Jasmina El Bouamraoui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jasmina El Bouamraoui
Nascimento século XX
Cidadania Alemanha
Alma mater
  • Universidade das Artes de Berlim
Ocupação artista gráfica, ilustradora
Empregador(a) Goethe-Institut Finland, Google, Facebook

Jasmina El Bouamraoui é uma ilustradora e artista gráfica germano-marroquina, residente em Berlim .

Carreira[editar | editar código-fonte]

El Bouamraoui estudou ilustração na Universidade das Artes de Berlim, onde se formou, e ali trabalhou como tutora na oficina de impressão de telas. Entre outras coisas, defende uma maior diversidade e a representação das realidades da vida na literatura infantil e juvenil do norte da Europa. Segundo El Bouamraoui, é importante para o desenvolvimento das crianças que elas possam se identificar nas histórias, ilustrações e ações dos livros. Nesse sentido, a artista usa ilustrações que se destacam por suas cores vivas, e formas simples em forma de bloco. É também é influenciada por uma "perspetiva queer da cor" e pela política de descolonização . O seu trabalho pretende convidar o espectador a questionar todos os tipos de clichés.

Dirige o seu próprio estúdio de design em Berlim, o “El Boum”, onde oferece projetos visuais para organizações não governamentais e instituições na Alemanha. Tem trabalhado no Projeto DRIN (Diversidade. Representação. Inclusão. Critica das Normas), e desenha ilustrações para literatura infantil para o Goethe-Institut finlandês, em Helsínquia. Inspira-se, por exemplo, no projeto finlandês "Braune Mädchen" ( Ruskeat Tytöt em finlandês), que se dedica a promover jovens talentos junto com uma editora finlandesa.

Alguns dos ícones dos 20 anos da Wikipédia

Junto com o artista de rua e designer gráfico sul-africano Karabo Poppy Moletsane, El Bouamraoui projetou vários símbolos e logotipos para o vigésimo aniversário da Wikipédia. Trabalha também para o Google, Facebook, Diversity Arts and Culture e o Schwule Museum Berlin (SMU).[1]

Recebeu diversos prêmios e participou de exposições coletivas na Grécia, Noruega e Suíça.

Em 2015, recebeu a Menção Honrosa do Concurso Internacional de Design de Estudantes de Taiwan, em Taiwan (Embrace).

Em 2017, foi a 3.ª colocada no Concurso de Cartazes de Designer para Estudantes Internacionais em Tessalónica, na Grécia. (No Selfie Thought, No Culture).

Publicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Jasmina El Bouamraoui» (em inglês). inVisible Creatives. Consultado em 4 de novembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]