. Quando Hal e Hermione são descartados da lista de suspeitos, Jughead e Betty investigam uma pista de Kevin, e encontram o casaco de Jason. Dentro de um dos bolsos, eles encontram um pen drive e descobrem que foi Clifford quem matou Jason. Então, eles informam Cheryl. No entanto, Jughead descobre que as outras acusações de seu pai não serão descartadas. Veronica descobre que seu pai foi solto da prisão, e Mary volta para Chicago. Quando a polícia vai prender Clifford, Cheryl os direciona até seu corpo, que está pendurado no celeiro, ao lado de vários barris abertos cheios de drogas. 
1313 "Chapter Thirteen: The Sweet Hereafter"
"(Capítulo Treze: O Doce Futuro)"
Lee Toland KriegerRoberto Aguirre-Sacasa11 de maio de 2017 (2017-05-11)T13.203130.96[14]
É revelado que Clifford Blossom estava envolvido em negócios de drogas, e que Jason descobriu, o que levou ao seu sequestro e morte subsequente pelas mãos de Clifford. F.P. é inocentado de todas as acusações relacionadas ao assassinato, mas continua em custódia. Alice revela para Betty que, quando estava no ensino médio, descobriu que estava grávida, mas Hal a enviou para as Irmãs da Misericórdia e a fez desistir do bebê, um menino, enviando-o para a adoção. Jughead é colocado nos cuidados de uma família adotiva e é transferido para uma escola no Lado Sul da cidade. Após receber uma mensagem de Cheryl dizendo que irá cometer suicídio, Veronica, junto com Archie, Betty e Jughead, vão para o Rio Sweetwater, onde Archie consegue quebrar o gelo e salvar Cheryl. Mais tarde, Cheryl incendeia sua mansão, o que assusta Penelope. Archie encontra seu pai no Pop's, onde um homem mascarado chega com uma arma e exige que Pop mostre o cofre. Então, ele diz para Fred lhe entregar sua carteira, apontando sua arma para ele. Archie tenta salvar seu pai, mas Fred é baleado. 

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Originalmente em desenvolvimento na Fox, foi anunciado em 2014 que a Warner Bros TV produziria a série através da Berlanti Productions como Roberto Aguirre-Sacasa, Greg Berlanti (criador de Supergirl e Arrow), Sarah Schechter e Jon Goldwater, CEO da Archie Comics como produtores executivos.[15] Em julho de 2015, foi anunciado que Riverdale havia mudado para a The CW e que Aguirre-Sacasa estaria escrevendo o episódio piloto.[16] Em 29 de janeiro de 2016, a emissora oficialmente encomendou o episódio piloto.[17] e em 16 de maio de 2016 o episódio foi aprovado pela emissora.[18] Em novembro de 2016 foi anunciado que o primeiro episódio estrearia em 26 de janeiro de 2017.[19]

Roteiro[editar | editar código-fonte]

Robert Aguirre-Sacasa afirmou que o programa não foi diretamente inspirado pela reinicialização dos quadrinhos que ocorreu em 2015, pois o programa já havia sido lançado para a Fox naquele momento. Ele também afirmou que estava ciente de que o programa precisava ser mais acessível para um público moderno, ao contrário dos quadrinhos originais. Ele afirmou que o programa seguiria um formato neo-noir serializado.[20] Na San Diego Comic-Con de San Diego, Aguirre-Sacasa explicou que a primeira temporada seguiria o que aconteceu com Jason Blossom, um adolescente que morreu no verão antes do início das aulas e afirmou que a solução do assassinato não seria arrastada.[21] Falando sobre os temas mais sombrios do programa, ele afirma que se inspirou em filmes de longa data como Stand By Me e River's Edge. Ele disse que pensava: "Como seria uma história de maioridade, se David Lynch o fizesse, ou se Stephen King a escrevesse?"[22] Em janeiro de 2017, foi revelado que o programa não tornaria Jughead Jones assexual, que foi revelado em fevereiro de 2016, afirmando que a primeira temporada pretendia ser uma história de origem nos 75 anos de história.[23][24] O ator Cole Sprouse afirmou em uma entrevista que gostaria que fosse explorado nas próximas temporadas.[25]

