Portal:Mississippi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira do Mississippi
Bandeira do Mississippi

Portal de Mississippi

The Magnolia State

Editar
   O Portal de Mississippi
Localização de Mississippi
Localização de Mississippi

O Mississippi ou Mississípi é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região sudeste do país. Historicamente caracterizou-se pela predominância de fazendas, pequenas cidades e a dependência da agropecuária. Atualmente, porém, possui uma economia relativamente diversificada, com uma indústria de manufatura e turismo em crescimento.

A origem do nome deve-se ao rio Mississippi, que corre ao longo da sua divisa oeste. Mississippi é uma palavra de origem algonquina (mais especificamente, a língua Ojibwe) que significa "grandes águas" ou "pai das águas". Atualmente também é conhecido pelos títulos de "Estado da magnólia" e "Estado da hospitalidade".

O Mississippi foi inicialmente colonizado pelos espanhóis, mas anexado pelo Reino Unido, sob os termos do Tratado de Paris. Com a independência das Treze Colônias, a região passou a fazer parte dos recém-criados Estados Unidos. O Território do Mississippi foi criado em 1798 e elevado à categoria de estado em 10 de dezembro de 1817. O Mississippi prosperou economicamente, tendo sido por décadas um dos estados mais ricos do país. Separou-se dos Estados Unidos em 1861, juntando-se aos Estados Confederados da América, tendo sido um dos mais afetados pela guerra civil, que arruinou sua economia e cujos efeitos socioeconômicos podem ser vistos até aos dias atuais.


Sumários temáticos

Editar
   Artigos destacados

Rick Ross, William Leonard Roberts, (Coahoma County, Mississippi, 28 de Janeiro de 1976), é um rapper norte-americano, (conhecido também com nome alternativo Rick Ro$$). Mora no norte de Miami em Dade County. Em 2006, lançou seu primeiro CD, Port of Miami, vendendo cerca de 722 mil, o que lhe trouxe muita fama e repercussão. Em 2009, Ross fundou a gravadora Maybach Music Group, onde lançou seus álbuns de estúdio Deeper Than Rap (2009), Teflon Don (2010), God Forgives,I Don't (2012) Mastermind (2014) Hood Billionaire (2014) e Black Market (2015). Ross também foi o primeiro artista assinou contrato com a empresa de gestão de Diddy, Ciroc Entertainment. Suas maiores inspirações são: Big Daddy Kane, 2Pac, Ice Cube, Notorious B.I.G., JT Money e Trick Daddy. Um de seus projetos paralelos, e que vem lhe trazendo um grande lucro é o site pornográfico IntheVIP.com.

Ross ganhou popularidade com canções sobre temas controversos, como o tráfico de drogas.

Ele explodiu na cena musical, quando seu single de estreia, "Hustlin", tornou-se uma espécie de hino rua. Seu álbum de estreia foi lançado em 2006, Port of Miami, estreou como número 1 no Top Albums Chart da Billboard. Ross passou a lançar mais três álbuns no topo das paradas, durante uma carreira coberta de controvérsia e problemas com a lei.


Editar
   História de Mississippi

O furacão Katrina foi uma tempestade tropical que alcançou a categoria 3 da escala de furacões de Saffir-Simpson em terra firme e categoria 5 no oceano Atlântico. Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 km/h, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleans, em 28 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas. O furacão passou pelo sul da Flórida, causando em torno de dois bilhões de dólares de prejuízo e causando 1836 mortes diretas. Foi a 11.ª tempestade de 2005 a receber nome, sendo o quarto entre os furacões.

O furacão Katrina causou aproximadamente 1 800 mortes, sendo o terceiro furacão mais mortífero e um dos mais destrutivos a ter atingido os Estados Unidos. O furacão paralisou muito da extração de petróleo e gás natural dos Estados Unidos, uma vez que boa parte do petróleo americano é extraído no Golfo do México.


