Saltar para o conteúdo

Portal:DC Comics/Destaque/Arquivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Batman é um super-herói em Banda Desenhada (HQ, no Brasil), publicado pela editora norte-americana DC Comics, cuja primeira aparição alguns acreditam ter sido em desenhos de Frank Foster em 1932[1], e que foi publicado posteriormente na revista Detective Comics #27, em Maio de 1939. Mais tarde, juntamente a Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo. Batman foi co-criado pelo desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger, embora apenas Kane receba oficialmente os créditos, apesar de seus esforços para dividir os méritos na criação do personagem. Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras, capa vermelha e ligado ao tema dos morcegos, mas foi Finger que deu ao personagem o formato pelo qual ficaria consagrado. Apesar de oficialmente creditado a Bob Kane, os desenhos de Frank Foster II, artista ligado à indústria de publicações de Nova Iorque na década de 1930, foram considerados autênticos pela DC Comics.

No mundo fictício de super-heróis da editora DC Comics (conhecido como Universo DC), Batman é o alter-ego de Bruce Wayne, bilionário empresário, playboy e filantropo. Segundo os quadrinhos, o fato de testemunhar o assassinato de seus pais quando criança teria levado um jovem Bruce Wayne a viajar pelo mundo, tentando compreender a mente criminosa. Treinou todo tipo de artes marciais e técnicas de combate (o trauma de ver seus pais mortos com tiros de revolver lhe deu aversão a armas de fogo), buscando a perfeição física e intelectual. Criou um uniforme baseado numa coisa que o amedrontava quando criança: Morcegos. Ele achou que isso seria um motivo de temor aos bandidos também. E assim, passou a lutar contra o crime. Diferentemente de outros super-heróis, Batman não tem nenhum poder sobre-humano, usando apenas o intelecto, habilidades investigatórias, tecnologia, dinheiro e um físico bem-preparado em sua guerra contra o crime.


Superman é uma personagem fictícia cujas histórias em quadrinhos são publicadas pela editora norte-americana DC Comics, uma empresa subsidiária do grupo Time Warner, embora várias versões diferentes já tenham sido adaptadas para o cinema, o rádio, a televisão e a literatura. A personagem seria, em seu universo, um super-herói e fora criado pela dupla de autores de quadrinhos Joe Shuster e Jerry Siegel. A personagem foi apresentada na revista Action Comics #1 em 1938 nos Estados Unidos. Superman nasceu no fictício planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais Kal-El (que significaria Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Teria sido mandado à Terra por Jor-El, seu pai, cientista, momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrisou na Terra na cidade de Smallville (Pequenópolis), onde o jovem Kal-El foi descoberto por Jonathan e Martha Kent. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha poderes diferentes dos humanos normais. Quando não está lutando contra o mal, ele vive como Clark Kent, repórter do Planeta Diário (Estrela Diária em Portugal). Clark trabalha com Lois Lane, com quem teve um romance e hoje estão casados.

Superman foi também o primeiro herói em quadrinhos a ter uma revista intitulada com seu nome: Superman #1 publicada no verão de 1939.

Superman é um dos mais importantes personagens da cultura pop ocidental tendo tido mais de 11 títulos periódicos de quadrinhos diferentes nos Estados Unidos; 5 filmes; 2 séries de cinema; 5 séries de televisão; 6 séries de desenho animado; um programa de rádio; um musical e um infindável número de produtos vendidos com sua marca desde a brinquedos a alimentos...

Referências