Escolha de elenco[editar | editar código-fonte]

Em 9 de fevereiro de 2016, os primeiros anúncios de elenco foram feitos com Lili Reinhart e Cole Sprouse sendo anunciados como Betty Cooper e Jughead Jones, respectivamente.[26] Em 24 de fevereiro de 2016, Madelaine Petsch foi anunciada como Cheryl Blossom e Luke Perry de Beverly Hills, 90210 interpretaria Fred Andrews, o pai de Archie Andrews.[27][28] No mesmo dia, foi anunciado que Ashleigh Murray e KJ Apa estariam interpretando Josie McCoy e Archie Andrews, respectivamente. Apa foi uma das últimas a fazer o teste para Archie e conseguiu o papel depois de meses de busca por um ator.[29] Dois dias depois, foi anunciado que a recém-chegada Camila Mendes estrelaria como Veronica Lodge.[30] Em março de 2016, foi anunciado que sua mãe, Hermione Lodge, seria interpretada por Marisol Nichols[31] e a mãe de Betty, Alice Cooper, seria interpretada por Mädchen Amick.[32]

Em março de 2016, foi anunciado que Ross Butler, Daniel Young e Cody Kearsley se juntariam ao programa em papéis recorrentes como Reggie Mantle, Dilton Doiley e Moose Mason, respectivamente.[33] No mesmo mês, foi anunciado que Casey Cott estrelaria como Kevin Keller, o primeiro personagem abertamente gay do universo Archie.[34] Em agosto de 2016, Robin Givens foi escalada como mãe de Josie McCoy e prefeita de Riverdale,[35] enquanto em dezembro de 2016 foi anunciado que Molly Ringwald apareceria em um papel recorrente como Mary Andrews, a mãe de Archie Andrews.[36]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens do piloto duraram de 14 a 31 de março de 2016 em Vancouver, Columbia Britânica.[37][38] A produção nos 12 episódios restantes da primeira temporada começou em 7 de setembro de 2016, em Vancouver[38] e foi finalizada em 12 de dezembro de 2016.[39]

Música[editar | editar código-fonte]

Riverdale apresenta uma série de apresentações musicais durante a primeira temporada, misturando uma mistura de covers e músicas originais. As músicas executadas no episódio são lançadas como singles digitais após o início do episódio. A WaterTower Music lançou uma compilação digital para músicas da primeira temporada em 12 de maio de 2017.[40] A trilha sonora da temporada, composta por Blake Neely, foi lançada em um CD físico pela La-La Land Records e simultaneamente em download pela WaterTower Music, em 18 de julho de 2017.[41]