Política

Editar
   Política de Mississippi
Haley Barbour

Haley Barbour (nascido em 22 de outubro de 1947) é um político norte-americano, foi governador de Mississippi de julho de 2004 a julho de 2012. Ele ganhou atenção nacional em agosto de 2005, depois de que o Mississippi foi atingido pelo Furacão Katrina. Era candidato a presidente pelo Partido Republicano dos Estados Unidos na eleição presidencial de 2012, desistiu em 25 de abril de 2011.


Geografia

Editar
   Geografia de Mississippi
Os diferentes lóbulos do Mississippi desde há 4600 anos.
 
4600 anos
 
4600-3500 anos
 
3500-2800 anos
 
2800-1000 anos
 
1000-300 anos
 
750-500 anos
 
desde há c. 550 anos

O delta do Mississippi forma o estuário e foz do rio Mississippi no estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos da América. Este delta é formado por aluviões depositados pelo rio quando este se aproxima das águas do golfo do México. O rio continua a avançar para sul. O delta do Mississippi constitui um rico ecossistema ameaçado pelas actividades humanas. O delta cobre uma área de 75 000 km² (mais de 400 km de largura leste-oeste, com 200 km de profundidade norte-sul), sobre o qual vivem cerca de 2,2 milhões de pessoas, a maior parte dos quais vive na aglomeração de Nova Orleães. Comparado com outros deltas, como o delta do Nilo, a densidade populacional é relativamente baixa.

No último século, o rio Mississippi tem vindo a tributar muito fluxo ao rio Atchafalaya com a separação a ocorrer cerca de 95 km a noroeste de Nova Orleães. Em meados do século XX, foi observado que o Mississippi irá abandonar o seu canal presente como canal de escorrência principal, e migrar para a bacia do Atchafalaya.

A zona do delta do Mississippi foi profundamente afectada pela passagem dos furacões Katrina e Rita em agosto e setembro de 2005.

Delta do Mississippi em imagem de satélite, antes da passagem dos furacões Katrina e Rita no verão de 2005.


Editar
   Clima de Mississippi

O Mississippi possui um clima subtropical, com verões longos e quentes, e invernos curtos.

No inverno, a temperatura diminui à medida que se viaja em direção ao norte. A temperatura média no inverno é de 8°C. A temperatura média da região sul é de 10 °C, e no norte de 5 °C. No geral, a temperatura mínima no inverno é em média de 3 °C, e a máxima de em média 15 °C. Temperaturas raramente caem abaixo de 10 °C negativos. A temperatura mais baixa já registrada no Mississippi foi de -28 °C, registrada em Corinth, em 30 de janeiro de 1966.

No verão, a temperatura média aumenta à medida que se viaja em direção ao oeste, embora a variação seja mínima entre uma região e outra do Estado. A temperatura média no verão é de 27 °C. A temperatura média da região oeste do Estado é de 28 °C, e no leste, de 26 °C. No geral, a temperatura mínima no verão é em média de 21 °C, e a máxima de em média 34 °C. A temperatura mais alta já registrada foi de 46 °C, em Holly Springs em 29 de julho de 1930.

A taxa de precipitação média anual diminui à medida que se viaja em direção ao norte, variando entre 130 centímetros no noroeste do Estado a mais de 165 centímetros anuais no sul. Neve é um fenômeno raro no Mississippi, ocorrendo primariamente no norte do Estado. Porém, geadas e chuva de granizo são relativamente comuns. Tais fenômenos climáticos causam milhões de dólares em prejuízos por ano para o setor agrário. Furacões e tornados também são uma ocorrência comum no Estado.


Cultura

Editar
   Biografia selecionada

Clarence Seward Darrow (18 de abril de 1857 - 13 de março de 1938) foi um advogado norte-americano que se tornou famoso no início do século XX por seu envolvimento no julgamento de assassinato de Leopold e Loeb e no julgamento do "Macaco" Scopes. Ele foi um dos principais membros da União Americana pelas Liberdades Civis e um proeminente defensor da reforma econômica georgista.

