Johannes Walaeus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Johannes Walaeus
(1604-1649)
Johannes Walaeus
Jan de Wale
Nascimento 27 de dezembro de 1604
Koudekerke, Walcheren,  Países Baixos
Morte 1649
Leiden,  Países Baixos
Alma mater Universidade de Leiden
Ocupação Médico e anatomista holandês e professor de da Faculdade de Medicina da Universidade de Leiden.

Johannes Walaeus (Jan de Wale, Johannes de Waal) (* Koudekerke, Walcheren, 27 de Dezembro de 1604/1607 - Leiden, 1649), foi médico holandês e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Leiden. Era filho do pregador e professor de teologia Antonius Walaeus (1573-1639)[1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Walaeus nasceu na Zelândia, mas estudou filosofia e medicina em Leiden, onde também conseguiu o seu doutorado (1631), tornando-se professor em 1632 e em 1633 professor associado da mesma universidade. Em 1648, um ano antes da sua morte, tornou-se professor titular.

Em Leiden, Walaeus teve contato com Franciscus Sylvius, onde conversaram sobre a teoria da circulação de William Harvey. A princípio Walaeus não parecia estar de acordo com a teoria, mas posteriormente foi convencido do seu equívoco a partir das evidências dos experimentos de Sylvius, e tornou-se posteriormente um defensor da teoria de Harvey. Walaeus pode ser considerado um dos fundadores da fisiologia experimental.

Teoria da Circulação do Sangue de William Harvey[editar | editar código-fonte]

Em 1640, Walaeus enviou duas cartas, onde defendia a teoria de Harvey, ao seu aluno, Thomas Bartholinus, que foram publicadas na obra: As Instituições Anatômicas. Walaeus foi o primeiro a confirmar a teoria de Harvey através de uma série de novos experimentos engenhosamente projetados, principalmente por meio das ligaduras vasculares. Ele também aumentou consideravelmente o conhecimento a respeito do fluxo sanguíneo influenciado pelas idéias de Harvey no anos 1640. Embora tendo publicado apenas doze anos depois do lançamento da obra De motu cordis et sanguinis (Sobre o Movimento do Coração e Sanguíneo, 1628), coube a ele oferecer o ímpeto decisivo para o reconhecimento dessa verdade em uma época quando essa teoria era ampla e apaixonadamente contestada[2].


Referências[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Antonius Walaeus (1573-1639) (* Gent, 3 de Outubro de 1573 - Leiden, 9 de Julho de 1639), foi reformador, pregador e ministro calvinista holandês.
  2. New Light on William Harvey - Walter Pagel, pág. 113.