Riverdale: Season 1 (Original Television Soundtrack)[42]
N.º TítuloIntérprete(s) Duração
1. "The Song That Everyone Sings"  KJ Apa 3:46
2. "Fear Nothing"  
2:37
3. "All Through the Night"  
  • Ashleigh Murray
  • Asha Bromfield
  • Hayley Law
2:37
4. "Dance Dance Dance"  KJ Apa 1:00
5. "Candy Girl (Sugar, Sugar)"  
2:19
6. "I Feel Love"  
3:11
7. "I'll Try"  KJ Apa 3:15
8. "I Got You"  KJ Apa and Hayley Law 3:32
9. "Kids in America"  KJ Apa and Camila Mendes 2:55
10. "Our Fair Riverdale"  
  • Ashleigh Murray
  • Asha Bromfield
  • Hayley Law
1:19
11. "Astronaut"  
  • Ashleigh Murray
  • Asha Bromfield
  • Hayley Law
  • Camila Mendes
3:28
12. "These Are the Moments I Remember"  
  • Ashleigh Murray
  • Asha Bromfield
  • Hayley Law
  • Camila Mendes
  • KJ Apa
2:58
Riverdale: Season 1 (Original Television Score)[43]
N.º TítuloIntérprete(s) Duração
1. "Riverdale"  Blake Neely 2:58
2. "If You Love Me"  Blake Neely 2:06
3. "Viral Gossip in Town"  Blake Neely 3:08
4. "Everyone a Suspect"  Blake Neely 2:33
5. "Receiving the Jersey"  Blake Neely 1:56
6. "Doubts and Accusations"  Blake Neely 2:24
7. "All is OK With Milkshakes"  Blake Neely 2:48
8. "Long Reach"  Blake Neely 3:47
9. "Ended Up Drowning"  Blake Neely 4:11
10. "Irreconcilable"  Blake Neely 3:25
11. "So Many Questions"  Blake Neely 2:42
12. "A Gift / Forced to Leave"  Blake Neely 3:23
13. "Not Making the Play"  Blake Neely 3:25
14. "Overwhelming Evidence"  Blake Neely 3:53
15. "Realizations"  Blake Neely 2:02
16. "Do You Feel Guilty?"  Blake Neely 2:38
17. "Into the Woods"  Blake Neely 3:21
18. "Name of the Game"  Blake Neely 3:38
19. "Angry and Vulnerable Girls"  Blake Neely 2:52
20. "Results of the Father"  Blake Neely 4:39
21. "Your Father Was Arrested"  Blake Neely 2:44
22. "The Recording"  Blake Neely 4:12
23. "Oh, Mommy!"  Blake Neely 3:51
24. "What Floats Beneath"  Blake Neely 3:29
25. "Never Safe"  Blake Neely 1:59

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Riverdale estreou nos Estados Unidos na The CW em 26 de janeiro de 2017 simultaneamente com a Warner Channel no Brasil.[19] e terminou em 11 de maio de 2017.[14] No final de 2016, foi revelado que a Netflix adquiriu os direitos de transmissão de Riverdale menos de 24 horas após a estreia dos episódios.[44]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, a primeira temporada possui uma taxa de aprovação de 80% com base em 62 avaliações e uma classificação média de 7.22 / 10. O consenso dos críticos do site diz: "Riverdale oferece uma reimaginação divertida e autoconsciente de seu material de origem clássico que se mostra assustador, estranho, ousado e, acima de tudo, viciante".[45] No Metacritic, a série tem uma pontuação média ponderada de 68 em 100, com base em 36 críticos, indicando "críticas geralmente favoráveis".[46]

Falando positivo do show, Ellen Gray, do The Philadelphia Inquirer, comparou o show a Twin Peaks e Dawson's Creek, e elogiou a adaptação dos personagens.[47] Jeff Jenson, da Entertainment Weekly, elogiou o programa da mesma forma, afirmando que Berlanti e Aguirre-Sacasa "construíram uma base robusta e atraente", além de prestar homenagem à cultura pop e "[cuspir] neles também".[48] Ao escrever para The Washington Post, Hank Stuever comentou a saída do programa de seu material de origem, afirmando que é assistível, mas "o valor do entretenimento tem um preço alto, descartando a inocência subjacente de Archie para representar a comunidade corrompida ele liga para casa ". Apesar da diferença em relação ao material original, ele elogiou o programa e observou que "pode ser fantástico depois que você solta e deixa Archie crescer à sua maneira".[49] Liz Shannon Miller, do Indiewire, criticou vários estereótipos que o programa retratou (como Kevin sendo o 'melhor amigo gay'), no entanto elogiou o programa por estar "100% comprometido em criar seu próprio mundinho" e elogiou as "fortes escolhas visuais".[50]

