Usuário(a):GabTenmaki/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Victor Barcellos Schiavon (também conhecido como Gemaplys, YUNG LIXO, Yun Li, MC V.V, entre diversos outros nomes) é um cantor, compositor, produtor musical, desenvolvedor de jogos, designer, pixel artist, streamer e youtuber brasileiro. Nasceu em 29 de março de 1996, em Pelotas, município estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

GEMAPLYS
Foto de Victor de moletom rosa, com a mão no queixo.
Nome completo Victor Barcellos Schiavon
Pseudônimo(s)
  • YUNG LIXO
  • Yun Li
  • Tokyo Marui
  • MC V.V
Outros nomes
Nascimento 29 de março de 1996 (28 anos)
Pelotas, Rio Grande do Sul
Brasil
Nacionalidade brasileira
Ocupação
Carreira musical
Período musical 2009 — presente
Gênero(s)
Instrumento(s)
Gravadora(s) YungTrashRecords

Começou sua carreira no YouTube por volta de 2008 e atualmente é dono do canal GEMAPLYS, focado em gameplays e análises/resenhas sobre jogos e filmes, contando com mais de um milhão de inscritos. Já no meio musical, Victor possui diversos pseudônimos, dentre os quais se destaca seu mais famoso, o YUNG LIXO, nome que Schiavon utilizou durante boa parte de sua trajetória no ramo da música. Apesar de seus diversos nomes artísticos, os estilos predominantes nas suas músicas são o rap e o trap. Victor também trabalha como desenvolvedor de jogos e, atualmente, trabalha em um projeto de videogame indie pessoal inspirado em jogos do estilo Metroidvania.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Victor Barcellos Schiavon nasceu na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, Brasil.

Fez graduação em Design Digital na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande do Sul[1].

YouTube[editar | editar código-fonte]

Os Schiavones[editar | editar código-fonte]

Os Schiavones foi um canal criado por Victor e alguns amigos em meados de 2009. O canal focava em vídeos no estilo Jackass, com desafios incomuns. Depois de algum tempo, Victor e seus amigos pararam de gravar vídeos e deletaram o canal do YouTube.

GEMAPLYS[editar | editar código-fonte]

Victor criou seu canal atual, GEMAPLYS, em janeiro de 2014. Começou com gameplays focadas na comédia com jogos como Amor Doce, Stardew Valley, Undertale, Habbo, entre outros. Com o passar do tempo variou seu conteúdo para abranger também análises de jogos, filmes e séries, reacts de vídeos do YouTube e unboxings de presentes enviados por seus fãs. Seu canal também conta com alguns quadros bem lembrados:

  • GEMAREVIEW: Quadro de análises de jogos. Geralmente, eles são ou marcantes na infância de Victor, ou jogos indies que ele quer que se popularizem, ou jogos peculiares e, em sua maioria, ruins. São abordados aspectos do jogo como história, gráficos, sons, jogabilidade, entre outros.
  • GEMARESPONDE: Quadro de resposta a comentários dos fãs e respondia a algumas de suas perguntas. Foi cancelada em 2018, após somente 3 episódios.
  • GEMAPLYS LIVE ACTION: Série de vídeos contanto uma história fictícia de ação, aventura e comédia, baseada no assassinato de um boneco do personagem Ben 10. Contou com cinco episódios, sendo o último postado em junho de 2018..

GEMA GAMES[editar | editar código-fonte]

Em 20 de junho de 2015, Victor criou seu canal secundário, chamado GEMA GAMES. A partir do final de 2018, Victor começou a postar gameplays e alguns cortes de suas lives na plataforma Twitch. Em 2023, começou a série de cinco vídeos denominada "Adivinhando SETUPS dos INSCRITOS", onde ele, junto a seu amigo Venistério, deveriam julgar fotos de computadores e relacioná-los de alguma forma com as fotos dos inscritos, guardadas em uma pasta em ordem aleatória por um amigo deles. O problema é que foi descoberto no meio da série que a pasta de arquivos não estava organizada aleatoriamente, mas sim em ordem alfabética.

