Hans Martin Pawlowski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hans Martin Pawlowski
Conhecido(a) por Direito Civil; Filosofia do Direito
Nascimento 30 de Outubro de 1931
Bochum
Morte 14 de Março de 2016
Düsseldorf
Nacionalidade Alemã

Hans Martin Pawlowski (30 de Outubro de 1931Bochum14 de Março de 2016, Düsseldorf) foi um jurista alemão.

A partir de 1951, Pawlowski estudou direito, teologia e filosofia em Münster, Freiburg-im-Breisgau e Munique. Em 1960, obteve seu Doutorado sob a orientação de Karl Michaelis em Göttingen, com a tese "O direito de propriedade aplicável à matéria, e a lei de propriedade intelectual". Em 1964, obteve sua habilitação de livre-docência das disciplinas de direito civil, processo civil e filosofia do direito, com sua tese sobre as consequências jurídicas das declarações de intenção vazias. Em 1966, tornou-se professor catedrático de direito civil e direito processual civil na então Universidade de Economia e atual Universidade de Mannheim. No biênio 1969/1970, Pavlovsky foi reitor da Universidade de Mannheim. De 1973 a 1990, foi membro do instituto de ciências sociais, e de 1987 a 1994, membro do Conselho de Administração do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Social (FGE), na Universidade de Mannheim. Seus alunos incluíram Wolfgang Böhm, Uwe João, de Johann Braun, Stefan Smid, e Volker Lipp.

Os temas principais de suas pesquisas, entre outros, foram os problemas de contratos e de representação, da Europeização do direito privado; problemas de estrutura familiar; problemas de imparcialidade do juiz e da delimitação da jurisdição e da administração; o problema das condições de um estado pluralista, que se legitima garantindo liberdade de expressão e portanto considera todas as visões de mundo como iguais, e os problemas de metodologia jurídica. Pawlowski foi mais bem conhecido pelo seu livro de texto sobre direito civil e seus livros sobre metodologia jurídica. Esta matéria, junta com a filosofia do direito, foi o seu maior interesse e compromisso. Mesmo após sua aposentadoria, Pawlowski continuou a realizar palestras e seminários em filosofia do direito e metodologia jurídica. Pawlowski era evangélico e foi temporariamente ativo no Sindicato de Trabalhadores Protestantes.

Obras Destacadas[editar | editar código-fonte]

  • Der Rechtsbesitz im geltenden Sachen- und Immaterialgüterrecht, Verlag Otto Schwarz & Co., Göttingen 1961
  • Methodenlehre für Juristen. Theorie der Norm und des Gesetzes. 3. überarbeitete und erweiterte Aufl., C. F. Müller Juristischer Verlag, Heidelberg 1999, ISBN 3-8114-6790-5.
  • Einführung in die juristische Methodenlehre: ein Studienbuch zu den Grundlagenfächern Rechtsphilosophie und Rechtssoziologie. - 2., neubearb. Aufl. - C. F. Müller, Heidelberg 2000. - (Jurathek: Studium), ISBN 3-8114-2243-X.
  • Allgemeiner Teil des BGB. Grundlehren des bürgerlichen Rechts. 7. neubearbeitete Aufl., Heidelberg 2003, C. F. Müller Verlag, ISBN 3-8114-1851-3

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]