Mais crítico da série, Ira Madison, da MTV, criticou a narração, referindo-se a ela como "sobrescrita e terrível" e achou que os relacionamentos "não tiveram impacto duradouro". Além disso, ele não gostava da falta de uma "metáfora desproporcional que traz um ponto em cada episódio".[51] Daniel D'Addario de Time também criticou a adaptação do material original, as dublagens de Cole Sprouse e as muitas referências culturais que o programa faz.[52] Allison Keene, da Collider, disse que a série "não é tão peculiar quanto seus floreios estilísticos iniciais gostariam de sugerir", referindo-se à série como excêntrica e sobrescrita. Ela criticou a inclusão das linhas da trama de assassinato, afirmando que o programa "perdeu [uma] oportunidade de contar uma história forte e colegial".[53]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
DVR
(18–49)
Audiência em DVR
(milhões)
Total
(18–49)
Audiência total
(em milhões)
1 "Chapter One: The River's Edge" 26 de janeiro de 2017 0.5/2 1.38[2] 0.4 1.01 0.9 2.38[54]
2 "Chapter Two: A Touch of Evil" 2 de fevereiro de 2017 0.4/2 1.15[3] 0.4 0.76 0.8 1.91[55]
3 "Chapter Three: Body Double" 9 de fevereiro de 2017 0.5/2 1.20[4] N/A 0.71 N/A 1.90[56]
4 "Chapter Four: The Last Picture Show" 16 de fevereiro de 2017 0.4/1 1.14[5] 0.4 0.73 0.8 1.87[57]
5 "Chapter Five: Heart of Darkness" 23 de fevereiro de 2017 0.3/1 0.98[6] 0.4 0.71 0.7 1.69[58]
6 "Chapter Six: Faster, Pussycats! Kill! Kill!" 2 de março de 2017 0.4/1 1.09[7] N/A N/A N/A N/A
7 "Chapter Seven: In a Lonely Place" 9 de março de 2017 0.4/1 1.03[8] 0.3 0.76 0.7 1.80[59]
8 "Chapter Eight: The Outsiders" 30 de março de 2017 0.4/2 0.99[9] N/A 0.55 N/A 1.54[60]
9 "Chapter Nine: La Grande Illusion" 6 de abril de 2017 0.3/1 0.91[10] N/A 0.63 N/A 1.54[61]
10 "Chapter Ten: The Lost Weekend" 13 de abril de 2017 0.3/1 0.87[11] 0.3 0.58 0.6 1.48[62]
11 "Chapter Eleven: To Riverdale and Back Again" 27 de abril de 2017 0.3/1 0.89[12] N/A N/A N/A N/A
12 "Chapter Twelve: Anatomy of a Murder" 4 de maio de 2017 0.3/1 0.98[13] 0.3 0.58 0.6 1.56[63]
13 "Chapter Thirteen: The Sweet Hereafter" 11 de maio de 2017 0.4/2 0.96[14] N/A 0.56 N/A 1.52[64]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeado(s) Resultado Ref.
2017 Leo Awards Melhor Design de Produção de uma Série Dramática Tyler Harron (para "The River's Edge") Indicado [65]
Saturn Awards Melhor Série de Televisão de Ação e Suspense Riverdale Venceu [66]
Melhor performance de um ator mais jovem em uma série de televisão KJ Apa Indicado
Desempenho inovador KJ Apa Venceu [67]
Teen Choice Awards Programa de TV Choice Breakout Riverdale Venceu [68]
Estrela da TV Breakout bem escolhida KJ Apa Indicado
Lili Reinhart Venceu
Ator de TV de Drama Cole Sprouse Venceu
Melhor Série Dramática Riverdale Venceu
Choice Hissy Fit Madelaine Petsch Venceu
Ladrão de cena Camila Mendes Venceu
Casal de TV escolhido Lili Reinhart e Cole Sprouse Venceu