Chamado de "advogado do interior sofisticado", a sagacidade e a eloquência de Darrow fizeram dele um dos advogados e libertários civis mais proeminentes do país. Ele defendeu clientes de alto nível em muitos julgamentos famosos do início do século XX, incluindo os assassinos adolescentes Leopold e Loeb pelo assassinato de Robert "Bobby" Franks, de 14 anos (1924); o professor John T. Scopes no Julgamento do "Macaco" Scopes (1925), no qual se opôs ao estadista e orador William Jennings Bryan; e Ossian Sweet em um caso de autodefesa racialmente carregado (1926).


Editar
   Educação em Mississippi

As primeiras escolas do Mississippi foram fundadas durante o início do século XIX. A nova Constituição estadual de 1869 instituiu um sistema de escolas públicas, um conselho de educação, e tornou obrigatória a educação das crianças, por pelo menos quatro meses do ano. A instituição de um sistema de escolas públicas - administradas por distritos escolares causou a criação de impostos, que fizeram com que a maioria da população do Mississippi inicialmente se opusesse à nova medida - uma vez que o estado passava por uma grande recessão econômica e enfrentava a destruição causada pela Guerra Civil Americana, que havia terminado quatro anos antes, em 1865. Porém, na medida em que as condições econômicas melhoraram, o sistema de escolas públicas do estado passou a receber maior aprovação da população. Durante o início do século XX, o estado fundiu diversos distritos escolares rurais entre si, em uma tentativa de diminuir as dificuldades financeiras de tais distritos, que possuíam poucos recursos.

Atualmente, todas as instituições educacionais no Mississippi precisam seguir regras e padrões ditadas pelo Conselho Estadual de Educação. Este conselho controla diretamente o sistema de escolas públicas do estado, que está dividido em diferentes distritos escolares. O conselho é composto por nove membros - cinco escolhidos pelo governador, dois pelo tenente-governador e dois pelo legislativo do estado - para mandatos de até quatro anos de duração. Estes nove membros indicam um nono membro, que atuará como super-intendente de educação. Cada cidade primária (city), diversas cidades secundárias (towns) e cada condado, é servida por um distrito escolar. Nas cidades, a responsabilidade de administração do sistema escolar público são dos distritos municipais, enquanto que em regiões menos densamente habitadas, esta responsabilidade é dos distritos escolares operando em todo o condado em geral. O Mississippi permite a operação de escolas charter - escolas públicas independentes, que não são administradas por distritos escolares, mas que dependem de verbas públicas para operarem. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com mais de seis anos de idade, até a conclusão do segundo grau ou até os dezesseis anos de idade.

Em 1999, as escolas públicas do Mississippi atenderam cerca de 500,7 mil estudantes, empregando aproximadamente 30,7 mil professores. Escolas privadas atenderam cerca de 51,4 mil estudantes, empregando aproximadamente 3,9 mil professores. O sistema de escolas públicas consumiu cerca de 2,293 bilhões de dólares, e o gasto das escolas públicas foi de aproximadamente 4,9 mil dólares por estudante. Cerca de 81,2% dos habitantes com mais de 25 anos de idade possuem um diploma de segundo grau.

A primeira biblioteca pública do Mississippi foi fundada em Port Gibson, em 1818. A mais antiga ainda em operação é a biblioteca estadual, em Jackson, fundada em 1838. Atualmente, o Mississippi possui cerca de 230 bibliotecas públicas, administradas por 49 sistemas de bibliotecas públicas diferentes.

A primeira instituição de educação superior do Mississippi, a Faculdade Jefferson, foi fundada em 1811. A instituição de educação superior mais antiga ainda em operação é a Faculdade Mississippi, fundada em Clinton, em 1826, com o nome de Faculdade Hampstead. A Universidade do Mississippi é a instituição pública de educação superior mais antiga do estado, tendo sido fundada em 1846. O Mississippi não possui um sistema público de educação superior, embora administre diversas faculdades e universidades espalhadas pelo estado: são 41 instituições de educação superior, dos quais 26 são públicas e 15 são privadas.


