Saltar para o conteúdo

Usuário(a) Discussão:Babalaumy

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 9 de setembro de 2013 de JMGM no tópico Breve conteúdo

Bem-vindo(a), Babalaumy!

Seu trabalho é importante. Sou colaboradora da Wikipédia. Espero que também goste de colaborar com esta enciclopédia, que dá a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. Ajude-nos a melhorar e acrescentar informações. Obrigada por suas contribuições. Espero que goste daqui e decida ficar.

Aqui estão algumas páginas que podem ajudar:

Se precisar de ajuda, pergunte em minha página de discussão ou na página para tirar dúvidas. Pode também se inscrever no programa de tutoria e ser acompanhado(a) por um(a) editor(a) mais experiente. Por favor assine suas mensagens nas páginas de discussão usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição; isso irá inserir automaticamente seu nome de usuário e a data.

Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 16h13min de 8 de setembro de 2013 (UTC)Responder

Indicação de eliminação rápida para a página Lino de oxumare[editar código-fonte]

A página que criou com o nome Lino de oxumare foi marcada para eliminação por preencher pelo menos um dos critérios de eliminação rápida, mais especificamente: por ser impróprio.

É convidado a contribuir com conteúdos desde que estes estejam de acordo com as políticas da Wikipédia e no âmbito de uma enciclopédia. Por favor não volte a criar o mesmo artigo com o mesmo conteúdo. Obrigado pela compreensão. Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 15h37min de 8 de setembro de 2013 (UTC)Responder

Não confunda as coisas[editar código-fonte]

Não se trata de radicalismo. Trata-se de relevância e notoriedade. Páginas pessoais - currículos - não são conteúdo enciclopédico. Abraços.

Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 15h54min de 8 de setembro de 2013 (UTC)Responder

Novamente, não confunda as coisas[editar código-fonte]

Prezado amigo. Das ligações que me passou, pelo menos mais duas eu classificaria à primeira vista para serem removidas. Não vou fazê-las pessoalmente para não provocar mais atritos com você. Deixarei para outro censor.

Sim, não entendo muito da sua religião, mas não fiz a proposta de deleção por isso. Compreenda: se a figura tem notoriedade global para a sua religião, como o papa ou os membros da alta hierarquia eclesiástica têm para os cristãos, certamente haverá um local reservado para ela na wiki, e alguns dos artigos que postou são exemplos.

Agora, se a abrangência é meramente local, não é conteúdo compatíevel. Não dá para se ter na wiki uma página para cada pastor - ou o correspondente de sua religião - que se encontra em cada esquina de cada bairro apenas porque ele é o "chefe religioso do bairro".

Compreenda: você não deixou claro a notoriedade da persona em questão em sua edição, que mais assemelhava-se a um currículo pessoal. Releia-o e verifique por si mesmo. Por isso propus a eliminação.

Sim, posso ter errado. Mas a política da wikipédia é que o ônus da prova é de que insere a informação, ou seja, seu. Assim, consiga as fontes fiáveis (jornais, livros, revistas, etc.) que a pessoa é globalmente notória à sua religião, e insira-as no artigo. O problema será assim resolvido.

À parte: Dicas de edição[editar código-fonte]

  1. Ao mandar uma mensagem para qualquer usuário ou fazer comentários nas páginas de dicussão dos artigos, nunca esqueça de assinar. A assinatura é feita mediante a colocação de 4 tils (~ ~ ~ ~) justapostos (remova os espaços entre eles). O programa os substitui automaticamente pelo seu nome de usuário e hora da edição ao salvar-se a mesma.
  2. Os artigos devem ter ferências inseridas entre as marcas < r e f > e < / r e f >.
  3. Ao fim do artigo deve-se introduzir a seção referências a partir da predefinição { { R e f e r ê n c i a s } } caso essa já lá não se encontre.

Obs.: os espaços extras nas marcas acima devem ser removidos. Coloquei-os para não terem efeito aqui na página.

Bem-vindo[editar código-fonte]

Ademais, bem-vindo. Desculpe-me se lhe dei uma recepção indevida na wiki. Leia as instruções na mensagem de boas vindas que deixei-lhe acima.

Abraços.

Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 16h40min de 8 de setembro de 2013 (UTC)Responder

Fontes[editar código-fonte]

Olá Babalaumy, tentei encontrar fontes para manter o artigo do senhor Lino de Oxumare, mas não consegui encontrar. Poderia me fornecer as informações que colocou no artigo, dizendo de que casa ele é, sua afiliação, com esses dados talvez eu consiga encontrar em livros alguma referência. JMGM (discussão) 22h53min de 8 de setembro de 2013 (UTC)Responder

Impossível[editar código-fonte]

Caro JMGM, realmente oque me pede é impossível. Meu Babalorixá não está em nenhum livro, coitado. Pessoa simples mas que descende de uma raiz Candomblecista muito importante no Brasil. Casa de Oxumare https://pt.wikipedia.org/wiki/Il%C3%A9_Ax%C3%A9_Oxumar%C3%AA. Foi Iniciado em Santos por Pai Bobó https://pt.wikipedia.org/wiki/Pai_Bob%C3%B3_de_Inhans%C3%A3 , que é descendente da casa acima citada, hoje comandada por Baba Pece https://pt.wikipedia.org/wiki/Pai_Pece_de_Oxumare. Infelizmente as fontes sobre meu Pai são tão simples quanto o próprio. Minha intenção em registrar este artigo sobre sua biografia é uma homenagem aos seus 71 anos de idade e 47 de iniciado ao candomblé. E deixar registrada a sua importãncia no culto aos orixás. Caso não seja possivel, infelizmente não tenho mais como contribuir, pois os decendentes da Casa de Osumare e por consquencia de Pai Bobó são milhares. --Babalaumy (discussão) 02h54min de 9 de setembro de 2013 (UTC)Responder

Obrigado pela resposta, vamos por partes, conheci pessoalmente pai Bobó e muitos de seus filhos, e sei o quanto foi importante para a história do candomblé de SP. Veja se consegue o nome de batismo e data e local de nascimento e se for falecido a data da morte, esses dados são necessários para fazer uma busca mais aprofundada. Um abraço JMGM (discussão) 07h24min de 9 de setembro de 2013 (UTC)Responder

Breve conteúdo[editar código-fonte]

Olá JMGM, as únicas informações que posso lhe dar é o próprio artigo que escrevi e foi excluido: "Vanderlino da Conceição Barboza, nasceu na cidade de Jequié na Bahia de todos os Santos em 1942 onde residiu e trabalhou com seu Raimundo Barboza e sua mãe Nazaré da Conceição Barboza até os seus 17 anos. Em 1959, em ocasião do falecimento de sua mãe. A concelho de sua tia, Vanderlino se mudou para a baixada santista onde a mesma morava. Em 1962 se torna funcionário publico, onde trabalhou na Prefeitura da cidade de Santos como Auxiliar de limpeza. Vanderlino se tornou figura conhecida na repartição onde trabalhava pelo seu extremo carisma e força para o trabalho. Em 1964, Vanderlino conhece através de uma amiga José Bispo dos Santos, o Pai Bobó que havia fundado a primeira casa de Candomblé Ketu do Estado de São Paulo alguns atrás. Ficando encantado com a história dos Orixás e da Raiz da Casa de Oxumarê, em maio de 1965 Vanderlino se inicia ao Orixá Oxumarè pelas mãos de Pai Bobó, sendo Dofonitinho de uma barco com mais dois Yawos. Desde então Vanderlino da Coceição Barboza passa a ser conhecido como Lino de Oxumarê, nome lhe dado carinhosamente por seu Pai Bobó de Iansã. Em 1982 em ocasião de sua aposentadoria, devido a um acidente em seu local de trabalho, Lino se muda para Cuiabá no Mato Grosso, onde em 1988 funda o Ilê ketù Asé Aiyé Dan Òsumárè. que até os dias de hoje está situado em um sítio na região de Cuiabazinho. Pai Lino iniciou muitos filhos, e vários deles estão espalhados por todo estado de São Paulo e do Brasil. Pai Lino é marcado por sua extrema simplicidade tanto no seu dia a dia quanto dentro dos rituais do candomblé. Após o falecimento de seu Pai Bobó em 1993, Lino passa para as mãos de Dona Gema de Jagun, mas continua com as funções e fundamentos de seu eterno Pai Bobó. Não manteve contato com os irmão e tos do Asé Oxumaré por motivos particulares e principalmente por sua simplicidade e recolhimento para o seu Axé." Ele ainda é vivo, e no atual momento se encontra internado devido a complicações cardácas decorrentes de Doença de Chagas adquiridas por 4 vezes em sua vida em Cuiabá. --Babalaumy (discussão) 17h25min de 9 de setembro de 2013 (UTC)Responder

Olá Babalaumy, com esses dados vou tentar encontrar alguma fonte que prove sua existência e notoriedade, não pra mim ou pra você, para quem for ler a enciclopédia saber que é uma história verídica e não invenção. Espero que continue por aqui, poderá me ajudar em muitos artigos sobre nossa religião. Assim que conseguir alguma coisa ou não, te comunico. Um abraço JMGM (discussão) 21h06min de 9 de setembro de 2013 (UTC)Responder
Achei uma página com foto inclusive de pai Lino http://linodeosumare.bloçgspot.com.br/2013/08/babalorisa-lino-dosuamre.html, mas por ser do Bloçgspot só poderá ser colocada como ligação externa, mas não como referência, tire o Ç do link. Vou continuar a busca. JMGM (discussão) 21h14min de 9 de setembro de 2013 (UTC)Responder