Referências

  1. «CW aprova novas séries Riverdale, Frequency e No Tomorrow: veja detalhes!». Minha Série. 13 de maio de 2016 
  2. a b «'Scandal' and 'My Kitchen Rules' adjust down, Mary Tyler Moore special adjusts up: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 27 de janeiro de 2017. Consultado em 27 de janeiro de 2017. Cópia arquivada em 2 de fevereiro de 2017 
  3. a b «'Scandal' adjusts down a little: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 3 de fevereiro de 2017. Consultado em 3 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 4 de fevereiro de 2017 
  4. a b «'Riverdale' adjusts up; 'Great Indoors,' 'Powerless,' 'Mom,' 'Chicago Med' down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 10 de fevereiro de 2017. Consultado em 10 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 12 de fevereiro de 2017 
  5. a b «'Grey's Anatomy,' 'Big Bang Theory' adjust up, 'Scandal' adjusts down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 17 de fevereiro de 2017. Consultado em 17 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 22 de fevereiro de 2017 
  6. a b «'How to Get Away with Murder' finale, 'Training Day' adjust down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 27 de fevereiro de 2017. Consultado em 27 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 1 de março de 2017 
  7. a b «'When We Rise,' 'Life in Pieces' rerun adjust down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 3 de março de 2017. Consultado em 3 de março de 2017. Cópia arquivada em 4 de março de 2017 
  8. a b «'Mom' and NBC shows adjust down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 10 de março de 2017. Consultado em 10 de março de 2017. Cópia arquivada em 27 de março de 2017 
  9. a b «'Big Bang Theory' adjusts up; 'Grey's Anatomy,' 'Scandal,' 'Mom,' 'Powerless' down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 31 de março de 2017. Consultado em 31 de março de 2017. Cópia arquivada em 1 de abril de 2017 
  10. a b «'Big Bang Theory,' 'Blacklist: Redemption' adjust up, 'Scandal' adjusts down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 7 de abril de 2017. Consultado em 7 de abril de 2017. Cópia arquivada em 26 de abril de 2017 
  11. a b «'Grey's Anatomy' and 'Chicago Med' adjust up, 'Scandal' adjusts down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 14 de abril de 2017. Consultado em 14 de abril de 2017. Cópia arquivada em 28 de abril de 2017 
  12. a b «'Big Bang Theory,' 'Grey's Anatomy' and 'Masterchef Junior' adjust up; 'The Catch' adjusts down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 28 de abril de 2017. Consultado em 28 de abril de 2017. Cópia arquivada em 30 de abril de 2017 
  13. a b «'Big Bang Theory,' 'Grey's Anatomy,' 'Masterchef Junior' adjust up, 'Riverdale' adjusts down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 5 de maio de 2017. Consultado em 5 de maio de 2017. Cópia arquivada em 6 de maio de 2017 
  14. a b c «'The Big Bang Theory,' 'Masterchef Junior' adjust up, 'The Blacklist' adjusts down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. 12 de maio de 2017. Consultado em 12 de maio de 2017. Cópia arquivada em 16 de maio de 2017 
  15. Andreeva, Nellie (23 de outubro de 2014). «Archie Comics Drama Series 'Riverdale' Set At Fox With Greg Berlanti Producing». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  16. de Moraes, Lisa (10 de julho de 2015). «Archie Comics Drama 'Riverdale' Moved To CW With Greg Berlanti Producing – Comic Con». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  17. Andreeva, Nellie (30 de janeiro de 2016). «'Riverdale', 'Transylvania', 'No Tomorrow' & Mars Drama Get CW Pilot Orders». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  18. Andreeva, Nellie (12 de maio de 2016). «'Riverdale', 'Frequency' & 'No Tomorrow' Picked Up To Series By The CW». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  19. a b Fasanella, Allie (17 de novembro de 2016). «'Riverdale' Premiere Date Set for January 26, 2017». Teen Vogue (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  20. Fallon, Bryce (24 de julho de 2016). «The CW's 'Riverdale' Cast and Creative Team on Bringing "Archie" into the Modern Era». Collider (em inglês). Consultado em 17 de abril de 2020 