Editar
   Transportes e comunicações

Jackson é o principal centro rodoviário, ferroviário e aeroportuário do estado, enquanto o principal centro portuário do Mississippi é Gulfport, localizado no litoral do estado com o Golfo do México. Em 2002, o Mississippi possuía 1 102 quilômetros de ferrovias. Em 2003, o estado possuía 119 260 quilômetros de vias públicas, dos quais 1 539 quilômetros eram rodovias interestaduais, considerados parte do sistema federal rodoviário dos Estados Unidos.

O primeiro jornal do estado, o Mississippi Gazette, foi publicado pela primeira vez em 1799, em Natchez. Atualmente, são publicados cerca de 115 jornais, dos quais 20 são diários. São impressos no Mississippi cerca de 35 periódicos. A primeira estação de rádio foi fundada em 1925, em Hattiesburg. A primeira estação de televisão foi fundada em 1952, em Jackson. Atualmente, o Mississippi possui 153 estações de rádio - das quais 68 são AM e 85 são FM - e 21 estações de televisão.


Editar
   Demografia de Mississippi
Crescimento populacional
Censo Pop.
18007 600
181031 306311,9%
182075 448141,0%
1830136 62181,1%
1840375 651175,0%
1850606 52661,5%
1860791 30530,5%
1870827 9224,6%
18801 131 59736,7%
18901 289 60014,0%
19001 551 27020,3%
19101 797 11415,8%
19201 790 618−0,4%
19302 009 82112,2%
19402 183 7968,7%
19502 178 914−0,2%
19602 178 141−0,0%
19702 216 9121,8%
19802 520 63813,7%
19902 573 2162,1%
20002 844 65810,5%
20102 967 2974,3%
20202 961 279−0,2%
Fonte: US Census
Pirâmide etária do Mississippi.

O censo americano de 2000 estimou a população do Mississippi em 2 884 658 habitantes, um crescimento de 12,1% em relação à população do Estado em 1990, de 2 573 216 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população em 2 925 426 habitantes, um crescimento de 13,5% em relação à população do Estado em 1990, de 2,7% em relação à população do Estado em 2000, e de 0,7% em relação à população estimada em 2004.

O crescimento populacional natural entre 2000 e 2005 foi de 80 733 habitantes - 228 849 nascimentos menos 148.116 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 10 653 habitantes, enquanto a migração interestadual resultou na perda de 10.578 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população cresceu em 40 768 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 20 320 habitantes.


Editar
   Desportos em Mississippi

Albus Ricardo "Al" Jefferson (Monticello, 4 de janeiro de 1985) é um jogador norte-americano de basquetebol profissional que atualmente joga pelo Indiana Pacers da NBA.


Editar
   Categorias


Editar
   Tópicos
  • Árvore: Magnólia
  • Bebida: Leite
  • Borboleta: Papilio troilus
  • Cognomes:
    • Magnolia State
    • Hospitality State (não oficial)
  • Concha: Ostra
  • Dança: Quadrilha
  • Flor :Magnólia
  • Inseto: Abelha
  • Lema: Virtute et Armis (do latim: Por valor e armas)
  • Mamífero aquático: Golfinho-comum
  • Mamíferos terrestres: Raposa vermelha e Odocoileus virginianus
  • Música: Go, Mississippi (Vá, Mississippi), adotado em 1962
  • Pássaro: Mimus polyglottos
  • Pássaro aquático: Aix sponsa
  • Pedra: Madeira petrificada
  • Peixe: Micropterus salmoides


Editar
   Portais relacionados




Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

Descubra a Wikipédia utilizando portais


Editar
   Wikimedia


Purgar cache do servidor