Portal:Sexualidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal da Sexualidade


Sexualidade
Sexualidade
A sexualidade abrange os fenômenos da reprodução biológica dos organismos, os comportamentos sexuais que permitem essa reprodução e, finalmente, os muitos fenômenos culturais relacionados a esses comportamentos sexuais. A divisão de gênero de genes sexuais complementares permite a mistura genética (por meiose e fertilização) que promove a diversidade genética e a adaptação de organismos ao seu meio ambiente. Na maioria dos animais, o comportamento sexual corresponde ao comportamento reprodutivo: através da coordenação de hormônios, feromônios e reflexos sexuais, a fertilização é o objetivo funcional desse comportamento.

A sexualidade humana varia de acordo com o tempo e a cultura. Diferenças são observadas na diversidade das práticas eróticas, mas especialmente na grande diversidade de morais, crenças, valores e representações sexuais. Essas observações etnológicas mostram a maior importância da cultura no desenvolvimento sexual e na expressão da sexualidade humana.

 ver · editar Artigo selecionado


Feminismo
Feminismo

Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses. De acordo com Maggie Humm e Rebecca Walker, a história do feminismo pode ser dividida em três "ondas". A primeira teria ocorrido no século XIX e início do século XX, a segunda nas décadas de 1960 e 1970 e a terceira na década de 1990 até a atualidade. A teoria feminista surgiu destes movimentos femininos e se manifesta em diversas disciplinas como a geografia feminista, a história feminista e a crítica literária feminista.

O feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental, que vão da cultura ao direito. As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação.

Leia mais...
 ver · editar Imagem selecionada



Exterior de uma sex shop que também oferece um peep show.
 ver · editar Biografia selecionada


Marilyn Monroe
Marilyn Monroe

Marilyn Monroe (nascida Norma Jeane Mortenson, 1 de junho de 19265 de agosto de 1962) foi uma atriz e modelo norte-americana. Famosa por interpretar personagens conhecidas como "loira burra", tornou-se um dos sex symbols mais populares da década de 1950, época emblemática em relação às atitudes envolvendo sexualidade. Apesar de sua carreira ter durado apenas uma década, seus filmes arrecadaram mais de duzentos milhões de dólares até sua morte inesperada em 1962. Desde então, ela continua sendo considerada um grande ícone da cultura popular.

Nascida e criada em Los Angeles, Monroe passou a maior parte de sua infância em lares adotivos e um orfanato, além de ter casado pela primeira vez com apenas dezesseis anos. Enquanto trabalhava numa fábrica que ajudava na Segunda Guerra Mundial em 1944, ela conheceu um fotógrafo e iniciou uma carreira bem-sucedida de modelo pin-up. Seus trabalhos renderam-lhe dois contratos de filmes de curta duração com a 20th Century Fox (1946–1947) e Columbia Pictures (1948). Após uma série de papéis em filmes pequenos, assinou um novo contrato com a Fox. Rapidamente se tornou uma atriz popular com papéis em diversas comédias, incluindo As Young As You Feel (1951) e Monkey Business (1952), além dos dramas Clash by Night (1952) e Don't Bother to Knock (1952). Nesta época, Monroe causou escândalo quando foi descoberto que havia posado para fotos nuas antes de se tornar atriz, mas a história aumentou o interesse pelos seus filmes.

Leia mais...
 ver · editar Você sabia?


 ver · editar Colabore!


Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com à sexualidade na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Categorias
 ver · editar Sexualidade por tópicos


Comportamento sexual Saúde sexual Sistema reprodutor
Comportamento sexual
Comportamento sexual
Saúde sexual
Saúde sexual

Clítoris • Hímen • Lábios genitais • Ovário • Tubas uterinas  • Útero • Vagina • Vulva

Duto ejaculatório • Epidídimo • Escroto • Glande • Pênis • Próstata • Testículo • Vesícula seminal

Gênero Orientação sexual Erotismo
FemininoTransgêneroMasculino
Orientação sexual
Orientação sexual
Erotismo
Erotismo
Indústria do sexo Crimes sexuais Relacionamentos íntimos
Indústria do sexo
Indústria do sexo
Crimes sexuais
Crimes sexuais
Relacionamentos íntimos
Relacionamentos íntimos
Sexualidade e sociedade Sexualidade e religião Filosofia da sexualidade
Sexualidade e sociedade
Sexualidade e sociedade
Sexualidade e religião
Sexualidade e religião
Filosofia da sexualidade
Filosofia da sexualidade
Filosofia do amor Fertilidade Sexualidade animal
Filosofia do amor
Filosofia do amor
Fertilidade
Fertilidade
Sexualidade animal
Sexualidade animal
 ver · editar Portais relacionados


Biologia Saúde Psicologia LGBT Pornografia
 ver · editar Wikimedia