  21. Halterman, Jim (24 de julho de 2016). «Comic-Con: The CW's 'Riverdale' Promises to Solve Murder Mystery in First Season». Variety (em inglês). Consultado em 17 de abril de 2020 
  22. Radish, Christina (26 de janeiro de 2017). «'Riverdale' EP Roberto Aguirre-Sacasa on the Evolution of Archie & Possibilities for Future Seasons». Collider (em inglês). Consultado em 17 de abril de 2020 
  23. Riesman, Abraham (8 de fevereiro de 2016). «Archie Comic Reveals Jughead Is Asexual». Vulture (em inglês). Consultado em 17 de abril de 2020 
  24. Alexander, Julia (26 de janeiro de 2017). «Riverdale's Jughead is no longer asexual, and that's a problem for fans». Polygon (em inglês). Consultado em 17 de abril de 2020 
  25. Lipsitz, Jordana. «Cole Sprouse Wants Jughead To Be Asexual». Bustle (em inglês). Consultado em 17 de abril de 2020 
  26. Andreeva, Nellie (9 de fevereiro de 2016). «'Riverdale' Archie Comics CW Pilot Casts Its Betty Cooper & Jughead Jones». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  27. Andreeva, Nellie (25 de fevereiro de 2016). «'Riverdale' CW Pilot Finds Cheryl Blossom». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  28. Andreeva, Nellie (24 de fevereiro de 2016). «'Riverdale': Luke Perry To Play Archie's Dad In Archie Comics CW Pilot». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  29. Andreeva, Nellie (25 de fevereiro de 2016). «'Riverdale' Finds Its Archie & Josie: KJ Apa To Topline CW Pilot». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  30. Andreeva, Nellie (24 de fevereiro de 2016). «'Riverdale': Luke Perry To Play Archie's Dad In Archie Comics CW Pilot». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  31. Andreeva, Nellie (4 de março de 2016). «'Riverdale' CW Pilot Casts Marisol Nichols As Hermione Lodge». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  32. Andreeva, Nellie (4 de março de 2016). «'Riverdale' CW Pilot Casts Mädchen Amick As Alice Cooper». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  33. Ge, Linda (10 de março de 2016). «CW's Archie Pilot 'Riverdale' Adds Three to Cast (Exclusive)». TheWrap (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  34. Slezak, Michael (12 de março de 2016). «The CW's Riverdale Pilot Casts Newbie as Gay Student Kevin Keller». TVLine (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  35. Petski, Denise (30 de agosto de 2016). «'Riverdale': Robin Givens Cast As Riverdale's Mayor In The CW Series». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  36. Petski, Denise (14 de dezembro de 2016). «'Riverdale': Molly Ringwald To Recur As Archie's Mom In New CW Drama». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2020 
  37. Andreeva, Nellie (25 de fevereiro de 2016). «Pilot Locations 2016: Los Angeles Continues Rebound, New York Tally Slips». Deadline Hollywood. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  38. a b «Riverdale Season 1 Starts Filming in Vancouver Area». What's Filming? (em inglês). 7 de setembro de 2016. Consultado em 11 de abril de 2020 
  39. «Everything, Everything Movie With Amandla Stenberg Starts Filming in British Columbia». What's Filming? (em inglês). 6 de setembro de 2016. Consultado em 11 de abril de 2020 
  40. «Riverdale – Season 1 Soundtrack (2017)». Soundtrack.net 
  41. «Riverdale Season 1 Score Gets Limited Edition CD Release». TV Sourcem.com. 19 de julho de 2017 
  42. «Riverdale: Season 1 (Original Television Soundtrack)». iTunes. 12 de maio de 2017 
  43. «Riverdale: Season 1 (Original Television Score) by Blake Neely». iTunes. 18 de julho de 2017 
  44. «Netflix UK Acquires The CW's 'Riverdale', Freeform's 'Beyond' & Polyamorous Comedy 'You Me Her'». TVWise (em inglês). 16 de dezembro de 2016. Consultado em 17 de abril de 2020 
  45. «Riverdale: Season 1». Rotten Tomatoes. Consultado em 17 de abril de 2020 
  46. «Riverdale – Season 1 Reviews». Metacritic. Consultado em 17 de abril de 2020 