PocketPlays[editar | editar código-fonte]

Em 28 de novembro de 2016, Victor Schiavon, junto a seu amigo Arthur Nogueira, iniciava o canal PocketPlays, onde os dois juntos gravariam diversas séries de gameplay de jogos retrô. A iniciativa, no entanto, entrou em hiato após o início de 2017, voltando apenas em outubro de 2021, com um novo estilo de arte e identidade virtual. A dupla novamente pararia de postar em julho de 2023, sem qualquer menção de retorno desde então.

JogandoFoddaci[editar | editar código-fonte]

JogandoFoddaci, frequentemente abreviado como JF, é um canal de longplay criado por Gemaplys, Carteiro Cósmico e Leandro Bife em 2021, conhecidos por serem os três integrantes originais. As gameplays do canal variam entre jogos mais clássicos (como na série de Super Mario 64) e alguns mais recentes (como na série de GTA IV).

A ideia do canal vem do antigo projeto do trio original, chamado "Flowdaci Podcre", uma paródia do Flow Podcast. Já em relação ao nome, o próprio Victor, em um vídeo[2] no YouTube, afirmou que Foddaci viria de uma versão "mafiosa" do xingamento, mas que a ideia original era do nome possuir dois "c", como em Fodacci.

Após meses da saída de Leandro Bife, Rodrigo Ximenes, mais conhecido como Saiko, entrou como o terceiro membro. Ele, junto aos outros dois integrantes, criou o podcast Fish Ball Cast. Após o fim do podcast, Saiko saiu do canal e participou somente dos vídeos para os membros e lives no YouTube. Depois de algum tempo fora do canal por não conseguir conciliar os vídeos de longplay com o tempo que dedicaria a seus outros canais, Saiko retornou para o JogandoFoddaci. Isso ocorreu graças a uma mudança na frequência do canal que, pela primeira vez em anos, deixava de postar dois vídeos diários para postar apenas um, dando mais tempo para cada um dos membros ficarem tanto no JF quanto em seus projetos próprios.

Tulyo Zynga[editar | editar código-fonte]

Tulyo Zynga é um pseudônimo de Victor no canal JogandoFoddaci. Surgiu na série de Minecraft, alguns vídeos após a suposta saída dele do canal.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

O início de MC V.V (2009 - 2013)[editar | editar código-fonte]

Em 2009, Victor e alguns de seus amigos tiveram a ideia de parodiar os rappers da época, como forma de piada. Eles criariam músicas e fariam entrevistas falsas, desenvolvendo uma trama para o personagem. A ideia não seguiu em frente, mas Victor gostou tanto do tema que decidiu sozinho continuar com a piada.

O personagem foi chamado de "MC Fedegoso", mas foi trocado pois o nome era muito longo. Surgia assim MC V.V, um pseudônimo no qual Victor criava músicas focadas na comédia, em temas polêmicos, seus amigos e na sua vida pessoal, sempre com um tom sarcástico e humorístico.

Inicialmente, Victor captou o áudio do vocal de suas músicas com o auxílio do microfone de uma câmera antiga que ele tinha, enquanto rimava em instrumentais que encontrava na internet. Mas, após algum tempo, ele ganhou um microfone de presente de aniversário de seu pai e passou ter uma melhor qualidade de áudio. Além disso, Schiavon começou a aprender a produzir beats originais no software FL Studio.

Sob o nome do personagem, Victor produziu dois álbuns e três EPs.

