Saltar para o conteúdo

Discussão:Chica da Silva

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 28 fevereiro de Xuxo no tópico Acesso à educação.

ta faltando fotos de chica queremos foto

== A referência que o artigo faz à compra de Chica da Silva pelo Padre Rolim é errônea segundo a historiografia mais aceita atualmente, escrita por Júnia Ferreira Furtado (Chica da Silva e o Contratador de Diamantes) pg 103. Segundo a biografia de Furtado, Chica foi vendida de Pires Sardinha diretamente para o contratador de diamantes João Fernandes. Isso se confirma no livro "Chica da Silva", de João Pedro Roriz, Editora Palus.

Sem título[editar código-fonte]

Esse artigo é monopolizado por um sujeito que não usa o trabalho da Junia Furtado. Usei a edição em inglês do livro dela pra mudar a data da chegada do contratador de diamantes em Tijuco que é 1753 e não 1754. Minha edição foi removida duas vezes e fui acusada de vandalizar a página. Junia Furtado é a autoridade em matéria de Chica da Silva. Ora mesmo a [em inglês da Chica da Silva] tem a informação correta. Por conta de pessoas incompetentes infelizmente o publico brasileiro vai ficar com datas erradas e informações erradas.
comentário não assinado de Historiatoday (discussão • contrib) 17h30min de 30 de maio de 2020‎ (UTC)Responder

@Historiatoday: fiz as devidas correções no texto (explicadas no sumário da edição no verbete), introduzindo uma nota de rodapé. Peço, portanto, que não volte a desconfigurar os formatos no texto (por isso atribuí o vandalismo à sua segunda alteração, pois insistiu no erro). Peço ainda, que procure manter a civilidade nas discussões, sem depreciar outros editores. Não estou monopolizando nada e não sou "incompetente". Procure aprender como se edita na Wikipédia, principalmente no que se refere a utilizar fontes. O que eu estava mantendo no texto (e continuo a manter) é a citação extraída de fonte fiável, de autor reconhecido. Aprenda que, quando há divergências entre citações por fontes fiáveis, deve-se explicar isso em uma nota, e não remover a fonte anterior - principalmente se o texto e a fonte são estáveis no artigo - assumindo que uma segunda fonte é a "dona absoluta da verdade". Incompetentes aqui na Wikipédia, são aqueles que não seguem estas recomendações.--PauloMSimoes (discussão) 18h04min de 31 de maio de 2020 (UTC)Responder

Sequestro da ossada[editar código-fonte]

Seria ótimo que o caso de "pirataria científica" por pesquisadores do Arizona fosse abordada também em outras línguas, na Wikipédia.

Acesso à educação.[editar código-fonte]

Jaqueline Coelho da silva, olá, vi que colocou uma seção sobre educação de Chica da Silva, apontando que ela recebeu "boa educação" e que falava várias línguas, inclusive francês, sem apontar de quais documentos históricos vêm essas informações. Não há evidências de que ela tenha frequentado a escola, muito menos que falasse o idioma francês. Na biografia escrita pela historiadora Júnia Furtado (Júnia Ferreira Furtado (2009). Chica da Silva e o Contratador de Diamantes - O Outro Lado do Mito) consta que ela sabia assinar o nome, mas nada consta que tenha recebido educação formal ou de línguas estrangeiras. Xuxo (discussão) 03h16min de 28 de fevereiro de 2024 (UTC)Responder