Type 97 (fuzil de precisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Type 97

Fuzil de precisão Type 97
Tipo Fuzil de precisão
Local de origem  Império do Japão
História operacional
Em serviço 1937–1945
Utilizadores Exército Imperial Japonês
Guerras Segunda Guerra Sino-Japonesa
Segunda Guerra Mundial
Guerra da Coreia
Guerra Civil Chinesa
Guerra do Vietnã
Histórico de produção
Data de criação 1937
Fabricante Arisaka
Período de
produção
1937-1945
Especificações
Peso 3,95 kg
Comprimento 1.280 mm
Comprimento 
do cano
797 mm
Cartucho 6,5x50mm Arisaka
Ação Ação por ferrolho
Velocidade de saída 760 m/s
Alcance efetivo 1.500 m com mira telescópica
Sistema de suprimento Carregador interno fixo, alimentado por pente de 5 tiros
Mira Mira telescópica 2,5x

O fuzil de precisão Type 97 (九七式狙撃銃, Kyū-nana-shiki sogekijū) é um fuzil de ação por ferrolho japonês, baseado no fuzil Type 38. Seguindo a prática padrão da época, foi adaptado de um fuzil de infantaria existente. A única diferença entre este fuzil e o Type 38 original é que ele tinha uma coronha mais leve, uma mira telescópica 2,5x e uma configuração de banda média para um monopé, embora os modelos posteriores tivessem isso excluído. O fuzil entrou em serviço em 1937. Quando disparado, o leve cartucho 6,5x50mm Arisaka emitia pouco clarão ou fumaça e dificultava a atividade do contra-franco-atirador. A falta de clarão e fumaça vem do comprimento do cano; um cano de 797 milímetros de comprimento permite que o propulsor do cartucho queime totalmente e atinja a combinação ideal de precisão e velocidade do projétil. A mira telescópica foi deslocada para a esquerda, para permitir o carregamento por pente. Como outros fuzis Mauser, ele possui um carregador de 5 cartuchos. O fuzil pode ser carregado com um pente em tira de 5 cartuchos ou com cartuchos únicos.

O Type 97 foi fabricado no Arsenal de Nagoya e no Arsenal de Kokura, sendo a maior parte deles fabricada em Nagoya. ​

História de combate[editar | editar código-fonte]

Depois de lutar contra franco-atiradores chineses treinados na Alemanha, o exército japonês decidiu desenvolver franco-atiradores para si. O treinamento em camuflagem, artesanato de campo e outras técnicas semelhantes era comum à infantaria japonesa normal, então os franco-atiradores eram especialmente treinados apenas para atirar e recebiam um fuzil de precisão.

O Type 97 era o fuzil de precisão japonês padrão, um Type 38 Arisaka normal equipado com uma mira telescópica. O Type 97 foi usado frequentemente por franco-atiradores japoneses, muitas vezes escondidos em palmeiras ou, mais comumente, em posições escondidas, com resultados mortais. Como eles foram preparados para o cartucho japonês 6,5x50SR, que praticamente não produzia fumaça ou clarão do cano longo do Type 97, era um fuzil difícil de detectar em distâncias superiores a 150 metros. Tropas experientes dos EUA sabiam que tinham de continuar o seu avanço quando disparadas por franco-atiradores japoneses, a fim de se aproximarem e localizarem o franco-atirador.

Após a Segunda Guerra Mundial, os Type 97 capturados do Exército Imperial Japonês foram convertidos para usar o cartucho 7,62×39mm, já que o Exército de Libertação Popular estava sendo equipado com fuzis AK e SKS desse calibre.[1]

Duas versões do Type 97 convertido consistiam em fuzis com apenas um cano do SKS ou com um cano SKS com tampa frontal e baioneta dobrável.[1]

Referências

  1. a b «Chinese Arisakas in 7.62x39mm». 28 de março de 2011 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Type 97 (fuzil de precisão)