  47. Gray, Ellen (24 de janeiro de 2017). «CW's 'Riverdale' is the Archie comics update I didn't know I wanted». The Philadelphia Inquirer (em inglês). Consultado em 24 de abril de 2020 
  48. Jensen, Jeff (25 de janeiro de 2017). «'Riverdale': EW Review». EW.com (em inglês). Consultado em 24 de abril de 2020 
  49. Stuever, Hank (25 de janeiro de 2017). «'Riverdale' isn't about the same old Archie. (For starters, he's having sex with Ms. Grundy.)». The Washington Post. Consultado em 23 de abril de 2020 
  50. Miller, Liz Shannon (26 de janeiro de 2017). «'Riverdale' Review: Weird 'Archie' Update is an Exciting Blend of The CW's Superheroes and Soap». IndieWire (em inglês). Consultado em 24 de abril de 2020 
  51. Madison, Ira (11 de maio de 2017). «Riverdale And The Halfhearted Return Of Teen Noir». MTV News (em inglês). Consultado em 24 de abril de 2020 
  52. D'Addario, Daniel (26 de janeiro de 2017). «Review: Archie Returns in Gloomy, Glib 'Riverdale'». Time (em inglês). Consultado em 24 de abril de 2020 
  53. Keene, Allison (23 de janeiro de 2017). «'Riverdale' Review: The Kids Aren't Alright». Collider (em inglês). Consultado em 24 de abril de 2020 
  54. Porter, Rick (11 de fevereiro de 2017). «'This Is Us' and TGIT rise above the rest in week 19 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 11 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 11 de fevereiro de 2017 
  55. Porter, Rick (15 de fevereiro de 2017). «'Big Bang Theory,' 'Agents of SHIELD' benefit the most in week 20 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 15 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 16 de fevereiro de 2017 
  56. Porter, Rick (23 de fevereiro de 2017). «'This Is Us' and 'Timeless' lead the week 21 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 23 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 23 de fevereiro de 2017 
  57. Porter, Rick (2 de março de 2017). «'This Is Us' and 'Agents of SHIELD' on top again: Week 22 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 2 de março de 2017. Cópia arquivada em 3 de março de 2017 
  58. Porter, Rick (9 de março de 2017). «'This Is Us' makes biggest gains again: Week 23 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 9 de março de 2017. Cópia arquivada em 10 de março de 2017 
  59. Porter, Rick (24 de março de 2017). «'Sleepy Hollow' & 5 more shows double, 'This Is Us' has biggest total gain: Week 25 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 24 de março de 2017. Cópia arquivada em 17 de maio de 2017 
  60. Porter, Rick (13 de abril de 2017). «'Designated Survivor' scores again, 7 shows double in week 28 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 13 de abril de 2017. Cópia arquivada em 14 de abril de 2017 
  61. Porter, Rick (20 de abril de 2017). «'iZombie' premiere gets decent bump in week 29 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de abril de 2017. Cópia arquivada em 20 de abril de 2017 
  62. Porter, Rick (26 de abril de 2017). «6 shows double, led by 'Designated Survivor': Week 30 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 26 de abril de 2017. Cópia arquivada em 26 de abril de 2017 
  63. Porter, Rick (22 de maio de 2017). «'Modern Family,' 'Big Bang' gain the most, 10 shows double: Week 33 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 22 de maio de 2017. Cópia arquivada em 22 de maio de 2017 
  64. Porter, Rick (27 de maio de 2017). «'Designated Survivor,' 'Big Bang Theory' finale lead week 34's broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 27 de maio de 2017. Cópia arquivada em 27 de maio de 2017 
  65. «2017 winners and nominees by name». Leo Awards. Consultado em 21 de janeiro de 2020 
  66. McNary, Dave (2 de março de 2017). «Saturn Awards Nominations 2017: 'Rogue One,' 'Walking Dead' Lead». Variety. Consultado em 21 de janeiro de 2020. Cópia arquivada em 3 de março de 2017 
  67. Staley, Brandon (29 de junho de 2017). «Supergirl, Luke Cage, Doctor Strange Win at Annual Saturn Awards». Comic Book Resources. Consultado em 21 de janeiro de 2020 
  68. Rubin, Rebecca (13 de agosto de 2017). «Teen Choice Awards 2017: 'Riverdale,' Fifth Harmony Shut Out Competition». Variety. Consultado em 21 de janeiro de 2020