Saltar para o conteúdo

Portal:Ciclones tropicais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal dos Ciclones tropicais

Um ciclone tropical é uma grande perturbação na atmosfera terrestre. É um sistema formado por grandes tempestades e é caracterizado por ser uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é ligeiramente maior do que em suas vizinhanças. É uma área de baixa pressão atmosférica com uma circulação fechada de ventos e diferencia-se dos ciclones extratropicais por ter um núcleo quente e um centro bastante definido em sistemas mais intensos, conhecido como olho. A grande diferença de pressão atmosférica entre o centro do ciclone e suas vizinhanças, conhecida como força de gradiente de pressão, gera intensos ventos, que podem ultrapassar 300 km/h em grandes ciclones. Seu giro característico, no sentido anti-horário no hemisfério norte e no horário no hemisfério sul, é inicialmente causado pela força de Coriolis e postergado pela energia liberada pela condensação da umidade atmosférica. Trovoadas e chuvas torrenciais estão frequentemente associadas a ciclones tropicais. Formam-se costumeiramente nas regiões trópicas, aos arredores da Linha do Equador, onde constituem uma parte do sistema de circulação atmosférica, ao moverem calor da região equatorial para as latitudes mais altas. O ciclone tropical é movido pela energia térmica liberada quando ar úmido sobe para camadas mais altas da atmosfera e o vapor de água associado se condensa.

Artigo destacado

O olho é uma região localizada no centro de ciclones tropicais fortes onde as condições climáticas são amenas. O olho de uma tempestade é uma região grosseiramente circular e geralmente com 30 a 60 km (20 a 30 milhas) de diâmetro. Está circundado pela "parede do olho", um anel de violentas trovoadas em que ocorrem os fenômenos climáticos mais severos de um ciclone. A menor pressão atmosférica do ciclone ocorre no olho, podendo ser ainda 15% inferior à pressão atmosférica do lado de fora da tempestade.

Em ciclones tropicais fortes, o olho é caracterizado por ventos moderados e céus limpos, e é rodeado em todos os lados por uma parede de olho muito alta e simétrica. Em ciclones tropicais mais fracos, o olho não é tão bem definido, e pode ser envolto pela cobertura de nuvens central densa, que é uma região de nuvens altas e densas que aparecem claramente em imagens de satélite. Tempestades fracas ou desorganizadas podem também caracterizar-se de uma parede do olho que não circunda completamente o olho, ou ter um olho que caracteriza-se por chuvas pesadas. Em todas as tempestades, entretanto, o olho é o local de pressão atmosférica mínima: a região em que a pressão atmosférica ao nível do mar é a mais baixa.

Imagem selecionada

"' Ciclone Inigo "' perto do pico de intensidade, como um ciclone tropical severa de categoria 5 na escala da região da Austrália, com ventos sustentados de 10 minutos de 150 mph (240 km/h) e ventos sustentados de 1 minuto de 160 mph (260 km/h). Esta imagem foi tirada por um dos satélites EOSDIS da NASA em 4 de abril de 2003, enquanto o ciclone estava ao sul da Indonésia.

Artigos destacados e bons

O furacão Able foi um furacão raro que se formou fora da típica temporada de furacões do Atlântico Norte. A segunda tempestade tropical e primeiro furacão de 1951, em 15 de maio Able desenvolveu-se a partir de um cavado de baixa pressão cerca de 300 milhas (480 km) ao sul das Bermudas. Inicialmente de natureza subtropical, Able adquiriu características tropicais à medida que se movia sobre as águas quentes da Corrente do Golfo e atingiu o status de furacão em 17 de maio na costa da Flórida. Isso fez do Able um dos quatro furacões de maio no Atlântico já registrados. Em 22 de maio, Able atingiu ventos de pico de 140 km/h (90 mph) a cerca de 110 km (70 mi) ao largo do Cabo Hatteras, Carolina do Norte. Em 23 de maio o furacão enfraqueceu quando virou para o leste e se tornou um ciclone extratropical, antes de se dissipar no dia seguinte.

O furacão Able não afetou significativamente a terra. Na Flórida, a tempestade trouxe chuva leve, enquanto nas Bahamas produziu ventos de até 153 km/h (95 mph). Able produziu marés mais altas que o normal da Carolina do Norte até à Nova Inglaterra. Nenhuma vítima foi relatada.

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Categorias relacionadas

Sabias que...

  • ... que o Joint Typhoon Warning Center considera que Tufão Vera (foto) de 1986 são na verdade dois sistemas distintos, formados a partir de duas circulações de baixo nível separadas?
  • ... que furacão Agatha (foto) foi o furacão mais forte do Pacífico a atingir o México em maio desde que os registros começaram em 1949?
  • ... que o ciclone Raquel (via retratada) viajou entre as bacias de Austrália e Oceano Pacífico Sul entre as 2014-2015 e 2015-2016, abrangendo ambas as estações em ambas as bacias?
  • ... que o ciclone Amphan (foto) em 2020 foi a primeira tempestade a ser classificada como uma Tempestade super ciclônica na Baía de Bengala desde 1999?


Séries sobre ciclones tropicais


Ciclones tropicais em outros projetos de Wikimedia

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ciclones tropicais
Wikcionário
Wikcionário

Tópicos

Outros portais


Descubra a Wikipédia utilizando portais