Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Ferros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ferros é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Metropolitana de Belo Horizonte e à Microrregião de Itabira e localiza-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 170 km. Ocupa uma área de 1 088,795 km², sendo que 0,4 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2013 era de 10 807 habitantes, sendo então o 342º mais populoso do estado mineiro.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,5 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Com 47% da população vivendo na zona urbana, Ferros contava, em 2009, com nove estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,603, classificado como médio em relação ao estado.

O desbravamento da área ocorreu através de bandeiras que seguiam pela região à procura de metais preciosos. Com a exploração das terras, formou-se um povoamento às margens do Rio Santo Antônio, cujo crescimento populacional e econômico se deve à agropecuária. Em 1832, é criado o distrito de Santana dos Ferros, subordinado a Itabira, sendo emancipado em 23 de setembro de 1884 e passando a denominar-se simplesmente Ferros em 1923. A cidade abriga um conjunto de prédios e monumentos que preservam sua arquitetura colonial, sendo ambiente do romance Hilda Furacão (1991), do escritor ferrense Roberto Drummond, que narra o cotidiano dos habitantes entre as décadas de 1950 e 70 e inclusive as mobilizações pró e contra a construção da nova Igreja Matriz de Santa Ana. (ler mais...)