Saltar para o conteúdo

Portal:Dinossauros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atualize a página

Bem-vindo(a) ao
Portal dos Dinossauros
Microraptor Styracosaurus Tiranossauro Allosaurus Braquiossauro Pachycephalosaurus Anquilossauro Stegosaurus Gryposaurus
Dinossauros ou Dinossáurios (do grego δεινός σαῦρος, que significa "lagarto terrível") constituem um grupo de diversos animais membros do clado e da superordem dos arcossauros, acredita-se que apareceram há pelo menos duzentos e trinta milhões de anos, e que, durante cento e trinta e cinco milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período triássico até o final do período cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas. A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido a seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente. O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as aves modernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual. (Leia mais...)

Ovo de dinossauro


Esqueleto de Tiranossauro


 ver · editar Artigos selecionados
Esqueleto restaurado em exposição no Centro de Ciências de Iowa
Esqueleto restaurado em exposição no Centro de Ciências de Iowa

Lythronax ("Rei do sangue", a partir de palavras gregas lythron significa "sangue" e anax que significa "rei") é um gênero extinto de dinossauro terópode da família dos tiranossauros que viveu há cerca de 80,6-79.9 milhões de anos atrás no que hoje é o sul do estado de Utah, nos Estados Unidos. O único espécime conhecido foi descoberto na Formação Wahweap do Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante em 2009, e consiste em um crânio e esqueleto parcial. Em 2013, tornou-se a base deste novo gênero e sua espécie-tipo foi intitulada Lythronax argestes; com o nome específico argestes se originando do nome do poeta grego Homero para o "vento do sudoeste", em referência à proveniência geográfica do espécime na América do Norte.

As estimativas de tamanho para Lythronax variaram entre 5 e 8 m de comprimento e entre 0,5 e 2,5 t de peso. Era um tiranossaurídeo de constituição robusta e, como outros membros deste grupo de dinossauros, teria patas dianteiras pequenas com dois dedos, patas traseiras longas e fortes e um crânio muito robusto. A parte traseira do crânio de Lythronax parece ter sido muito larga, com órbitas oculares voltadas para a frente em um grau semelhante ao visto no Tyrannosaurus. Lythronax tinha 11 cavidades dentárias no osso maxilar da parte superior; a maioria dos tiranossaurídeos tinham mais. Os dentes da frente eram os maiores, sendo o mais longo com quase 13 cm de comprimento. Outros detalhes do crânio e do esqueleto que distinguiam o Lythronax de outros tiranossaurídeos incluíam a margem externa em forma de S da maxila e um processo do astrágalo do tornozelo, uma projeção que se expandia ainda mais para cima em comparação com seus parentes.

O holótipo foi encontrado na Formação Wahweap, datada do estágio Campaniano do Cretáceo Superior. Lythronax é, portanto, o membro mais antigo conhecido da família Tyrannosauridae, e acredita-se que tenha sido mais basal que o Tyrannosaurus. Devido à sua idade, Lythronax é importante para a compreensão das origens evolutivas dos tiranossaurídeos, incluindo o desenvolvimento de suas especializações anatômicas. Os olhos voltados para a frente de Lythronax lhe deram percepção de profundidade, o que pode ter sido útil durante caçadas, sendo ao perseguir suas presas ou por meio de emboscadas.


 ver · editar Imagem selecionada
Ilustração de um Albertaceratops.


 ver · editar Tópicos
 ver · editar Sabia que?

... o Psittacosaurus tinha umbigo, e que o espécime que preservou essa estrutura é considerado o umbigo mais velho dentre todos os amniotas já descoberto?

... o gênero Micropachycephalosaurus detém o recorde como o nome de dinossauro mais longo já descrito, com 23 letras?

... o Carnotauro era o dinossauro carnívoro com os menores braços em proporção ao corpo, sendo menores até do que os do T. Rex?

... um espécime do gênero Tarbosaurus foi o pivô de um julgamento que levou a uma ampla discussão nos Estados Unidos sobre contrabando de fósseis?

... devido a sua crista peculiar, semelhante a um corte de cabelo pompadour, o dinossauro antártico Cryolophosaurus é apelidado de "Elvisaurus" em referência ao penteado do músico Elvis Presley?


Colabore Categorias
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Dinossauros na Wikipédia!
Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Relacionados
 ver · editar Wikimedia
Dinossauros no Wikiquote     Dinossauros no Wikcionário     Dinossauros no Wikinotícias     Dinossauros no Wikisource     Dinossauros no Commons     Dinossauros na Wikiversidade     Dinossauros no Wikilivros    
Citações Definições Notícias Biblioteca Imagens e mídia Recursos de aprendizado Livros didáticos e manuais
https://pt.wikibooks.org/wiki/Dinossauros

Dinossauros no Wikispecies    
Diretório de espécies