  • Black Power Nego (2009) — EP
  • VIP'S (2009) — EP
  • De Volta ao Preto (2010) — Álbum
  • Volver do Revólver (2012) — EP
  • PINTOCÓPTERO (2013) — Álbum

Desses, quatro não seriam mostrados publicamente até depois de 2022, quando foram mostrados em um vídeo[3] do YouTube e, posteriormente, em livestreams. Das cinco produções, somente PINTOCÓPTERO foi postado publicamente, no YouTube, pelo canal oficial de músicas do Victor: YUNG LIXO. No entanto, uma faixa do álbum De Volta ao Preto chamada "Quem Quer Subir" foi postada pelo canal MC V.V no YouTube, em 25 de janeiro de 2013.

MC V.Venomex (2012 - 2013)[editar | editar código-fonte]

Surgindo como um alter ego de MC V.V, Venomex é o lado mais agressivo do personagem. A inspiração do Victor, segundo ele mesmo, foram os rappers americados Tyler, the Creator e Eminem, que também haviam criado personalidades fictícias que, assim como MC V.V, possuíam um lado agressivo e um mais calmo. Além de possui uma faixa no EP Volver do Revólver (2012) cujo título leva seu próprio nome (além de ser a primeira a ser produzida pelo próprio Victor), MC V.Venomex também faria parte de algumas faixas do álbum PINTOCÓPTERO (2013).

YUNG LIXO (2017 - 2022)[editar | editar código-fonte]

Anos mais tarde, após mostrar algumas músicas antigas que tinha feito para seus amigos em sua conta na rede social Facebook, Victor foi encorajado a postar as faixas publicamente na internet. Com o auxílio do produtor musical ZR, Schiavon refez algumas músicas antigas e produziu novas, lançado-as sob o nome artístico YUNG LIXO, que usaria na maior parte de sua carreira.

Lançou seu primeiro EP, intitulado "GAROTÃO", em janeiro de 2017, com faixas focadas na comédia e em temas populares em seu lançamento, como a ascensão dos sadboys e dos otakus. Ainda em parceria com ZR, lançou o álbum "SEGURA ESSE MOLEQUE", em abril de 2018. Ambos foram publicados em plataformas de streaming de música, algo inédito até então na carreira musical de Victor.

Em 25 de abril de 2018, YUNG LIXO, junto com seu amigo e produtor musical Leandro Bife, lançaria a faixa que por muito tempo seria seu maior sucesso, Polaroid. Se distanciando da comédia, a música carrega um tom mais sério e melancólico, que distoava de seus lançamentos passados. Isso, que fazia Victor ter receio de publicá-la, foi o que a fez um de seus grandes hits. Em uma entrevista, afirmou:

“Polaroid” vai marcar a minha carreira musical por ter sido o primeiro pontapé em uma direção mais séria, que, incrivelmente, deu muito mais certo do que o esperado. Acreditei que os fãs das músicas cômicas ficariam chateados com a mudança repentina, mas a música foi muito bem vinda![4]

Polaroid, após ser lançada como single, foi inserida no álbum "Mixtape Pra Te Impressionar", lançado em janeiro de 2019, que alternava tons melódicos e interpessoais com músicas com ritmos mais animados. O álbum, apesar de ter sido um grandioso sucesso, foi posteriormente retirado das plataformas de música e do YouTube. Segundo Victor, ele não queria marcar sua carreira com temas melódicos e buscava outros tipos de música.

YUNG LIXO lançaria ainda diversos álbuns e EPs, além de diversos singles:

  • Sono Tapes (2020) — EP
  • Quarentapes (2020) — Álbum
  • Sono Tapes II (2020) — EP
  • TrashTalk (2021) — Álbum

YUNG LIXO participou de músicas com diversos artistas da cena do rap brasileiro, como Massaru, Elkay, D$ Luqi, D$ Slow, MAIK, Emori, Tibba, Yung Buda, Maicon Küster, entre outros.

Yun Li (2022 - presente)[editar | editar código-fonte]

Após uma stream em seu canal da Twitch, Victor afirmou deixar de lado o título de "YUNG LIXO", pois achava não passar a credibilidade que ele queria. O nome continuaria a ser o nome de seu canal do YouTube e em suas plataformas digitais de música, mas ele utilizaria o título de Yun Li para suas musicais mais sérias.

