Gordon Haddon Clark

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gordon Haddon Clark
Escola/Tradição Calvnista

Pressuposicionalismo

Filosofia Cristã

Data de nascimento 31 de Agosto de 1902
Local Não disponível
Morte 9 de Abril de 1985
Principais interesses Epistemologia

Filosofia da Religião

Ideias notáveis Escrituralismo
Era Filosofia do Século XX
Influências Platão, Aristóteles, Agostinho de Hipona, João Calvino, B. B. Warfield, Charles Hodge, Herman Hoeksema, Edgar A. Singer Jr
Influenciados John Robbins, John Gerstner, Vincent Cheung, Carl F. H. Henry, Ronald H. Nash, Robert L. Reymond, Edward John Carnell

Gordon Haddon Clark (31 de agosto de 1902 – 9 de abril de 1985) foi um filósofo e teólogo calvinista americano. Foi uma figura importante associada à apologética pressuposicional e foi presidente do Departamento de Filosofia da Universidade Butler por 28 anos. Ele era um especialista em filosofia pré-socrática e antiga e era conhecido por defender a ideia da revelação proposicional, contra o empirismo e o racionalismo, ao argumentar que toda verdade é proposicional . Sua teoria do conhecimento é chamada, às vezes, de escrituralismo .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Clark foi criado em um lar cristão e estudou o pensamento calvinista desde muito jovem. Em 1924, se formou na Universidade da Pensilvânia com um diploma de bacharel em francês e obteve seu doutorado em Filosofia pela mesma instituição em 1929. No ano seguinte, estudou na Sorbonne .

Ele começou a lecionar na Universidade da Pensilvânia depois de receber seu diploma de bacharel e também lecionou no Seminário Episcopal Reformado da Filadélfia . Em 1936, ele aceitou o cargo de professor de Filosofia no Wheaton College, Illinois, onde permaneceu até 1943, quando aceitou a presidência do Departamento de Filosofia da Butler University em Indianápolis. Após sua aposentadoria de Butler em 1973, ele ensinou no Covenant College em Lookout Mountain, Geórgia, e no Sangre de Cristo Seminary em Westcliffe, Colorado .

As afiliações denominacionais de Clark mudariam muitas vezes. Ele nasceu e se tornou um presbítero regente na Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos da América . No entanto, ele acabaria saindo com um pequeno grupo de conservadores, liderados por John Gresham Machen, para ajudar a formar a Igreja Presbiteriana da América (renomeada como Igreja Presbiteriana Ortodoxa em 1938) e seria ordenado nela em 1944. No entanto, em 1948, após a controvérsia Clark-Van Til, ele se filiou à Igreja Presbiteriana Unida da América do Norte . Após a fusão dela, em 1956, com a Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos da América (a mesma denominação da qual a Igreja Presbiteriana Ortodoxa havia se separado em 1936) para formar a Igreja Presbiteriana Unida nos Estados Unidos da América, Clark se juntou à Igreja Presbiteriana Reformada, Sínodo Geral em 1957. Clark foi fundamental para organizar uma fusão entre a ela e a Igreja Presbiteriana Evangélica para formar a Igreja Presbiteriana Reformada, Sínodo Evangélico em 1965. Quando a esta tornou-se parte da Igreja Presbiteriana na América em 1982, Clark recusou-se a ingressar no PCA e, em vez disso, ingressou no Presbitério Covenant não afiliado em 1984.

Clark também foi eleito presidente da Sociedade Teológica Evangélica em 1965.

Ele morreu em 1985 e foi enterrado perto de Westcliffe, Colorado .

Filosofia[editar | editar código-fonte]

A filosofia e teologia de Clark foram resumidas como:[1]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Clark conheceu sua futura esposa Ruth Schmidt durante seus estudos de graduação na Universidade da Pensilvânia ; ela tinha sido batizada pelo pai de Gordon quando era bebê. Eles se casaram em 1929 e permaneceram juntos por 48 anos até a morte de Ruth de leucemia em 1977. Eles tiveram duas filhas, Lois Antoinette (mais tarde Lois Zeller, n. 1936) e Nancy Elizabeth (mais tarde Betsy Clark George, n. 1941). No momento de sua morte, Clark deixou suas duas filhas e seus maridos, 12 netos e um bisneto.[3]

Clark era conhecido como um bom jogador de xadrez . Em 1966, ele ganhou o campeonato do King's Men Chess Club em Indianápolis .[3]

Publicações[editar | editar código-fonte]

Clark foi um autor prolífico que escreveu mais de quarenta livros, incluindo textos sobre filosofia antiga e contemporânea, volumes sobre doutrinas cristãs, comentários sobre o Novo Testamento e um volume de história da filosofia:

Filosofia[editar | editar código-fonte]

Teologia[editar | editar código-fonte]

Comentários[editar | editar código-fonte]

Além disso, Ronald Nash editou um Festschrift The Philosophy of Gordon H. Clark (Philadelphia: Presbyterian and Reformed, 1968), que apresentou um resumo do pensamento de Clark ( viz ., As palestras de Wheaton mencionadas acima), críticas de vários autores e réplicas de Clark.

Referências

  1. Robbins, John W., An Introduction to Gordon H. Clark, Trinity foundation .
  2. Clark, Gordon Haddon, A Christian View of Men and Things, The Trinity Foundation, p. 133 .
  3. a b Douma, Douglas (2017). The Presbyterian Philosopher: The Authorized Biography of Gordon H. Clark. Eugene, Oregon: Wipf and Stock. ISBN 9781532607240

 1. Robbins, John W., Uma Introdução à Gordon H. Clark. Trinity Foundation 2. Clark, Gordon Haddon, Uma Visão Cristã dos homens e das coisas, Trinity Foundation, p. 133.

3. Douma, Douglas (2017). O Filósofo Presbiteriano: a Biografia autorizada de Gordon H. Clark. Eugene, Oregon: Wipf and Stock.

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • The Gordon H. Clark Foundation Trabalhando com a família e amigos do Dr. Clark para lançar material não publicado anteriormente. Fontes originais digitalizadas são incluídas com freqüência.
  • A Trinity Foundation reimprime as obras de Clark e publica as de seus seguidores. Eles têm livros à venda e artigos e palestras em áudio disponíveis gratuitamente.
  • The Trinity Lectures em formato MP3 grátis para download (mas não streaming ), incluindo Clark's Lectures in Apologetics, Lectures on Theology e Lectures on the Holy Spirit.
  • The Gordon Clark Papers, arquivado pela Igreja Presbiteriana na América.