Javier Augusto Del Río Alba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Javier Augusto del Río Alba
Arcebispo da Igreja Católica
Arcebispo de Arequipa
Info/Prelado da Igreja Católica
Hierarquia
Papa Francisco
Atividade eclesiástica
Diocese Arquidiocese de Arequipa
Nomeação 21 de outubro de 2006
Entrada solene 20 de agosto de 2006 (coadjutor)
Predecessor Dom José Paulino Ríos Reynoso
Mandato 2006 -
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 21 de novembro de 1992
Nomeação episcopal 12 de outubro de 2004
Ordenação episcopal 21 de novembro de 2004
por Dom Miguel Irizar Campos, C.P.
Lema episcopal "Surgite eamus"
Nomeado arcebispo 11 de julho de 2006
Brasão arquiepiscopal
Dados pessoais
Nascimento Lima
22 de dezembro de 1957 (66 anos)
Nacionalidade peruano
Habilitação académica Pontifícia Universidade Gregoriana
Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino
Funções exercidas -Bispo-auxiliar de Callao (2004-2006)
-Arcebispo coadjutor de Arequipa (2006)
Títulos anteriores Bispo-titular de Phelbes (2004-2006)
dados em catholic-hierarchy.org
Arcebispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Javier Augusto del Río Alba (Lima, 22 de dezembro de 1957) é arcebispo de Arequipa, Peru.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu na cidade de Lima em 22 de dezembro de 1957. Estudou no Colégio “La Salle” daquela cidade (19631973) e cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Peru (19741979).

Em 1987, ingressou no Seminário Missionário Diocesano Redemptoris Mater y Juan Pablo II, em Callao, sendo ordenado sacerdote em 22 de novembro de 1992 pelo ArcebispoBispo de Callao S. Ex.ª Dom Ricardo Durand Flórez.

É Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana e licenciado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, ambas em Roma. Escreveu livros e diversos artigos em revistas especializadas, além de proferir inúmeras conferências no Peru e no exterior.

Na Diocese de Callao, Monsenhor Del Río foi Reitor do Seminário Diocesano "Corazón de Cristo", Pároco da Paróquia "Maria Auxiliadora", membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, vice-presidente do Conselho Pastoral e da Cáritas Callao, coordenador da Comissão Diocesana para os Leigos, vigário geral do Bispo de Callao, promotor do colégio "Virgen de la Esperanza", primeiro reitor da Faculdade de Teologia "Redemptoris Mater" e presidente do "Desenvolvimento Integral de Nuevo Fundação Pachacútec", entre outros serviços.

Também foi Chefe da Equipe Itinerante do Caminho Neocatecumenal na Arquidiocese de Ayacucho e no Vicariato Apostólico de Yurimaguas, Assessor Espiritual da União Cristã de Empresários do Peru - UCDE e membro do Conselho Diretor da Fundación Ciudad de Papel.

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Em 12 de outubro de 2004, Sua Santidade João Paulo II o nomeou Bispo Titular da Diocese de Phelbes (Egito) e Auxiliar da Diocese de Callao. Foi ordenado Bispo em 21 de novembro de 2004 por SE Monsenhor Miguel Irizar Campos, CP, Bispo de Callao.

O Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Coadjutor de Arequipa, cuja sede tomou posse em 20 de agosto de 2006. Desde 21 de outubro do mesmo ano é Arcebispo Metropolitano de Arequipa, sucedendo a José Paulino Ríos Reynoso, que renunciou por doença.

Na Conferência Episcopal Peruana, Monsenhor Del Río ocupou diversos cargos: Secretário Adjunto, Vice-Presidente da Comissão Episcopal para Seminários e Vocações, Presidente da Comissão Episcopal para o Apostolado dos Leigos e membro do Conselho de "Promotor da Solidariedade". Em dois períodos foi Vice-Presidente da mesma Conferência Episcopal e de 2006 a 2014 foi membro de seu Conselho Permanente. Atualmente é também membro do Conselho Permanente e da Comissão Jurídica, bem como da Assembleia Sacerdotal de Solidariedade de Santa Rosa e sua Comissão de Supervisão.