Seu primeiro lançamento sob esse pseudônimo foi o EP "Break Up Album", lançado em 7 de maio de 2022, que seguia tons melancólicos tematizados no término de relacionamentos amorosos, como seu próprio título sugere. Todas as faixas do álbum já haviam sido anteriormente mostradas em livestreams do artista. Esse costume de mostrar prévias de músicas em streams se tornaria bem mais comum, inclusive.

Em 2 de março de 2022, Yun Li lançou "Cybertapes", um álbum que incorpora elementos do trap da atualidade. Bem como ocorreu com Break Up Album, a maioria das faixas do álbum haviam sido mostradas anteriormente em lives na Twitch. As faixas possíam participações especias dos artistas Biffe, Tibba e Emori.

Em outubro de 2022, Victor, junto a seu amigo Biffe se isolaram em uma chácara nos arredores da cidade de Curitiba, em um desafio pessoal de conseguir criar um álbum musical em sete dias. Em 10 de dezembro de 2022, um trailer[5] era lançado no canal do YouTube YUNG LIXO e, no dia 16 de dezembro de 2022, foi lançado "Validation", que contava com participações especiais dos rappers Biffe, Astrus*, MAIK, Massaru e The Merk. O álbum, que sampleava músicas dos anos 60, 70 e 80, foi um enorme sucesso, atingindo até mesmo o top 10 de lançamentos de dezembro do Spotify. No entanto, em agosto de 2023 o álbum foi retirado de todas as plataformas digitais de música por conta de um pedido da gravadora de Kanye West, que alegava uma violação de direitos autorais por conta da última música do álbum ("We Gold"), que sampleava as músicas "My Song", de Labi Siffre, e "I Wonder", do Ye.

Em 26 de outubro de 2023, Yun Li lançava "Validation Deluxe" uma nova versão de seu álbum anterior. O novo álbum conta com uma versão alternativa da música "We Gold" produzida por Hakuro/Venistério, sem a sample antiga. Além disso, também possui uma faixa inédita denominada "Sonhar", e uma versão de "Going Home" com uma início diferente.

AIDES CREW (2021 - presente)[editar | editar código-fonte]

AIDES CREW é um grupo musical criado por Fantasmané (Victor; nome inspirado no rapper americano Ghostemane), PQN Espiada (Carteiro Cósmico) e Biffe, com músicas humorísticas. Inicialmente, em 13 de janeiro de 2019, lançaram o single "Plaqtudum 69", uma piada em forma de diss para o grupo Recayd Mob. Além disso, produziram a música "GTA Sanders" que, apesar de não ter sido lançada oficialmente, é uma das mais lembradas do grupo, além de ter sido por bastante tempo a outro do canal JogandoFoddaci.

Em 27 de março de 2020, o trio lançou o EP "AIDES CREW", contando com duas músicas produzidas em um dia, durante uma viagem para a Brasil Game Show (BGS). As faixas do álbum eram "Matrix 4" (parodiando o filme Matrix) e "Tua mãe é uma cadela".

Em 1 de abril de 2022, a AIDES CREW retorna no álbum BONDA, paródia de Donda, do rapper Ye, com a música "Caipira Life". O álbum marca uma mudança no nome dos integrantes, sendo eles agora MC V.V (YUNG LIXO), Boffe (Biffe) e Jean Xeroso (Carteiro Cósmico). Em 6 de junho de 2022, no álbum BONDA 2, o grupo lança as músicas "Fenda da Sunga" (paródia do universo de Bob Esponja) e "Crias do Mine" (uma música sobre jovens jogadores de Minecraft). Por fim, no dia 6 de setembro de 2022, a AIDES CREW, em BONDA 3, lançava a música "BABY BOY" (baseada no filme Pulp Fiction).

