Wuando Borges Castro de Andrade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wuando Borges Castro de Andrade
Nome completo Wuando Borges Castro de Andrade
Nascimento 13 de dezembro de 1977
Santa Catarina, Distrito de Lembá, São Tomé e Príncipe
Residência São Tomé
Nacionalidade São Tomé e Príncipe São tomense
Ocupação político

Wuando Borges Castro de Andrade (Santa Catarina, Distrito de Lembá, São Tomé e Príncipe 13 de dezembro de 1977 - ) é um político são-tomense que exerce o cargo de ministro[1][2] no gabinete de Jorge Bom Jesus, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe nomeado pelo presidente são-tomense Evaristo Carvalho[3].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Desde cedo esteve ligado ao associativismo juvenil, integrando o grupo de jovens fundadores da OVJ - Organização Voz Jovem, em 1995, onde exerceu, até Julho de 1997, o cargo de vice-presidente e diretor do Jornal juvenil "O Invasor". Foi também presidente da União dos Estudantes São-tomenses em Lisboa de 2004 à 2006 e um dos vice-presidentes do Fórum dos Estudantes Africanos em Portugal, em 2005.

Foi desde sempre simpatizante do MLSTP/PSD - Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe, partido politico em que se filiou em 2001, aquando da sua participação na campanha eleitoral das presidenciais deste ano, apoiando o candidato Manuel Pinto da Costa. Entre 2009 a 2010, ajudou a reestruturar a representação do MLSTP/PSD em Portugal, chegando a ocupar o cargo de Vice-coordenador e responsável pelo Departamento para Juventude e Quadros.

Regressou à São Tomé e Príncipe em maio de 2012, tendo sido eleito como membro da Comissão Politica e do Conselho Nacional do MLSTP/PSD[4] no congresso de junho de 2012.

Em junho de 2018, foi nomeado secretário-geral adjunto do MLSTP/PSD e membro da Comissão Permanente da Comissão Politica Nacional[5][6].

Em 3 de Dezembro de 2018, no seguimento das eleições legislativas de 7 de Outubro do mesmo ano, foi empossado como membro do XXII Governo Constitucional de São Tomé e Príncipe, chefiado pelo primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, quando foi nomeado para exercer o cargo de Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares[1][2].

Referências[editar | editar código-fonte]