No Vaticano, Dom Del Río foi membro do Conselho Internacional para a Catequese (2012-2018). Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Fundación Pontificia Populorum Progressio e membro do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral criado pelo Papa Francisco em 2017. Participou como delegado da Conferência Episcopal Peruana na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2008) e na visita do Papa Francisco à Bolívia (2015). Por designação do Pontifício Conselho para os Leigos, foi Bispo Catequista na XXVI Jornada Mundial da Juventude (Madri 2011).

É membro titular da Academia Peruana de História Eclesiástica; membro honorário da Ordem dos Advogados de Arequipa, da Associação Peruana de Advogados Canônicos e do Conselho de Curadores José Luis Bustamante y Rivero, bem como membro do Comitê Inter-religioso de Arequipa, do Conselho de Autoridades de Arequipa, do Conselho de Curadores de Arequipa e do Conselho Nacional Associação Pró-Marinha do Peru; Presidente da Cáritas Arequipa, da Fundação “Nuestra Señora del Rosario” e da Fundação “Hospital de Sacerdotes de San Pedro”.

Ele também é Vice-Presidente da Missão Peruana, Inc. dos Estados Unidos da América e Embaixador da Boa Vontade de Israel.

Distinções[editar | editar código-fonte]

Por seus méritos acadêmicos, a Pontifícia Universidade Gregoriana concedeu-lhe a medalha Saint Robert Bellarmine. A Ilustre Ordem dos Advogados de Arequipa concedeu-lhe as Medalhas de Honra ao Mérito Jurídico nos graus do Jurista Arequipeño Toribio Pacheco e do Jurista Arequipeño Francisco García Calderón y Landa, e a Universidade Nacional de San Agustín concedeu-lhe a Medalha de Ouro.

Recebeu ainda a "Medalha de Mérito Cidadão" da Presidência do Conselho de Ministros, o Reconhecimento de Caráter Nacional "Reforço do Estado Constitucional de Direito e Acesso à Justiça" do Ministério da Justiça, o Reconhecimento "Amigo das Crianças, meninas e adolescentes” do Ombudsman, a “Medalha de Ouro da Cidade” do Município Provincial de Arequipa, a Medalha de Ouro “União para o Peru”, a Medalha de Honra da Polícia Nacional do Peru, da Associação Nacional Pró Marinha de Peru, da Legião Coronel Francisco Bolognesi - Grande Marechal do Peru e da Gerência Regional de Educação de Arequipa, entre outras distinções e reconhecimentos.

Em 16 de novembro de 2017, com a aprovação da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, a Faculdade de Teologia "Redemptoris Mater" conferiu o título de Doutor honoris causa em Teologia Sagrada. O ato acadêmico concluiu com a lectio magistralis oferecida pelo Pároco, que pode ser lida aqui: Lectio Magistralis .

Em 13 de novembro de 2019, como parte das comemorações do 38º aniversário da Declaração sobre a Eliminação de Todas as Formas de Intolerância e Discriminação Baseadas em Religião ou Convicções, da ONU, o Conselho Inter-religioso do Peru – Religiões pela Paz e a A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias concedeu ao Bispo Del Río a primeira edição do Prêmio Valores da Família , “por sua notável contribuição para fortalecer a família no Peru”.[1]

Javier del Río Alba recebeu o sacramento da ordenação em 14 de dezembro de 1983 e foi incardinado no clero da diocese de Callao. Pertence ao movimento do Caminho Neocatecumenal.[1]

Em 12 de outubro de 2004, o Papa João Paulo II o nomeou bispo titular de Phelbes e o nomeou bispo auxiliar em Callao. O Bispo de Callao, Miguel Irízar Campos CP, o ordenou episcopal em 21 de novembro do mesmo ano; Os co-consagradores foram o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, e o Núncio Apostólico no Peru, Dom Rino Passigato. Em 11 de julho de 2006, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Coadjutor de Arequipa. Javier del Río Alba se tornou arcebispo de Arequipa em 21 de outubro de 2006, sucedendo a José Paulino Ríos Reynoso, que renunciou por doença.

O lema episcopal "Surgite eamus" (latim: "Levante-se, vamos!", Mateus 26:46 VUL) é retirado da história da Paixão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Javier Augusto Del Río Alba
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Javier Augusto Del Río Alba

Referências

  1. a b Universidad Católica San Antonio de Murcia: Un regalo especial del Espíritu Santo, abgerufen am 22. Mai 2018.