Após um ano em hiato, o trio volta no álbum BONDA GOOD 4SS JOB (inspirado em um álbum nunca lançado de Kanye West), com as músicas "De Volta ao Server" (continuação de Crias do Mine), Fenda da Sunga 2 e "Era Bão" (sequência de Caipira Life), todas lançadas juntas no dia 6 de setembro de 2023.

Retorno de MC V.V (2022 - presente)[editar | editar código-fonte]

Quase uma década depois de aposentar o nome artístico de MC V.V, o pseudônimo retornaria ao Victor publicar em seu canal do YouTube o álbum "BONDA", uma paródia de Donda, do rapper americano Ye. A obra, lançada em 1 de abril de 2022, continha 17 faixas, cada uma com uma sample de alguma música extremamente famosa e letras focadas na comédia e com um humor ácido. MC V.V lançaria ainda continuações da mixtape: BONDA 2, BONDA 3 e BONDA GOOD 4SS JOB.

Além da quadrilogia BONDA, Victor usou o pseudônimo MC V.V em suas músicas de comédia posteriores, em participações especiais com rappers como LUCKHAOS, Isolas, Lasca Pedra, Kabolan, entre outros do mundo do shittrap.

Tokyo Marui (2019 - presente)[editar | editar código-fonte]

Com músicas somente em inglês, Tokyo Marui é um pseudônimo criado por Victor. Inicialmente, abordava tons melancólicos e que, em prévias de músicas mostradas pelo artista, chegavam a flertar com o rock. Após o lançamento de somente duas músicas (uma lançada em julho de 2019 e a outra em janeiro de 2020), sob o nome Tokyo Marui, a persona foi abandonada pelo artista, passando por um hiato musical.

Em 13 de maio de 2023, Tokyo Marui, em parceria com o produtor musical EF, retornava no EP denominado "Lullabies for Demons", que continha músicas estilo trap, trap-rock e até mesmo phonk.

SPG (2023 - presente)[editar | editar código-fonte]

Sebastião-Pelotas Gang, abreviado como SPG, é uma dupla musical formada pelos personagens N11ne (Victor) e Samuel Notícias (Venistério/Hakuro). Eles vêm de São Sebastião do Caí e Pelotas, ambos municípios do estado do Rio Grande do Sul, e compõem músicas de humor ácido, com referências a memes, temas polêmicos, tabus, teorias da conspiração, etc. Além disso, o estilo hyperpop é recorrente nas faixas, dividindo espaço com o trap característico das músicas de Víctor.

Seu primeiro álbum, "HYPERPOOP", foi lançado no YouTube nos dias 19 e 20 de outubro de 2023, e seu segundo álbum, "SPG VOLUME 2: BEM VINDO AO NOSSO MUNDO", foi lançado no YouTube na manhã do dia 17 de fevereiro de 2024. Ambos estão disponíveis no canal TonyKillRecords.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • MC V.V: De Volta ao Preto (2010)
  • MC V.V: PINTOCÓPTERO (2013)
  • YUNG LIXO: SEGURA ESSE MOLEQUE (2018)
  • YUNG LIXO: Mixtape Pra Te Impressionar (2019)
  • YUNG LIXO: Quarentapes (2020)
  • YUNG LIXO: TrashTalk (2020)
  • Yun Li: Cybertapes (2022)
  • MC V.V: BONDA (2022)
  • MC V.V: BONDA 2 (2022)
  • MC V.V: BONDA 3 (2022)
  • Yun Li: Validation (2022)
  • MC V.V: BONDA GOOD 4SS JOB (2023)
  • SPG: HYPERPOOP (2023)
  • Yun Li: Validation Deluxe (2023)
  • Yun Li: Bittersweet Memories (2023)
  • SPG: SPG VOLUME 2: BEM VINDO AO NOSSO MUNDO (2024)

EPs[editar | editar código-fonte]

  • MC V.V: Black Power Nego (2009)
  • MC V.V: VIP's (2009)
  • MC V.V: Volver do Revólver (2012)
  • YUNG LIXO: GAROTÃO (2017)
  • YUNG LIXO: Sono Tapes (2020)
  • YUNG LIXO: Sono Tapes II (2020)
  • AIDES CREW: AIDES CREW (2021)
  • Yun Li: Break Up Album (2021)
  • Tokyo Marui: Lullabies for Demons (2023)

Jogos lançados[editar | editar código-fonte]

Spooky Station[editar | editar código-fonte]

Em 2019, Victor ajudou a produzir o jogo Spooky Station, uma coletânea de 9 minigames com temática de Halloween. Sua parte foi produzir um jogo do conjunto, e ele o fez em um mês, gravando o processo e o postando em um vídeo no YouTube. O jogo, lançado pelo Estúdio Vaca Roxa em outubro do mesmo ano, está disponível no Steam.

Super Chicken Jumper[editar | editar código-fonte]

Enquanto estava na faculdade, Victor brincava de modificar o T-Rex Game, um jogo do Google Chrome que aparece quando se está sem conexão com a Internet, adicionando itens, obstáculos, armas, entre outros. Anos mais tarde, ele se inspiraria nessa ideia para desenvolver seu jogo original: Super Chicken Jumper.

Na história do jogo, o personagem principal, um espião-galinha chamada Chicken, deve salvar o mundo de seu fim, enquanto é guiado por meninas estilo anime. O jogo é do estilo run 'n gun, 2D e com visual em pixel art.

O jogo foi lançado em setembro de 2021 e está disponível para diversas plataformas, como smartphone, PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox Series X, dentre outros.

Podcasts[editar | editar código-fonte]

Flowdaci Podcre[editar | editar código-fonte]

Flowdaci Podcre foi um podcast criado em 2021 por Victor e seus amigos Bife e Jean (mais conhecido como Carteiro Cósmico). O projeto parodiava, principalmente, o Flow Podcast e seus apresentadores Monark e Igor 3K. Nele, os personagens Ricardo Roberto (Victor Schiavon), Roger Gian (Jean Dias) e Gleison (Leandro Bife) se reuniam para discutir sobre temas diversos.

Após 6 episódios, o podcast foi cancelado. Victor explicou em uma livestream que ele e seus amigos não tinham tempo de conciliar o podcast com seus outros projetos e, aos poucos, foram se desanimando para produzi-lo. Apesar de sua descontinuidade, a ideia inspiraria o trio a criar o canal do YouTube JogandoFoddaci.

Fish Ball Cast[editar | editar código-fonte]

Criado pelos integrantes do canal de longplay JogandoFoddaci: Victor, Saiko e Jean. O Fish Ball Cast reunia os três para conversar sobre assuntos aleatórios, com um tema por episódio. No entanto, havia quadros recorrentes, como o "Bafafá dos Games", onde eles discutiam sobre novidades no mundo dos jogos, e um quadro onde eles mostravam as artes feitas pelos inscritos, que geralmente se tratavam sobre os assuntos comentados nos episódios anteriores.

Após vários episódios, o podcast foi acabado para dar espaço às lives do canal, onde os integrantes poderiam falar sobre assuntos mais diversos, além de poderem mudar de tela de modo mais simples.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Currículo de Victor Schiavon». Lattes. 28 de novembro de 2017. Consultado em 12 de maio de 2024 
  2. Cortes Jogandofoddaci [OFICIAL] (22 de dezembro de 2023), O ICEBERG DEFINITIVO DO JOGANDOFODDACI, consultado em 15 de maio de 2024 
  3. GEMAPLYS (27 de abril de 2021), músicas cringe que eu fiz quando tava na escola, consultado em 15 de maio de 2024 
  4. «Yung Lixo – músico pelotense acumula mais de 4.7 milhões visualizações no Youtube». ecult. 28 de junho de 2018. Consultado em 10 de maio de 2024 
  5. YUNG LIXO (10 de dezembro de 2022). «validation - 16/12». YouTube. Consultado em 15 de maio de 2024